quarta-feira, 12 de junho de 2013

PSDB quer censurar Dilma na TV

http://www.minassemcensura.com.br
Por Altamiro Borges

A Folha desta quarta-feira informa que “o aecista Marcus Pestana (PSDB-MG) apresentou projeto de lei para regulamentar a transmissão de pronunciamentos em cadeia de rádio e TV da presidente. Ele teve a ideia após contar 13 pronunciamentos de Dilma desde o início do mandato”. Na verdade, a notícia está atrasada. O deputado, que também preside a legenda em Minas Gerais e é o porta-voz informal de Aécio Neves, o cambaleante presidenciável tucano, ingressou com dois projetos sobre o tema em maio passado.

Na ocasião, em discurso na Câmara Federal, ele justificou a sua tentativa de censura: “Nós assistimos a verdadeiros abusos que desequilibram o jogo democrático. A presidente Dilma convocou 13 cadeias de rádio e TV durante esses 2 anos e 4 meses. É recorde. A rede de rádio e TV deve ser convocada em momento de emergência, de epidemia grave, com turbulência interna ou com medida importante ao equilíbrio macroeconômico. Não ser banalizada em comunicações difusas e descosturadas, com tom quase eleitoral e partidário”.

Segundo o sítio oficial do PSDB, um dos projetos dá ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a competência de observar previamente se não há desvio do uso para tom partidário. “Neste caso, quando houver pedido de convocação de cadeia de rádio e TV, ele terá que ser submetido à análise prévia. O outro projeto apresentado por Pestana proíbe a convocação no ano eleitoral, exceto quando for definido pela justiça eleitoral. A última proposta fixa a periodicidade de uma vez por semestre ou em caso de emergência”.

Esta não é a primeira vez que Marcus Pestana tenta censurar a presidenta. Em janeiro passado, ele acionou a Procuradoria-Geral da República contra a cor do casaco utilizado pela presidenta no pronunciamento na televisão sobre a redução da tarifa de energia elétrica. Em sua petição, o parlamentar reclamou que “a presidente Dilma usou roupas vermelhas no pronun­ciamento oficial em uma cla­ra referência às roupas verme­lhas utilizadas na campanha de 2010, fazendo alusão à cor do seu partido”.

A curiosa iniciativa do aecista foi motivo de chacota nas redes sociais. Mas é bom ficar esperto. A turma do Aécio Neves é famosa pelas várias iniciativas para censurar, demitir jornalistas e corromper os barões da mídia em Minas Gerais. A irmã do cambaleante presidenciável tucano, Andrea Neves, controla com mão de ferro a imprensa local. O PSDB não está brincando quando tenta evitar que a presidenta da República utilize as próprias concessões públicas de rádio e televisão. O partido não quer concorrência na mídia!

3 comentários:

Benjamin Eurico Malucelli disse...

Este aecista deveria pedir para seu chefe Aécio ter a dignidade de se retirar como "colunista" da Folha. Com a complacência do jornal que finge que Aécio não é presidenciável, o candidato faz propaganda explícita todas as segundas-feiras em sua coluna

Anônimo disse...


AINDA SOBRE *Por que a revista The Economist quer derrubar Mantega

*Denúncias
Dario Pignotti: Por que a revista The Economist quer derrubar Mantega
publicado em 12 de junho de 2013 às 19:28
em http://www.viomundo.com.br/denuncias/dario-pignotti.html

########################

ENTENDA ‘OS(AS) JORNALISTAS AMIGOS(AS) DOS [decrépitos] PATRÕES BARÕES DA GRANDE Mérdia NATIVA’!

... Após pressionar, diuturnamente, o Banco Central pelo aumento da taxa Selic de juro, ‘os(as) jornalistas especialistas em economia ‘da grobo’, agora, pasme, lamentam: “O aumento da taxa de juro pelo Banco Central terá um custo elevado para o país, inclusive restringindo o crescimento econômico!”
É verdade: contado, parece mentira!

... Ao comentar o anúncio das medidas relacionadas à linha de crédito disponibilizada pelo governo federal para aquisição de móveis e eletrodomésticos por parte dos mutuários contemplados no programa ‘Minha Casa, Minha Vida’, “os(as) jornalistas especialistas em economia -e marketing político - ‘da grobo’” alardearam que as medidas são populistas – e que significam o início da campanha eleitoral de 2014!
É verdade II: esses relatos pressupõem que o telespectador é um alienado a concordar com a premissa sub-reptícia: a de que ‘o pacote de bondade’ foi forjado imediatamente em seguida ao anúncio da recentíssima pesquisa do ‘DataFalha’, muito confiável, por sinal!...

AGORA, UMA PERGUNTA: lá isso é jornalismo?!... Lá isso é oposição?!...

RESCALDO: a presidente Dilma Vana Rousseff mais uma vez está correta: “De forma alguma, em meu governo, *‘O Velho do Restelo’ dará a última palavra no Brasil!”
*Dilma comparou os críticos do governo ao personagem “Velho do Restelo”, criado por Luís de Camões para o clássico “Os Lusíadas”. Conhecido por seu pessimismo, o personagem ficava sentado às margens das praias e não acreditava nas conquistas de Portugal durante as grandes navegações.

República de ‘Nois’ Bananas
Bahia, Feira de Santana
Messias Franca de Macedo

Anônimo disse...

Tem gente que gosta mesmo de fazer politiquice. Esse deve ser um dos que viaja muito para os Estados Unidos e gosta de tudo o que faz nos esteites. Os presidents estado unidenses falam TODOS (ou quase TODOS) os dias para a Midia. Nos jardim da Casa Branca tem um palanque. Os jornalistas (Radio, TV e Imprensa)acreditados estão sempre ali esperando ouvir e transmitir os pitacos diarios do president. E assim é que é. O president precisa dialogar, comunicar com o cidadão que o elegeu. Dar satisfação da sua boa ou má governance. Vá,Dilma,solta o verbo mesmo. Na Radio, na TV, no Jornal.