segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Merval implora por voto útil em Aécio

ajusticeiradeesquerda.blogspot.com.br
Por Altamiro Borges

O “imortal” Merval Pereira, que se jacta de formular a linha editorial do Grupo Globo – o novo nome do império midiático – está à beira de um ataque de nervos. Em meados do ano, o jornalista se engajou na campanha de Marina Silva para criar a Rede Sustentabilidade. Argumentava que a sua candidatura seria decisiva para garantir o segundo turno da eleição presidencial, “um avanço democrático”. Agora, porém, ele teme que a candidata-carona do PSB atropele de vez a direita partidária do país, reunida no PSDB, DEM e PPS. Em artigo publicado neste domingo (31) no jornal O Globo, ele implorou explicitamente aos seus leitores pelo “voto útil” em Aécio Neves. Um texto militante, desesperado!

Merval Pereira não ataca Marina Silva – seu ódio doentio é contra o PT e as forças de esquerda. Apenas coloca em dúvida os seus propósitos. Ele teoriza: “Entramos num momento delicado da campanha eleitoral, em que a tendência majoritária do cidadão comum parece ver em Marina Silva a sua representante para a tão almejada mudança de hábitos e costumes nacionais, que começa necessariamente pela maneira de fazer política. Mesmo contestada, com contraditórias posições que a fazem transitar pela velha política como se estivesse fazendo algo de novo, Marina traz consigo símbolos e promessas que apontam para novos caminhos, mesmo que ainda desconhecidos”.

Ele garante que não teme esta aventura política. “Talvez a vantagem de Marina sobre seus adversários seja mesmo ser uma incógnita, pois o que é conhecido no mundo da política está sendo francamente rejeitado pelo eleitorado. Tornou-se comum a afirmação de que a presidente Dilma é a garantia de mais quatro anos de retrocessos no país, enquanto Marina é uma incógnita, para o bem ou para o mal”. O seu temor é que a candidata projetada pela imprensa, especialmente após a trágica morte de Eduardo Campos e a comoção do seu enterro midiático, abocanhe os votos do PSDB. Daí o seu alerta e apelo:

“Exatamente por ser uma incógnita, seria prudente que não se desse a ela um cheque em branco. Mais ainda. A ‘nova política’ surfa uma onda de antipolítica, chega à liderança da disputa presidencial sem estrutura partidária sólida nem apoios institucionais de peso, o que coloca Marina acima das necessidades de negociação que são inerentes à relação com o Congresso... Se vencer no primeiro turno, como passou a ser visto como possível devido à sua ascensão vertiginosa nas pesquisas eleitorais, Marina estaria respaldada pelas urnas para levar adiante as reformas de que o país necessita, mas estaria também perigosamente tentada a exercer o seu messianismo”.

Para evitar este risco – e enquadrar a pretensa futura presidenta –, o “imortal” do Grupo Globo prega o voto nos tucanos de forma escancarada, já dando como certo que Aécio Neves ficará no humilhante terceiro lugar. “O mais provável é que o PSDB se coloque como importante partícipe desse novo jogo num segundo turno entre a presidente Dilma e Marina, mas para tanto a votação em Aécio Neves não pode desidratar a ponto de permitir uma vitória de Marina no primeiro turno. O voto útil em Marina, para garanti-la no segundo turno ou forçar uma derrota do PT já no primeiro, pode ser um tiro no pé nos eleitores que temem Marina presidente, mas não querem Dilma reeleita. Nesse caso, fortalecer a votação do terceiro colocado é impor uma negociação política que demarcará um provável governo Marina”. O jogo da direita está sendo orquestrado nos porões do império global!

*****

Leia também:







2 comentários:

Unknown disse...

De um dicionário lunfardo-portugues:
Globear: mentir
Globo: mentira
José Carlos

luis disse...

alguém disse pro merval que ele sabe escrever e ele acredita, que dirá sobre a imortalidade.
merval é imortal ou estea imortal?
merval, cospe ou engole?