segunda-feira, 12 de maio de 2014

#Nãovaiterágua! Cadê os protestos em SP?

Por Altamiro Borges

As notícias sobre a crise da água em São Paulo são cada dia piores – mas a mídia tucana evita fazer marola, ou melhor, tsunami sobre a tragédia. Segundo reportagem da Agência Brasil, o nível dos reservatórios do Sistema Cantareira atingiu novo recorde negativo neste domingo (11), de apenas 8,9%. “Em apenas um dia, o volume passou de 9,1% para a atual marca, a menor registrada até agora. No mesmo período do ano passado, o percentual era de 61,5%... O Cantareira abastece quase nove milhões de pessoas na região metropolitana de São Paulo. A situação é a pior desde que o sistema foi criado, na década de 1970”, informa a repórter Camila Maciel. 

Diante deste quadro dramático, a Sabesp decidiu retirar água do fundo da reserva, o chamado volume morto. Ela prevê concluir a construção de dois canais de 3,5 quilômetros e a instalação de 17 bombas ainda nesta semana, ao custo estimado de R$ 80 milhões. A obra, porém, sofre duras críticas dos especialistas do setor, que afirmam que o uso do volume morto não resolverá a crise de abastecimento e ainda pode gerar graves problemas, inclusive de saúde pública. Temendo o pior, várias empresas instaladas em São Paulo já estudam medidas de emergência. O próprio Estadão, sempre afinado com os tucanos, deu a notícia neste domingo, mas sem fazer maior escarcéu – por motivos óbvios.

“A escassez de água e a possibilidade de racionamento, ainda que negada pelo governo de São Paulo, mobiliza setores da indústria e da agricultura das regiões abastecidas direta ou indiretamente pelo Sistema Cantareira. A maioria das empresas ampliou as medidas para economizar água e espera que a situação melhore em breve. Mas muitas estudam alternativas, como recorrer a caminhões-pipa”, relata a jornalista Cleide Silva. “A Rhodia, multinacional do setor químico, parou a produção por duas semanas na fábrica de Paulínia em fevereiro, quando a vazão do Rio Atibaia chegou a menos de 4 m³ por segundo”, o que inviabilizou a captação de água para resfriar as torres de destilação.

Já o presidente da GM da América do Sul, Jaime Ardila, informou que a multinacional tem adotado medidas adicionais para economizar água. “Não é possível ter um plano B, como fizemos quando houve racionamento de energia", afirmou o executivo. O Estadão só não acrescentou, também por motivos óbvios, que o tal racionamento de energia ocorreu durante o triste reinado de FHC – o que evidenciaria que os tucanos são mestres em racionamento! A situação é tão drástica que apimenta as ironias de José Simão, o único jornalista da Folha que parece atento ao problema. “Socuerro! Não Vai Ter Água! Daqui a pouco vai ter cambista de água! Vamos comprar água no câmbio negro. Ou em boca de fumo!”.

A cumplicidade da Folha tucana chega a ser risível e daria boas piadas para Zé Simão. Mesmo sediado em São Paulo, o jornal não dá manchetes para a crise da água e evita tratar do tema com a seriedade que ele merece. Quando aborda, como num editorial da semana passada, ainda isenta o governador Geraldo Alckmin, do PSDB, de qualquer responsabilidade. A culpa é da estiagem. Só falta afirmar que é sabotagem de Deus contra os tucanos em ano de eleição. O jornal concentra suas atenções nos protestos contra a Copa do Mundo. Ele até criou um selo especial, o protestômetro. Não seria o caso dele convocar também protestos contra o racionamento tucano com a hashtag #nãovaiterágua?

*****

Leia também:

- Pobres sofrem mais com falta de água

- Falta de água é o tsunami de Alckmin

- O "susto" dos paulistas: vai faltar água?

- Crise da água e o sumiço de Alckmin

- Folha dá água para Alckmin

- O "apagão" da água em São Paulo

- #VaiterCopa e vai faltar água em SP

3 comentários:

Unknown disse...

Quero parabeniza-lo pela brilhante participação no encontro dos blogueiros.
Hay que pelear Miro Guerreiro.

Orivaldo Guimarães disse...

Cadê a molecada que prega a democracia direta? Cadê a molecada que defenestra das manifestações as bandeiras de partidos de esquerda? Cadê o pessoal da "doença infantil do transportismo"? Cadê todos eles para ir às ruas exigindo água em quantidade e qualidade suficiente para o consumo da população?

Já que eles não vão, que tal nós organizarmos um protesto "pacífico" e cobrar do governo dos tucanalhas esse líquido essencial à manutenção da vida animal?

Quem apoia?

Unknown disse...

Como nordestina do Sertão Cearense eu sei o que é falta DAGUA, então pergunto:

VAI UM CARRO PIPA AÍ GENTE?

Tem também LATA DAGUA E CABAÇA PARA POR NA CABEÇA PARA LEVAR A ÁGUA!

Elas ficam maravilhosas com UMA RODILHA BEM APERTADA COMO FORMA DE SEGURAR BEM NA CABEÇA E EVITAR CAIR E PERDER TODA A ÁGUA QUE JÁ ESTÁ ESCASSA.

OH POVO QUE GOSTA EE SOFRER!!