terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Cantanhêde e o filhote do Pinochet

http://ajusticeiradeesquerda.blogspot.com.br/
Por Altamiro Borges

A jornalista Eliane Cantanhêde não relaxa nem no feriadão. Ela está muito angustiada com os rumos políticos no Brasil... e no Chile! Em seu artigo de hoje na Folha, intitulado “Antes e depois do Carnaval”, a colunista da “massa cheirosa” do PSDB faz uma lista dos problemas brasileiros e lamenta: “Mas a reeleição de Dilma Rousseff em 2014 vai de vento em popa”. Já no Chile, comandado por um notório filhote do ditador Augusto Pinochet, “a economia vai bem, mas a reeleição do presidente Sebastián Piñera vai mal”.

Talvez devido à ressaca carnavalesca, a jornalista da Folha não se atentou para o fato de que a Constituição chilena proíbe a reeleição. O seu amigo FHC até poderia dar uns conselhos ao neoliberal do país vizinho sobre como comprar uns votos para garantir a reeleição. Mesmo assim, ele não teria uma vitória garantida. O ricaço Sebástian Piñera, cuja família controla vários veículos da comunicação – talvez outro motivo da afinidade de Eliane Cantanhêde – tem feito um governo desastroso, como atestam várias pesquisas.

Nas eleições municipais de outubro do ano passado, os partidos de direita do Chile, reunidos na chamada Aliança, já sofreram duro revés. Candidatos independentes e da coalizão de centro-esquerda Concertación venceram na maioria das cidades. Diante do fiasco, o desgastado Sebástian Piñera promoveu uma ampla reforma ministerial. O objetivo foi manter o bloco direitista unido, já que a guerra interna se agravou com a derrota eleitoral e com a impossibilidade do atual presidente disputar a reeleição no final de 2013.

A manobra, porém, não surtiu os efeitos desejados e o Sebástian Piñera continua batendo recordes de rejeição. O motivo do descrédito é que o governo aplica o receituário neoliberal, acelerando o desmonte do estado, da nação e do trabalho. Além disso, o herdeiro do pinochetismo esbanja truculência, ordenando violenta repressão aos protestos estudantis que agitam o Chile contra a contrarreforma da educação. Como resposta da sociedade, várias lideranças estudantis foram eleitas nas eleições de outubro passado.    

No seu elitismo e na sua sanha oposicionista, Eliane Cantanhêde não leva estes fatores em conta. Ela só enxerga problemas no Brasil – inflação em alta, “Petrobras detonada”, “pibinho” e outros males – e critica a presidenta Dilma por se “reunir alegremente com líderes camponeses” e por participar da “comemoração do legado do PT”. No seu esporte favorito, ela também ataca o ex-presidente: “Depois do Carnaval, Lula reavivará a sua eficiente Caravana da Cidadania, distribuindo carisma e lábia país afora. Tudo é uma festa”.

“Assim, o Brasil segue na contramão do Chile. No simpático e aplicado país sul-americano, a economia vai bem, mas a reeleição [não leve em conta; é a ressaca carnavalesca] do presidente Sebastián Piñera vai mal. No melhor país do mundo, que é o nosso, a economia não está lá essas coisas, mas a reeleição de Dilma Rousseff em 2014 vai de vento em popa”. Cantanhêde está indignada!

7 comentários:

ditochromiun disse...

A tucana da massa cheirosa pode buscar a explicação lembrando frase do gen. Geisel aquele da "Ditabranda":-- O Chile vai bem,mas o povo vai mal!

Ignez disse...

Essa tucana tem só 2 neurônios. Ela deveria se restringir a falar de constipação.

Walter Braga disse...

Definitivamente, essa mulher é uma idiota!

Luis disse...

O perfuminho cheiroso dela está com o efeito vencido.

Monica disse...

Fique no Chile, o povo brasileiro merece você longe .

Anônimo disse...

A sra. Catanhêde passou todos os limites semanas atrás, quando comentou na Globo News a visita de Lula ao recém-empossado prefeito paulistano Fernando Haddad. Uma pessoa serena e imparcial, veria a visita como uma cortesia do grande eleitor ao seu candidato vitorioso. Para dona Eliane, a conversa era outra. Lula estaria mostrando ao mundo que quem governaria São Paulo seria ele, e não Haddad. Catanhêde mostrava consternação pelo papel de Haddad nisso tudo, humilhado pelo ex-presidente. Coitadinho. E previa problemas entre os petistas, dada a postura antiética de Lula. A "prova" dessa situação? Além da opinião da jornalista (sic), uma foto da tal visita na qual Lula (vejam só!!!) aparecia em posição central em uma mesa de reunião, evidência "irrefutável" (??) de que estaria governando no lugar de Haddad.
A sensação era que, no mais importante canal de notícias do Brasil, eu estava ouvindo uma dessas fofoqueiras malidiscentes que carregam na interpretação dos fatos por puro prazer de destilar o seu veneno. Sabe aquela vizinha da janela que vê em cada beijo no rosto uma evidência de adultério e em cada minissaia uma prova de vida devassa? Pois é, nessa linha.

Anônimo disse...

É possível entender que pessoas sem informações sejam partidárias do PT e caudatárias do Lula! Mas não é possível entender pessoas como Mino Carta, José Nassif, Paulo Henrique Amorim, Eduardo Guimarães insistam na defesa de um partido que tem como secretário João Vaccari Neto, um despudorado que desviou recursos da Bancoop prejudicando mais de 3 mil famílias de bancários. E está sendo processado por isso! Além de sites, como o Brasil 247, que cedem espaços para José Dirceu, um condenado por corrupção e formação de quadrilha que vendeu a confiança de uma nação em troca de interesses políticos! A menos que pretendam desencadear uma revolução com indivíduos como estes! São comportamentos inesperados em razão de acontecimentos vulgares e ordinários como a dança da pizza, a dólares na cueca, Waldomiro Diniz, o mensalão e Rosemary! O que não quer dizer em absoluto, que deveriam prestigiar o PSDB ou FHC! Portanto, quaisquer argumentos a favor de um governo deste padrão já não podem ser usados como justificativas a não ser que existam interesses pessoais! Neste caso, esses vendilhões ultrapassariam os limites que separam os que respeitam o Brasil daqueles que não passam de vis aproveitadores! Em outras palavras, não é possível conciliar o bem de um país com comportamentos desonestos! Pode ser que em algumas circunstâncias os fins justificariam os meios, mas quem justificaria os fins quando geram corrupção?
Eugênio José Alati, e-mail: eugeniojosealati@yahoo.com.br
Em tempo I: tudo que o PT faz, está eivado de corrupção!
Em tempo II: os católicos ortodoxos devem estar perplexos com a renúncia do Papa! Devem estar se perguntando, como um homem assistido pelo Espírito Santo pode renunciar? Acontece que todas as ideologias, políticas ou religiosas que se julgam as donas da verdade são paradoxais e contraditórias!