sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Homenagem a Antonio Rezk

Desenho de Mario Arrabal Pacheco
Por Audálio Dantas

Será lançado no próximo dia 3 (sábado), a partir da 14 horas, no Memorial da Resistência (Largo General Osório, edifício do antigo Dops), o livro "Ruptura – Anomia na civilização do trabalho", de Antonio Rezk.

Além do lançamento do livro, uma edição póstuma, seu autor, falecido em 2005, será homenageado por sua importante atuação política na luta de resistência contra a ditadura militar.

Participarão de um debate ex-colegas parlamentares que com ele atuaram na resistência democrática. Em seguida será exibido um vídeo sobre a trajetória de Rezk, que se destacou não apenas pelas atividades políticas e sociais, mas como pensador e autor de vários livros e fundador, juntamente com outros intelectuais, de importantes entidades de estudo e pesquisa, como o MHD (Movimento Humanismo e Democracia), e o Ipso (Instituto de Pesquisas e Projetos Sociais e Tecnológicos), do qual foi presidente. Foi também vice-presidente da UBE (União Brasileira de Escritores).

A trajetória de Rezk

Formado em Estudos Sociais, Antonio Rezk desenvolveu um intenso trabalho de organização comunitária no início dos anos 1970, fundando dezenas de associações de bairro em São Paulo, as quais reuniria depois em conselhos municipal e estadual. Foi eleito vereador para a Câmara Municipal de São Paulo em 1975, pelo MDB (Movimento Democrático Brasileiro) e depois, em 1978, deputado estadual por dois mandatos consecutivos. Com a redemocratização do país, participou ativamente da reorganização do PCB (Partido Comunista Brasileiro), cuja Comissão Executiva Nacional passaria a integrar. Ocupou, de 1987 a 1989, a presidência do Diretório Estadual do Partido em São Paulo.

As grandes transformações que ocorreram no mundo, principalmente com o advento da globalização da economia e suas implicações no mundo do trabalho, levaram-no a se dedicar ao estudo e ao debate da questão, sobretudo o desemprego causado, entre outras razões, pela intensificação da aplicação da tecnologia na produção.

O sociólogo Levi Bucalem Ferrari registra, no prefácio do livro Ruptura: "“Num primeiro momento (Rezk), pesquisa intensamente tudo que diz respeito a: o impacto da tecnologia no mundo do trabalho; o aumento da produtividade individual e consequentemente da mais-valia relativa; o desemprego estrutural; suas conseqüências sociais e individuais; a previsível crise da “civilização do trabalho”; e a resultante anomia provocada pela ausência de normas e valores mais consentâneos com as novas realidades”".

O deputado Adriano Diogo, um dos organizadores do evento, acrescenta na apresentação do livro, que seu fio condutor “é a história do trabalho no mundo e no Brasil”.

Mais informações:

Audálio Dantas/Vanira Kunc -– comunicacao@audaliodantas.com.br
Tels. (11) 9628-7443 e 3865-2502

0 comentários: