domingo, 30 de setembro de 2012

A estratégia de marketing de Serra

Por Renato Rovai, em seu blog:

Não tenho mais a menor dúvida de que as bizarrices de Serra fazem parte de uma nova estratégia do seu marketing para dialogar com a enorme rejeição do candidato.

Serra chuta a bola e o sapato voa, a eleitora jovem lhe tasca um beijo na boca e ele reage com humor.

Serra é um tiozinho legal, entenderam?

Isso não é novo. Jânio Quadros colocava talco no paletó para imitar caspa, usava sapatos trocados e comia sanduíches de mortadela antes subir nos palanques pra chamar a atenção dos fotógrafos.

Quem também abusou dessa estratégia foi César Maia quando foi prefeito do Rio. Isso, inclusive, lhe rendeu o apelido de prefeito maluquinho. Entre outras coisas, Maia entrou num açougue e pediu sorvetes.

César Maia é hoje consultor político e especialista em análise de pesquisas. Sou capaz de oferecer meus últimos cabelos para pesquisa cientifica se ele não estiver por detrás dessa nova investida de Serra.

Na rede, quando Serra comete essas bizarrices seu índice de negativos despenca nos monitoramentos. As pessoas se divertem com ele, mas não o atacam.

O eleitorado duro de Serra não se incomoda com isso. Aqueles que não gostam dele, no entanto, passam a vê-lo como alguém mais humano.

É uma tentativa desesperada de humanizá-lo. E pode não dar certo.

Mas para quem está na situação de Serra e tem o perfil que ele tem, vale qualquer coisa.

Serra facts que começou como algo da rede para ridicularizá-lo foi incorporado pelo seu marketing.

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