domingo, 21 de setembro de 2014

Ninho tucano: “Casa das Garças” em SP

Por Altamiro Borges

Os economistas neoliberais e alguns agiotas do mercado financeiro tinham como ponto de encontro uma mansão no Rio de Janeiro, batizada de “Casa das Garças”. Agora, eles também poderão realizar suas reflexões econômicas – e algumas conspirações – em São Paulo. Já está em pleno funcionamento a “Casa Ibiá”, localizada na Rua Ibiapinópolis, no bairro nobre do Jardim Paulistano. A própria Folha, que não omite sua adoração ao “deus-mercado”, abriu o jogo em reportagem neste domingo (21) intitulada: “Economistas abrem versão de 'Casa das Garças' em SP”.

Segundo relato das jornalistas Thais Bilenky e Mariana Carneiro, o Centro de Debate de Políticas Públicas, já batizado afetivamente de ‘Casa Ibiá’, pretende ser uma cópia dos famosos “think-tank” dos EUA (tanque de pessoas pensando, na tradução literal do inglês). Através de seminários, debates e grupos de estudos, o CDPP elaborará propostas econômicas e de políticas públicas, sempre na ótica dos adeptos das teses regressivas e destrutivas do neoliberalismo. Do velho imóvel, recuperado pelo empresário Marcos Lederman, sairão novas receitas para a direita tupiniquim.

Um antro de neoliberais

“A arquitetura, a discrição dos integrantes e a linha de pensamento dos economistas faz com que o lugar se assemelhe à famosa Casa das Garças carioca. Enclave do debate econômico encrustado no Leblon, ele foi fundado por Edmar Bacha e Dionísio Dias Carneiro, saídos da PUC-Rio. Pela época em que foi criada - em 2003, no fim da era FHC - e pela associação dos seus fundadores com o governo do PSDB, a Casa das Garças acabou rotulada como ‘ninho tucano’. O CDPP, enfatizam os seus associados, quer ser apartidário”, descreve a reportagem.

O ex-presidente FHC fez a palestra inaugural da Casa Ibiá, no final de 2013. “Na plateia, estavam ex-ministros de seu governo, como Pedro Malan e Celso Lafer... Foi um dos eventos que mais encheram o auditório, com 50 pessoas. Também foi assim na apresentação de Marina Silva sobre sustentabilidade”. O CDPP tem 40 sócios. Entre eles, José Berenguer, presidente do JP Morgan no Brasil, José Olympio Pereira, do Credit Suisse, e Pedro Moreira Salles, um dos acionistas do Itaú. Ele é dirigido por Affonso Celso Pastore, ex-presidente do Banco Central na gestão de FHC.

O DNA dos conspiradores

O próprio Pastore revela que seu sonho é transformar o CDPP “em alguma coisa parecida com o Peterson Institute” – o famoso “think-tank” dos EUA que produziu, nos anos 1990, o famigerado “Consenso de Washington” – o receituário neoliberal de reformas que incluía privatização das estatais, desnacionalização da economia e flexibilização dos direitos trabalhistas. O mesmo Pastore não esconde que a linha dos economistas da Casa Ibiá é ortodoxa, neoliberal. “Não temos nenhum heterodoxo [no CDPP]. Isso dá uma noção do que a gente julga que seria o nosso DNA”.

Será que alguém acredita que a Casa Ibiá será um instituto “apartidário”? Como a Casa das Garças no Rio de Janeiro, o CDPP será mais um “ninho tucano”. Diante da provável derrota de Aécio Neves nas eleições presidenciáveis, a Casa Ibiá será mais um antro de conspiração da direita tupiniquim! Ela poderá somar esforços com os integrantes do Instituto Millenium, que congrega os barões da mídia golpista. A iniciativa evidencia que a luta de ideia na sociedade brasileira tende a ser mais intensa!

*****

Leia também:










2 comentários:

Rossi disse...

Tucanos, garças, mafagafos, eles se entendem. Entre eles, felizmente.

Unknown disse...

Esses "think tanks" se paracem cada vez mais com "think tankards".