domingo, 7 de abril de 2013

O gesto corajoso de Daniela Mercury

Por Ricardo Kotscho, no blog Balaio do Kotscho:

Quem está saindo com quem, quem comeu quem, quem se casou ou se separou de quem, quem anda traindo quem, quem está apaixonado por quem?

Quem ainda se interessa por isso?

Muita, muita gente, a contar pelo número de revistas e colunas eletrônicas dedicadas ao que chamam de "mundo das celebridades", que vivem de fuxicos, fofocas e futricas sobre personagens chamados de famosos.

É como se um batalhão de espiões e "paparazzis" passasse o tempo todo olhando pelos buracos das fechaduras da intimidade dos artistas para descobrir algo que eles estão querendo esconder.

Trata-se de uma fobia universal que movimenta muito dinheiro e alimenta as conversas em salões de beleza, escritórios, feiras-livres, tablóides ingleses, botecos nativos e até em casamentos de bacanas.

"Você viu???", perguntam-se uns aos outros para mostrar seu conhecimento sobre as últimas revelações "exclusivas" divulgadas pelos fofoqueiros de plantão.

Pois é exatamente neste clima de celebração da futilidade em torno da vida alheia, que está a grandeza do gesto da cantora Daniela Mercury, 48 anos, cinco filhos, que esta semana anunciou seu casamento com a jornalista Malu Verçosa, de 36, editora-chefe do telejornal "Bahia Meio Dia".

Daniela não esperou que a fofoca se alastrasse, tirando o pão da boca de quem vive disso, e tomou ela mesma a iniciativa de, em vez de desmentir, publicar nas redes sociais a história do seu novo amor, com direito a fotos do álbum de casamento.Virou o assunto da semana.

Desta forma, ao quebrar um velho tabu, a grande dama da música baiana, que já vendeu mais de 11 milhões de discos em todo o mundo, saiu do submundo da futricagem para ganhar as manchetes da chamada imprensa séria e dos principais telejornais.

Quando o último carnaval começou, as duas estavam casadas: Daniela, com o publicitário italiano Marco Scabia, seu terceiro marido, e Malu, com a jornalista Fabiana Catro, que por sete anos cuidava da carreira da cantora.

Flagradas aos beijos em meio à folia, Daniela e Malu descobriram que estavam apaixonadas, e não viam motivos para esconder em público o que sentiam uma pela outra, no mesmo momento em que esquentava no país o debate sobre o casamento entre pessoas do mesmo sexo.

Logo cedo, na manhã de quarta-feira, Daniela postou pelo Instagram uma bela declaração de amor a Malu, acompanhada de fotos em quer as duas aparecem juntas com cara de apaixonadas.

"Malu agora é minha esposa, minha família, minha inspiração pra cantar", escreveu Daniela, sem esconder as palavras dos sentimentos.

E explicou assim seu gesto de coragem: "Comuniquei meu casamento com Malu para tratar com a mesma naturalidade que tratei de outras relaçoes. É uma postura afirmativa da minha liberdade e uma forma de mostrar minha visão de mundo".

Naturalidade e liberdade são as palavras-chave da decisão tomada pela cantora para tornar pública a sua relação _ e este será um dia direito de todos.

Mais do que mil manifestos, protestos e abaixo-assinados, são atitudes como a de Daniela Mercury que vão tornando o mundo mais civilizado e contemporâneo da época em que vivemos, acima de dogmas, pecados, proibições, e todo o arsenal de intolerância que ainda mantém boa parte das pessoas nas trevas da idade média.

Chamada de "Madonna Brasileira" pela CNN Internacional, Daniela ficou estes dias longe do barulho e do espanto que provocou em muita gente. Está fazendo shows em Portugal e só deve voltar ao Brasil na próxima semana.

Que as grandes e belas mulheres brasileiras Daniela Mercury e Malu Verçosa sejam muito, muito felizes!

2 comentários:

Ignez disse...

Fiquei muito contente com esse gesto de Daniela Mercury. Diante de um mundo cheio de hipocrisias, falsidades, opressão e intolerância ela vem com firmeza afirmar a liberdade! Aliás alguém disse que "o segredo da felicidade está na liberdade, e o segredo da liberdade está na coragem." Parabéns à Daniela. Felicidade, liberdade e coragem: o tripé que sustenta a caminhada dos que querem um mundo melhor!

Anônimo disse...

Desgastante.
Se não interfere na qualidade profissional e sim na qualidade da pessoa, compromete é a qualidade da pessoa que assim declara.
É direito humano: viver; se realizar e; ser feliz.