quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Os jornalistas e os pobres

Por Paulo Nogueira, no blog Diário do Centro do Mundo:

Li uma coisa que me fez pensar.

Li não, Vi. Um vídeo em que o advogado e blogueiro americano Glenn Greenwald é entrevistado. Greenwald é um liberal à americana, o que significa que é ligeiramente de esquerda.

É um dos blogueiros mais influentes dos Estados Unidos.

O que ele disse: que os jornalistas americanos mudaram. Antes eram trabalhadores parecidos com todos os demais. Depois ficaram ricos. Ganham milhões hoje. E por isso não conseguem simpatizar – ou simplesmente entender – com movimentos como o Ocupe Wall St, o OWS.

“Eles têm a visão do grupo ao qual pertencem”, disse Greenwald. Para usar a expressão já consagrada pelos manifestantes, os jornalistas americanos estão na reduzida faixa da sociedade milionária , a elite plutocrata, e por isso não têm nada a ver com os outros, os “99%”.

Isso ficou claro na cobertura do OWS.

E o Brasil?

Jornalistas e colunistas como Merval Pereira e Arnaldo Jabor, com o dinheiro fácil das palestras que fazem, estão a uma distância intransponível dos brasileiros que arrastam sua pobreza dentro dos “99%”. Sua causa é a do “1%”. E não estou falando aqui de seus patrões, mas deles mesmos.

3 comentários:

Anônimo disse...

de fevereiro de 2013
Lindbergh 'nocateia' Aécio no Senado. Tucano expulsou povo até do discurso #10anosdemudanca
O senador Lindbergh Farias (PT-RJ) "nocauteou" o senador Aécio Neves (PSDB-MG) no embate político travado no Senado.

O tucano fazia um longo discurso de oposição aos 10 anos do governo do PT e aliados, quando Lindbergh fez um aparte desconcertante. Constatou que em meia hora de discurso, Aécio sequer citou a palavra povo uma única vez. Veja como foi:

http://osamigosdopresidentelula.blogspot.com.br/

Anônimo disse...

simple as that, but...

Márccio Campos
rio de janeiro

Anônimo disse...


Cabe ao povo mudar o ranking.