sexta-feira, 27 de julho de 2012

Petroleiros debatem papel da mídia

Por Alessandra Murteira, no sítio da CUT:

Com o tema "A energia a favor dos povos, com justiça social e ambiental", a III Plenária Nacional da FUP (Plenafup) será realizada em Porto Alegre, entre os dias 2 e 5 de agosto. O evento reunirá na capital gaúcha cerca de 200 petroleiros e petroleiras eleitos nos congressos e plenárias regionais, além de observadores, convidados e assessores. Os trabalhadores irão deliberar sobre conjunturas política e econômica, organização sindical, pautas de reivindicações da categoria, estratégias e planos de luta.

Antes da solenidade de abertura da III Plenafup, prevista para as 19 horas do dia 2, haverá um debate sobre democratização da comunicação, com participação de jornalistas e militantes. Foram convidados para o evento os jornalistas e escritores Altamiro Borges, presidente do Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé, Leonardo Severo, assessor da CUT nacional e redator especial do jornal Hora do Povo, Leandro Fortes, repórter especial da revista Carta Capital e professor da Escola Livre de Jornalismo, e Fernando Morais, autor de "Os Últimos Soldados da Guerra Fria", "Olga", "A Ilha", "Chatô", entre outros livros-reportagem.

Os jornalistas irão debater temas como manipulação e partidarismo nos veículos de comunicação, liberdade de expressão, a influência das redes sociais e dos blogs como mobilizadores e formadores de opinião, entre outras questões. O debate sobre democratização da comunicação está previsto para ocorrer entre às 14 e 18 horas. O evento será realizado no Salão de Convenções do Hotel Embaixador, situado à Rua Jerônimo Coelho, 354, Centro de Porto Alegre.

Tarde de autógrafos com Fernando Morais

Os jornalistas Fernando Morais e Leonardo Severo irão debater seus últimos livros com os petroleiros e convidados durante a III Plenafup. Fernando Moraes irá autografar e comentar "Os Últimos Soldados da Guerra Fria", que narra a história dos agentes secretos cubanos infiltrados em organizações de extrema direita dos Estados Unidos e revela os tentáculos de uma rede terrorista com sede na Flórida e ramificações na América Central, apoiada pelo governo norte americano e membros do Poder Legislativo e Judiciário. A cerimônia será durante o debate sobre democratização da comunicação, na tarde do dia 2, no Salão de Convenções do Hotel Embaixador.

Leonardo Severo lança a segunda edição de "Latifúndio Midiota"

No dia 3, antes da votação do regimento e da mesa diretora da Plenária Nacional da FUP, o jornalista Leonardo Severo, fará o lançamento nacional da segunda edição do seu livro "Latifúndio Midiota", que denuncia os crimes, crises e trapaças da dita "grande imprensa". A primeira edição do livro foi lançada também em Porto Alegre, em janeiro, durante o Fórum Social Mundial. Desde então, Leonardo tem corrido o pais, debatendo com trabalhadores, estudantes e movimentos sociais a importância da democratização da comunicação. Seu livro é mais um importante instrumento de luta e mobilização por um novo marco da comunicação no Brasil. O lançamento da segunda edição de "Latifúndio Midiota" será às 10 horas do dia 3, no Salão de Convenções do Hotel Embaixador.

1 comentários:

RLocatelli Digital disse...

Acho fundamental esse debate entre os sindicalistas, pois a manipulação das informações prejudica, em primeiro lugar, os trabalhadores.