sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

O papel de Lula contra o golpe

Por Bepe Damasco, em seu blog:

De cara, reproduzo uma conversa presenciada por mim, na manhã tórrida de verão desta quinta-feira (26 de fevereiro) , entre um atendente de uma lanchonete da Zona do Sul do Rio e um típico representante da classe média antipetista e reacionária.

Trabalhador: Oi doutor, tudo bem? Este ano vai ser difícil para todo mundo, não é? Tem um professor da PUC que frequenta aqui que disse que quem tem algum dinheirinho não deve investir em nada. É melhor esperar para ver para aonde vai o país.

Coroa coxinha: É, com tanta roubalheira fica difícil. Os caras não têm limites para roubar. Nunca vi coisa igual. O resultado é que este ano as contas de luz vão disparar de preço.

Trabalhador: Eu sempre gostei e votei no PT, mas estou decepcionado. O partido virou uma quadrilha. Na Rocinha, onde eu moro, o pessoal até encarna em mim, me chamando de petista.

Coroa coxinha: Ainda bem que eu nunca votei.

Trabalhador: Também um partido que tem Palocci, Zé Dirceu e Dilma, tudo ladrão ...

Coroa coxinha: E todos eles nunca trabalharam antes de entrar para a política. Eram vagabundos.

Desisti, por motivos óbvios, de pedir uma água de coco neste estabelecimento e segui adiante na minha caminhada matinal. Impossível não refletir em seguida sobre o estrago causado na imagem do PT, do governo e da esquerda por anos a fio de não enfrentamento do monopólio midiático. O preço de os governos do PT não levarem a discussão da regulação da mídia para a sociedade em termos concretos e objetivos, de continuar financiando os inimigos com verbas publicitárias bilionárias, e de não ter uma política de comunicação organizada e contundente para se contrapor ao PIG, é alto.

A direita está assanhada como há muito não se via, afiando as garras do golpe à luz do dia. O diálogo que reproduzi acima contribui para jogar por terra uma avaliação equivocada muito comum entre os analistas ligados à esquerda : não é verdade que o rombo na imagem do PT e do governo seja um fenômeno político limitado apenas aos estratos médios e abastados da sociedade. Infelizmente, como se viu na campanha eleitoral e agora se agrava, transbordou em direção à classe média baixa e aos pobres.

A crise é grave. Oxalá o grande ato em defesa da Petrobras sirva para alavancar os movimentos social e sindical. Que a manifestação seja apenas a primeira de uma série de mobilizações em defesa da maior empresa brasileira e da democracia. Essa campanha pode dar liga. Contudo, faz parte da cultura do nosso país a personificação da atividade política. No Brasil, não há movimentos vitoriosos sem lideranças fortes.

Por isso, se constitui um trunfo e tanto contar com um líder de massa como Lula, o melhor presidente da história do Brasil, segundo todas as pesquisas feitas desde que saiu do governo, do lado de cá da trincheira. Mas é preciso que o bravo Lula assuma de fato a liderança de um movimento nacional pela democracia. Talvez seja pedir demais para alguém que, aos 68 anos, dedicou uma vida inteira às boas causas do povo brasileiro.Sem falar que ainda tem de cuidar da saúde e se preservar para 2018.

Sem dúvida, é um sacrifício. Contudo, a liderança de Lula contra a sanha golpista é imprescindível, na linha do discurso feito por João Pedro Stédile na ABI : "Lula, retome as caravanas pelo país, nos lidere em defesa do Brasil que nós te seguiremos."

Ficaremos te devendo mais essa, presidente.

15 comentários:

Anônimo disse...

Todos já temos um caso desses pra contar, do popular furioso contra os "vagabundos e ladrões do PT".
A vitória apertada da Dilma demonstrou que milhões de populares queriam Aécio. Com a crise atual, a balança deve ter pendido pro outro lado.
Jango era fraco? Não sei. Mas caiu depois de anunciar as Reformas de Base.
E Dilma? Quer cair depois de anunciar cortes nos direitos dos trabalhadores?

Anônimo disse...

Lula tem um aninho a mais,69 agora
e em outubro completará 70 anos.
Isso não é nada,hoje em dia: em
1950,aos 68 anos,Getúlio se elegeu
e só não completou o mandato por
ter sido levado ao suicídio,aos 72
anos.É por saber que Lula voltará
sim que essa famigerada oposição
faz tudo para difamá-lo.Mas antes
ele nos conduzirá ao eixo,ao pru-
mo,ao acerto.

Anônimo disse...

Toda vez que escuto comentários
assim rebato na hora,não deixo
barato não.E tenho conhecimento de
causa,sou pré-64,fiz política es-
tudantil e trabalhei em inúmeras
campanhas políticas.

Nicolas Chernavsky disse...

Miro, eu acresentaria que é fundamental para recuperar grande parte da força moral do PT e do progressismo em geral, que acabe essa cisão extremamente contraproducente que existe entre o resto do progressismo e o PSOL. O PSOL precisa estar junto com a gente, isso é vital. Aí você vai ver, a coisa se cataliza.

GUILHERME MAGALHÃES disse...

vamos cantar em 13 de março de 2015.
É
Gonzaguinha
É!
A gente quer valer o nosso amor
A gente quer valer nosso suor
A gente quer valer o nosso humor
A gente quer do bom e do melhor...

A gente quer carinho e atenção
A gente quer calor no coração
A gente quer suar, mas de prazer
A gente quer é ter muita saúde
A gente quer viver a liberdade
A gente quer viver felicidade...

É!
A gente não tem cara de panaca
A gente não tem jeito de babaca
A gente não está
Com a bunda exposta na janela
Prá passar a mão nela...

É!
A gente quer viver pleno direito
A gente quer viver todo respeito
A gente quer viver uma nação
A gente quer é ser um cidadão
A gente quer viver uma nação...

É! É! É! É! É! É! É!...

É!
A gente quer valer o nosso amor
A gente quer valer nosso suor
A gente quer valer o nosso humor
A gente quer do bom e do melhor...

A gente quer carinho e atenção
A gente quer calor no coração
A gente quer suar, mas de prazer
A gente quer é ter muita saúde
A gente quer viver a liberdade
A gente quer viver felicidade...

É!
A gente não tem cara de panaca
A gente não tem jeito de babaca
A gente não está
Com a bunda exposta na janela
Prá passar a mão nela...

É!
A gente quer viver pleno direito
A gente quer viver todo respeito
A gente quer viver uma nação
A gente quer é ser um cidadão
A gente quer viver uma nação
A gente quer é ser um cidadão
A gente quer viver uma nação
A gente quer é ser um cidadão
A gente quer viver uma nação...

Unknown disse...

Concordo que só Lula liderando os trabalhadores e os movimentos sociais pode nos tirar da atual enrascada. E o caminho seria esse mesmo: uma campanha para defender a Petrobrás, para impedir que o povo venha a confundir a corrupção que existe na empresa com a própria empresa. É preciso deixar bem claro que a corrupção deve ser combatida, mas a Petrobrás, preservada.
Ontem presenciei uma outra cena semelhante à relatada no post. Vinha vindo de táxi com a minha irmã,quando o taxista nos alertou para não ficarmos com o celular à mostra pois, como o carro estava de vidros abaixados, a qualquer hora poderia aparecer um ladrão para nos roubar o aparelho. E concluiu: está cheio de petistas pelas ruas!
A onda começou na classe média, é verdade. Mas é tão avassaladora, que nenhuma força parece poder contê-la. Já passou e muito, da hora da reação.
José Reinaldo C Santos

Maria disse...

Como eu disse em outro comentário:ante tarde que mais tarde ainda.

marcio ramos disse...

... O PT TEM MOTIVO DE NAO ENFRENTAR OS GOLPISTAS SO QUE NINGUEM SE PERGUNTA QUAIS SAO OS MOTIVOS, NAO QUEREM NEM ESPECULAR...

Unknown disse...

Infelizmente a Presidenta Dilma não tem feito absolutamente nada para impedir a tentativa de golpe. Sobra para os blogs progressistas e pessoas bem informadas que conseguem enxergar a trama perpetrada pela oposição e pela globo. Até dentro de casa há desconfiança em relação ao PT, por mais que eu comprove a canalhice da imprensa golpista. Não há motivo para não ir à luta. O estrago já está feito, e vai piorar mais. Estamos dispostos a sair às ruas, mas uma mãozinha da Presidenta e do PT seriam bem vindas. Tá na hora Dilma. Vamos à luta. Criatividade no combate ao golpe. Panfletagem, corpo a corpo, cancelamento de publicidade em órgãos do PIG, tudo isso tem que ser levado em consideração. Se perdermos a presidência, é melhor mudar de país.

Unknown disse...

Ate aqui no nordeste, os eleitores do lula estão cheios de odio do pt ,também nunca vi politico do pt fazendo a defeza do pt

Miltonrfreitas disse...

Natural afinal em todos os atos de esquerda que fui, parece que a cartilha da esquerda é a mesma, pau no governo e no PT, sem analisar o todo da questão, a cartilha é seguida até por blogueiros , quem não fala mal parece que não é de esquerda.

Ana Cruzzeli disse...

Das coisas que mais admiro no Lula é sua forma sutil de dar uns petelecos na cumpanheirada.
Quando do evento na ABI ele falou coisas aos funcionários da Petrobras e sua liderança que foi de certa forma uma grita...
VAI A LUTA,QUEM NÃO LUTA PELOS SEUS DIREITOS NÃO É MERECEDOR DE TE-LOS.DAREI MEU APOIO, MAS NÃO DÁ PARA ESTAR EM TODOS OS LUGARES AO MESMO TEMPO.
..1- Quando chamou o presidente da FUP para sair do escritório se não seria chamado de pelego
2-Quando conclamou os funcionários da petrobras a sairem vestidos de amarelinho de maneira desavergonhada e ir pra todo lugar até nos postos de abastamento.

Esse é Lula sendo o Lula de sempre.

Não se deve cobrar da presidenta do Brasil aquilo que é atribuição de cada um dos petroleiros cada um de nós.

Anônimo disse...

Acho também que a gente aqui embaixo, temos que nos "ferramentar" para argumentar sempre , porque o que a mídia direitista divulga é muito raso, sem fundamentos e discursivamente desconstrutivel. Décio Filho

Kazuhiro Uehara disse...

Sr. Nikolas, eu tenho dúvidas sobre o PSOL e as suas ramificações. Só vi os ditos militantes veteranos e ex-petistas destilar ódio contra o PT, como a Heloísa Helena faz, também. Diversos militantes veteranos e atual psolitas e do PSTU centralizados dos partidos, atacando o PT. Em contra posição às diversas iniciativas de ex-petistas e atual psolistas e pstu desgarrados, que tomaram a militância petista de origem na prática, durante a última eleição.

Carlos Pinheiro disse...

O mais grave é que os PTs municipais e estaduais seguem a mesma política de medo das mídias locais, não enfrentam e ainda são generosos na distribuição de verbas em propagandas desnecessárias.