quinta-feira, 26 de junho de 2014

O PIB desmorona... nos EUA!

Por Altamiro Borges

Por motivos políticos-eleitorais, a mídia tucana tenta vender a imagem de que o Brasil está afundando numa violenta crise econômica. Todos os dias, os jornalões e as emissoras de rádio e tevê preveem o colapso final. Até parece que o mundo está a mil maravilhas, em plena prosperidade, e o Brasil está na lanterninha. A manipulação deliberada, já que os barões da mídia sabem perfeitamente que a economia capitalista vive um período de prolongada crise, não resiste à realidade. Nesta quinta-feira (26), a imprensa mundial confirmou que os EUA tiveram a maior contração econômica dos últimos anos. A tal recuperação ianque não passava de uma lenda difundida pela mídia colonizada do Brasil.

Segundo o jornal Valor, “a economia dos Estados Unidos teve contração a uma taxa anualizada de 2,9% no primeiro trimestre deste ano” – o pior resultado desde 2009. Os dados negativos surpreenderam o próprio governo Barack Obama, que havia anunciado uma retração de “apenas” 1% no Produto Interno Bruto (PIB). “A revisão do desempenho econômico, de queda de 1% para recuo de 2,9%, foi a maior feita pelo Departamento do Comércio do país desde 1976. O recuo da economia dos EUA entre janeiro e março reflete as contribuições negativas dos investimentos nos estoques privados, das exportações, dos gastos dos governos estaduais e locais e do investimento fixo não residencial e residencial”.

A notícia bombástica mereceria manchetes nos jornalões e longos comentários nos telejornais. Isto, porém, poderia ajudar a desmascarar o falso terrorismo da mídia contra o Brasil. Folha, Estadão e O Globo preferiram publicar pequenas notas, sem qualquer escarcéu. Já na tevê, os tais “especialistas de mercado” – nome fictício dos porta-vozes dos banqueiros – evitaram análises mais ácidas. Nos próximos dias, a violenta queda do PIB dos EUA obrigatoriamente terá que ser tratada. Afinal, é a principal economia do mundo capitalista. Sua retração afeta todo o planeta. Será que os “calunistas”  vão afirmar que a situação da economia brasileira é bem mais saudável do que a do império?

*****

Leia também:

- Lula e Dilma criticam a mídia

- Mídia omite origem da crise

- Mídia perdida: 260 mil novos empregos

- Mídia: O Ministério da Saúde adverte

- PIB desmente "sabichões" da mídia

1 comentários:

flavio botelho junior disse...

O fim do império "do mal", esta chegando, e eu pensei que não ia ver!.