sábado, 24 de agosto de 2013

NSA paga a gigantes da internet

Do sítio Vermelho:

O governo dos Estados Unidos entregou recompensas às empresas de tecnologia que participaram do polêmico programa de espionagem da Agência Nacional de Segurança (NSA, na sigla em inglês), conhecido como Prism.

De acordo com o jornal britânico The Guardian, citando documentos do ex-técnico terceirizado da inteligência estadunidense Edward Snowden, a NSA gastou milhões de dólares, entregues às empresas mais importantes do setor para que cumprissem com este programa de espionagem.

A NSA, revela o texto, teve acesso direto aos sistemas de gigantes da Internet, como Google, Yahoo!, Microsoft, Facebook, Apple, entre outras empresas do ramo.

De acordo com o artigo, "esse material é a primeira evidência de que existe uma relação financeira entre as empresas de tecnologia e a NSA".

Não obstante, as supostas empresas envolvidas neste caso negaram ter recebido dinheiro do governo estadunidense para realizar as tarefas de espionagem.

Em 6 de junho, Snowden filtrou documentos que revelaram um programa eletrônico de espionagem de Washington, chamado Prism, que permite à NSA acessar conversas privadas dos usuários no Facebook, no Google, no Skype e outros serviços online.

Os Estados Unidos não só se limitam a espionar seus cidadãos, mas também realizam essas atividades em todos os continentes. A revelação gerou uma profunda preocupação e ira mundial em relação à segurança nacional.

Até o momento, os governos de países como Argentina, Venezuela, Equador, Bolívia, Nicarágua, Uruguai, Colômbia e Brasil denunciaram esta prática escandalosa dos EUA. Diante da situação, o Brasil, a maior economia da América Latina, ameaça limitar seus vínculos com Washington.

0 comentários: