sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Hora da verdade para Lula e o PT

Por Ricardo Kotscho, no blog Balaio do Kotscho:

"Por que o bloguista inexplicavelmente não conta nada sobre Rosemary e o possível envolvimento do ex-presidente Lula em algumas operações ilícitas? Aonde está a sua imparcialidade de jornalista?", pergunta o leitor Fernando Aleador, em comentário enviado às 04h57 desta sexta-feira.

Tem toda razão o leitor.

Demorei para escrever e dar esta resposta porque, para mim, estes últimos foram os dias mais difíceis da minha já longa carreira, posto que os fatos envolvem não só velhos amigos meus, como é do conhecimento público, mas um projeto político ao qual dediquei boa parte da minha vida.

Simplesmente, não sabia mais o que dizer. Ao mesmo tempo, não podia brigar com os fatos nem aderir à guerra de extermínio de reputações e de desmonte da imagem do ex-presidente Lula e do PT que está em curso nos últimos meses.

A propósito, escrevi no começo de novembro um texto que se mostrou premonitório sob o título "O alvo agora é Lula na guerra sem fim", quando o STF consumou a condenação dos ex-dirigentes do PT José Dirceu, José Genoíno e Delúbio Soares.

De uma hora para outra, a começar pelo julgamento do mensalão, até chegar às revelações da Operação Porto Seguro, o que era um projeto vitorioso de resgate da cidadania reconhecido em todo o mundo levou um tiro na testa e foi jogado na sarjeta das iniquidades.

"O que me intriga é saber por que agora, por que assim e por que tamanha insistência. É claro que o esforço para acabar com a corrupção é legítimo e louvável, mas não terminaram recentemente de sangrar o PT até a entrada do necrotério? Quem estaria sedento por mais?", pergunta-se a colunista Barbara Gancia, na edição de hoje da Folha, e são exatamente estas as respostas que venho procurando para entender o que está acontecendo.

Talvez elas estejam na página A13 do mesmo jornal, em que se lê: "FHC acusa Lula de confundir interesses públicos e privados". Em discurso num evento promovido pelo PSDB no Jóquei Clube de São Paulo, na quinta-feira, o ex-presidente pontificou, mesmo correndo o risco de falar de corda em casa de enforcado:

"Uma coisa é o governo, a coisa pública, outra coisa é a família. A confusão entre seu interesse de família ou seu interesse pessoal com o interesse público leva à corrupção e é o cupim da democracia".

Sem ter o que propor ao eleitorado, após sofrer três derrotas consecutivas nas eleições presidenciais, e perder até mesmo em São Paulo na última disputa municipal, o PSDB e seus aliados na mídia e em outras instituições nacionais agora partem para o vale-tudo na tentativa desesperada de eliminar por outros meios o adversário que não conseguem vencer nas urnas.

Nada disso, porém, exime o ex-presidente Lula e o PT de virem a público para dar explicações à sociedade porque não dá mais para fazer de conta que nada está acontecendo e tudo se resume a uma luta política, que é só dar tempo ao tempo.

A bonita história do partido, que foi fundamental na redemocratização do país, e a dos milhões de militantes que ajudaram a levar o PT ao poder merecem que seus líderes venham a público, não só para responder a FHC e às denúncias sobre a Operação Porto Seguro publicadas diariamente na imprensa, mas para reconhecer os erros cometidos e devolver a esperança a quem acreditou em seu projeto político original, baseado na ética e na igualdade de oportunidades para todos.

Chegou a hora da verdade para Lula e o PT.

É preciso ter a grandeza de vir a público para tratar francamente tanto do caso do mensalão como do esquema de corrupção denunciado pela Operação Porto Seguro, a partir do escritório da Presidência da República em São Paulo, pois não podemos eternamente apenas culpar os adversários pelos males que nos afligem. Isso não resolve.

Mais do que tudo, é urgente apontar novos caminhos para o futuro, algo que a oposição não consegue, até porque não há alternativas ao PT no horizonte partidário, para uma juventude que começa a desacreditar da política e precisa de referências, como eu e minha geração tivemos, na época da luta contra a ditadura.

Conquistamos a democracia e agora precisamos todos zelar por ela.

10 comentários:

manoe disse...

O PT e seus deputados, governadores, ex-presidente e a atual presidente tem que começar a se defenderem pois se deixarem só para nós isso vai ficar muito dificil!

Edoubar disse...

Jogar água no moinho da mídia conservadora sucumbindo à sua pauta não me parece ser o caminho. Até agora vi denuncias em torno de pessoas que infestam o aparelho do Estado em qualquer governo. Abra-se as caixas pretas do judiciário e veremos exemplos abundantes de pedidos com o devido encaminhamento de favores e empregos. Embora reprovável, mas não causa admiração para quem conhece o funcionamento das máquinas estatais. Esqueceram a privataria e o mensalão mineiro, Cachoeira e quejandos, por ser esse o objetivo. Quando tudo aponta para o desmascaramento dos partidos da elite eles tratam de por em pauta novas denuncias em torno de bagatelas para ofuscar seus desmandos. Temos de reconhecer que são mestres na arte das manobras maquiavelicas.

Carlos Lima disse...

É uma tristeza tão grande, que não sabemos mais o que é verdade e o que é mentira, LULA foi o maior e melhor presidente do BRASIL, más só isso não basta, se ha uma guerra sem fim, haverá luta também sem fim, e podemos lutar, porém como lutar aqui fora se no congresso e no governo é essa palhaçada todo como foi este relatório da CPI do cachoeira, como pode o governo e o relator cometer uma trairagem dessas, não sei se educo meus filhos para este tipo de luta, achei que não vale mais a pena.

Djijo disse...

Se defender aonde se os locais das acusações são as empresas jornalísticas que têm interesses diretos na destruição do inimigo político? Nos tribunais que estão se mostrando alinhados ideologicamente com os empresários do esquema?

Benjamin Eurico Malucelli disse...

Kotscho está absolutamente certo! Eu diria que já passou da hora de Lula e o PT se exporem, pois, se nào devem nada a ninguém. que botem a cara para bater. Que mostrem para quê vieram! Também estou cansado de botar a cara para bater sempre que os defendo. Já não está dando mais. Por que só nós? Cadê a coragem de Lula e do PT? Ou, para meu desencanto, se não se expõem é porque...?(reticências para não dizer o que penso)

antonio barbosa filho disse...

Dizer o quê depois das sábias, justas, ponderadas e incisivas palavras do Ricardo Kotscho? Sem nos somar aos linchadores e golpistas, cujo passado e presente merecem asco, é preciso sim fiscalizar o cumprimento de compromissos do PT, de Lula, de Dilma e de quem mais se considera democrata e de esquerda. Kotscho interpreta o pensamento de muitos, constrangidos em criticar e exigir explicações daqueles e do Partido que defendemos e elegemos. Quem não entender isso está alienado pelo poder...

Edmundo disse...

Meu caro Ricardo Kotscho, gostaria que o Sr. escrevesse uma bela coluna sobre a CPI de Privataria Tucana.
Estão comentando que o PT também pipocou com relação a essa CPI e eu não quero nem pensar que os Parlamentares do PT não passam de um Bando de Covardes.
Um grande abraço.

ekka disse...

começo a ficar como nojo do PT com a sua tao vergonhosa covardia. pq nao parte pra cima daqueles que querem lhe reduzir a pó? o povo e a militancia vai cansar...

Anônimo disse...

Pois é ... há um ano a Privataria Tucana ia levar muita gente a cadeia etc e tal ... e hoje ... pois é, quem viver verá ........................

Alexandre Oliveira disse...

"A bonita história do partido, que foi fundamental na redemocratização do país, e a dos milhões de militantes que ajudaram a levar o PT ao poder merecem que seus líderes venham a público, não só para responder a FHC e às denúncias sobre a Operação Porto Seguro publicadas diariamente na imprensa, mas para reconhecer os erros cometidos e devolver a esperança a quem acreditou em seu projeto político original, baseado na ética e na igualdade de oportunidades para todos."
O Sr. Ricardo Kotscho de novo vai se decepcionar.