quinta-feira, 4 de setembro de 2014

As novas do avião fantasma, o blablajet

Por Miguel do Rosário, no blog O Cafezinho:

O Fernando Brito, do Tijolaço, publicou hoje dois posts muito fortes sobre o blablajet.

Num deles, comenta matéria do Estado que desmente uma outra do Globo: o PSB ainda não registrou o jatinho fantasma no TSE, que, aliás, está sendo desafiado e, eu diria, até mesmo chantageado pelo PSB.

Afinal, quem terá a coragem de desafiar uma santa (de pau oco?), que já ameaçou governar o país com a força das ruas?

Aliás, seria curioso ver o governo Marina mobilizando milhões de brasileiros para irem às ruas – sempre com uma linha de black blocs à frente das passeatas – defender a autonomia do Banco Central. Com apoio do Banco Itaú, naturalmente, que até poderia oferecer algumas de suas agências para serem depredadas.

No outro texto, o blogueiro afirma que a venda do jatinho foi uma “maracutaia”.

Eu diria que foi uma “tremenda maracutaia”.

Não vi ainda ninguém, contudo, especular sobre o fato mais grave em tudo isso.

A irresponsabilidade do PSB pode ter causado a morte de Eduardo Campos. Se o jatinho não tinha seguro, não tinha caixa-preta funcionando, não tinha dono, não estava registrado nas contas de campanha, então é válido suspeitar que ele também não tinha uma boa manutenção.

Sobre a ilegalidade do jatinho, eu até acredito que Marina “não sabia de nada”, mas a questão não é essa.

A sua candidatura tenta se vender como além da política.

Além da corrupção.

Além das maracutaias.

Daí a situação irônica. A maracutaia era o próprio avião no qual Marina voava.

Ora, eu respeito o PSB. É um partido antigo, com ótimos quadros, como Roberto Amaral, o atual presidente, e a deputada federal Luiza Erundina, por exemplo.

Mas não é, definitivamente, um partido de santos.

Em 2012, eu publiquei um post com gráficos da Folha, do TSE e do Movimento de Combate à Corrupção.

O PSDB era o partido mais corrupto, com mais candidatos barrados pela lei da ficha limpa, em 2012. O PSB vem em quinto lugar, bem à frente do PT, que ficou em oitavo lugar (mesmo o PT tendo muito mais candidatos).



Em janeiro deste ano, um prefeito de Cuiabá, Mauro Mendes, do PSB, envolveu-se numa fraude de R$ 700 milhões.

Pois bem, há alguns dias, o mesmo Mauro Mendes inaugurou um comitê pró-Marina em Mato Grosso.

Ora, Marina poderia até ser uma santa, uma profeta do novo evangelho, mas o seu partido e o seu governo terá tantos ou mais picaretas como qualquer outro governo.

A corrupção se combate com o fortalecimento e amadurecimento das instituições (Polícia Federal, Ministério Público, Judiciário, imprensa, blogs, Controladorias, Tribunais de Conta, etc) e aumento da transparência.

Se alguém quiser votar em Marina para “acabar com a roubalheira”, então perguntem a ela se tem algum plano concreto para aumentar a transparência do Estado, se pretende discutir uma reforma do Judiciário, e se tem projetos para democratizar a mídia.

Sim, democratizar a mídia também é uma ferramenta fundamental para se combater a corrupção no Brasil, porque boa parte da nossa grande mídia está em mãos de corruptos, que usam o poder da mídia para fazer negociatas, elegerem-se ou eleger seus amigos.

Uns apoiam Dilma, outros Aécio, outros Marina, a depender das circunstâncias.

Mas são todos de direita e combatem os movimentos sociais, os sindicatos e as forças progressistas em seus respectivos estados.

Dilma já avisou que, mantendo a firme defesa da liberdade de expressão e de imprensa, discutirá a regulação econômica da mídia.

Marina não falou nada sobre isso até o momento. Nem seu programa de governo, com 242 páginas, oferece nada sobre o tema.

****

As contribuições para um nome para o jatinho fantasma foram milhares. Fui praticamente soterrado por sugestões. Estou apurando para ver quais os vencedores nas categorias nome e meme.

Abaixo, alguns memes enviados para a fanpage do Cafezinho:




De Fabio Alencar


Luiz Tiago


Mauro Moreira

3 comentários:

Anônimo disse...

Regulação econômica da mídia foi uma alternativa diplomática para não se comprometer. Dilma comparou a regulação das comunicações com a regulação de portos e aeroporto. Não me parece sejam questões comparáveis.

Unknown disse...

Viche Miro! É só sujeira, o que será que ela vai alegar, que não participou? Que não foi comunicada? Sendo até a morte de Campos a Vice da chapa, como ela poderá alegar nada saber. Pressionar o TSE não é novidade, basta ver os fichas sujas com suas candidaturas, afinal quando é que uma lei neste país irá valer de verdade?

Anônimo disse...



A TV Cultura pede que enviemos um video com a pergunta para o debate

dos cand. a governadores.

Por que não perguntamos a Marina
num video sobre o avião, e colocamos na NET?