quinta-feira, 2 de agosto de 2012

"Mensalão" e o mês do cachorro louco

Por Izaías Almada, no blog Escrevinhador:

Não sei se ainda se usa a frase que dá título a este artigo para expressar a ansiedade com que, por muitos anos no passado, o país enfrentava o oitavo mês do calendário. Crendice internacional e que no Brasil se sustentava em alguns fatos emblemáticos e infaustos que ajudaram a criar a superstição, particularmente em políticos e jornalistas, sempre na expectativa de que agosto não traria boas notícias ao mundo e ao país.


Posso citar três deles: a subida de Hitler ao poder em agosto de 1934, o suicídio de Getúlio Vargas em 1954 e a renúncia de Jânio Quadros em 1961. Coincidências históricas, mas que o imaginário humano gosta de transformar em crendices e superstições.

Nessa perspectiva e para não fugir à regra, mas apenas como exercício intelectual de falsa futurologia, o calendário político brasileiro nesse ano de eleições municipais, selecionou o emblemático mês de agosto para início da campanha eleitoral e o julgamento do tal “mensalão” criado nos laboratórios de arapongas tupiniquins e políticos sem caráter em conluio com insuspeitas redações de nossa democrática e também insuspeita imprensa.

Sim, porque o caixa dois usado por todos os partidos políticos brasileiros em suas campanhas eleitorais transformou-se em uma semana, com a ajuda de um medíocre cantador de ópera que alegou ter sido corrompido sem jamais devolver o dinheiro da corrupção aos cofres públicos, numa folha de pagamentos de propina a políticos de vários partidos para a aprovação de matérias de interesse do governo.

Como a memória política do brasileiro é curta, seletiva e oportunista, naquela altura o país já havia se esquecido da compra de votos, essa sim comprovada, no governo do – com licença do palavrão – sociólogo FHC – em proveito próprio, diga-se de passagem.

Mas se o temor da “maldição” preocupava os progressistas aqui no país, pois agosto não lhes trazia bons augúrios, parece que o pêndulo da balança empurra a apreensão para os conservadores e avessos à mudança e ao avanço social.

No Equador, por exemplo, o presidente Correia anunciou o fim da publicidade de órgãos do governo na imprensa privada; na Bolívia, O Mc Donalds foi à falência e fechou suas lojas no país. Sinal dos tempos? E a entrada da Venezuela no Mercosul, atendendo a um anseio da maioria dos países latino americanos?

De fato, o cachorro louco que atacava o quintal dos EUA, a América Latina, parece que agora começa a atacar a frente da casa, espantando os antigos “donos”. A Venezuela disposta a fechar um contrato de 900 milhões de dólares com a Embraer? Esse Chávez…

Não deixa de ser até reconfortante, nestas circunstâncias, ver que o “mensalão” do PIG começa a sua temporada sob os holofotes da mídia venal em dois de agosto de 2012, talvez em um mês que acabe entrando para a história do Brasil contemporâneo como o mês que abriu as janelas do país para entrar um pouco de ar fresco e verdadeiramente democrático em algumas redações que já não conseguem distinguir os odores que respiram à sua volta, o miasma da mentira, da arrogância, da impunidade e do comportamento hipócrita diante da liberdade de opinião e de informação.

O mês do cachorro louco…

2 comentários:

VERA disse...

Também acredito nisso, Miro!!!

Frederico Luiz disse...

Blog de candidato do DEM é suspenso por três dias, prefeito tucano de Imperatriz queria censura prévia

Frederico Luiz

Por decisão da juíza Ana Beatriz Jorge de Carvalho Maria, de primeiro de agosto (ontem), o Blogue do Rui Porão está fora do ar desde a manhã de hoje. O feed de notícias apresenta o título "Blog suspenso por três dias".

Antes, em 27 de de julho, a mesma juíza que é titular da 65ª Zona Eleitoral (Imperatriz-MA) e responsável pela propaganda eleitoral, havia determinado a retirada do Blog das postagens "Um crime até hoje sem solução" de 27/12/2012. "Prefeito Madeira paga fornecedor com cheque sem fundo", de 23/07/2012. "Te segura que vem chumbo grosso", de 24/07/2012 e "Prefeito Madeira parece que não gosta de funcionário público".

Na mesma decisão, a juíza negou o pedido de censura prévia pedido pela Coligação "Pra Fazer Muito Mais" do prefeito Madeira (PSDB) que tenta a reeleição na segunda maior cidade do Maranhão.

A medida da justiça parece ser inócua nestes tempos modernos. Por exemplo, a postagem completa, "Prefeito Madeira paga fornecedor com cheque sem fundo" pode ser vista em diversos endereços da internet, entre eles, o Blog do Jânio Arley. Clique aqui.

Porém, mesmo que se rastreie o Google inteiro, ainda sobra o conteúdo do Facebook que por ser tratado como 'iframe", em sua grande maioria está fora de alcance dos mecanismos de buscas. E ainda, é equivocado subestimar o poder de fogo de outros buscadores, como o Bing da Microsoft.

Destaca-se na sentença ainda o antigo debate sobre liberdade e igualdade:

"Vale destacar, que a Justiça Eleitoral não tem o objetivo de tolher liberdade de opinião, mas quando há colisão de direito, e após um juízo de ponderação, faz-se a opção pela igualdade de condições entre os candidatos, em detrimento da liberdade" (Juíza Ana Beatriz Maia)
Mas, há quem pense diferente. Alexis de Tocqueville, um Visconde francês que analisou profundamente a Revolução Francesa e a Independência Americana define que “os excessos da Liberdade são corrigidos com mais Liberdade”.

O mesmo conflito é resolvido por Marx com uma fórmula parecida. Porém, diferente de um membro da família real, o alemão é bem mais radical. Para ele, a liberdade de expressão e do trabalho deve ser total porque todos são diferentes. As diferenças expostas tornam cada um, um ser único e cada situação, unica.

Deste episódio, duas coisas são certas:

A blogosfera está em alta. Para o prefeito da segunda maior cidade do Maranhão acionar seus advogados, de fato, o Blog do Rui Porão conta com simpatia de grande parte do eleitorado local.

Ex-vereador e candidato a vereador pelo DEM, Rui Porão ganhou mais um argumento para seu discurso junto ao seu público leitor. Curiosamente, aliados no plano nacional, tucanos e democratas estão em terrenos bem diferentes em Imperatriz.