sexta-feira, 11 de abril de 2014

"O Brasil é amigo da Venezuela"

Do site da UJS:

Acontece no próximo domingo, 13, em São Paulo, o ato de rua “O Brasil é amigo da Venezuela”. A concentração é às 12 horas no vão livre do Masp. O objetivo do ato é reforçar o apoio ao povo venezuelano e ao seu presidente eleito Nicolás Maduro. Demonstrar também apoio ao o processo democrático e as mudanças sociais em curso no país vizinho desde o início da Revolução Bolivariana, liderada pelo Comandante Hugo Chávez, e demonstrar repúdio a qualquer tentativa de golpe de estado ou interferência externa do imperialismo norte-americano!

A Venezuela vem conquistando avanços sociais sem precedentes na educação, na saúde, na economia e na participação democrática. O analfabetismo foi praticamente erradicado e os programas sociais contribuíram para melhor distribuir renda e garantir o acesso da população ao ensino superior.

O país teve a ousadia de democratizar os meios de comunicação, quebrando a concentração dos monopólios midiáticos e garantindo a redes independentes um maior espaço na difusão de informações.

Por isso vamos às ruas de São Paulo reafirmar nosso apoio ao processo em curso naquele país.

A Revolução Bolivariana jamais foi noticiada de forma honesta pela mídia burguesa. Ao contrário, os fatos são invertidos em favor da oposição direitista. Notícias negativas sobre o governo (em sua maioria, falsas) são propagadas e o atual movimento golpista é mascarado como se fosse uma suposta manifestação democrática (assim como aconteceu na Ucrânia, na Síria – e no Brasil).


A data escolhida, 13 de abril, marca o retorno de Hugo Chávez após a tentativa de golpe que ocorreu em 2002.

Entenda a tentativa de golpe de 2002
Em meio a um contexto conturbado na Venezuela e uma atmosfera caótica propagada pela oposição e sobretudo pela mídia uma marcha foi convocada para o dia 11 de Abril de 2002 em Caracas. No mesmo dia acontecia um ato de apoio ao presidente Chávez. Em uma manobra calculada a marcha da opoisção foi desviada para o Palácio Miraflores, e um inevitável cruzamento entre as marchas de oposição e pró-Chávez aconteceria.

O resultado foi o “massacre de Ponte Llaguno”— nome de um viaduto próximo ao Palácio de Miraflores –, quando atiradores de elite dispararam contra a população, deixando 19 mortos e 70 feridos.

A mídia, utilizando manipulações de imagens, culpou o governo pela situação. Rapidamente um golpe foi articulado e Pedro Carmona Estanga se auto proclamou presidente da Venezuela, a suposta “legimitidade” do golpe foi outorgada pela própria mídia. Na noite do dia 12 de Abril Chávez era detido por parte dos militares que apoiavam os golpistas.

Por força popular, milhões de pessoas pediam o retorno de seu presidente do lado de fora do Plácio de Miraflores, e apoio de setores leais do Exército, na madrugada do dia 13 para o dia 14 de abril, o presidente Hugo Chávez foi localizado, resgatado e teve seu cargo restituido. Ainda naquela madrugada Chávez discursava ao povo venezuelano.

Programação do ato “O Brasil é amigo da Venezuela”
12h Concentração em frente ao MASP

13h Saída do Cortejo

O ato contará com as apresentações de:

Aquarela Paraguaia – Dança

Grupo Metamorfases : Violeta Parra e Clown

Instituto Cumbre – Dança

Canto Libre – Música

Núcleo do 184 – Excertos de “Arena Conta Bolívar”

Cia do Tijolo – Excertos de “As Músicas Inquietas” (á confirmar)

E para fechar teremos o hino nacional da Venezuela

1 comentários:

nilda disse...

Tem que haver mais iniciativas como estas, vamos divulgar!