terça-feira, 18 de agosto de 2015

Sede do PT é invadida. Cadê o Cardozo?

Por Altamiro Borges

Na madrugada de segunda-feira (17), a sede do diretório municipal do PT de São Paulo foi invadida. Não houve furto, mas os gatunos vasculharam gavetas e armários - o que aumenta a suspeita de que a ação foi política, uma típica iniciativa de intimidação. Esta já é a quarta ação contra uma organização de esquerda nos últimos meses, o que pode indicar que alguns grupelhos direitistas - que organizam as marchas pelo impeachment de Dilma Rousseff e até pelo retorno dos militares ao poder - já podem ter descambado para as ações terroristas. Diante deste grave risco, uma pergunta não quer calar: cadê o ministro da Justiça, o sempre tão "republicano" José Eduardo Cardozo? Ele tem a dimensão do alcance da escalada fascista no Brasil, que coloca em risco a própria democracia?

Em nota divulgada nesta terça-feira, o presidente do diretório paulistano, Paulo Fiorilo, informou que já foi aberto boletim de ocorrência no 1° Distrito Policial da Sé, centro da capital, e alertou: "O PT municipal entende que é preciso investigar e apurar o caso com prioridade, diante dos fatos que já ocorreram. Esse é o quarto acontecimento, somente em 2015. O primeiro foi na sede do Diretório em Jundiaí, seguidos dos atentados à bomba nas sedes do Diretório Zonal - PT Centro e no Instituto Lula. Diante dessa situação é preciso que apure e punam os culpados".

Já o Instituto Lula, que foi alvo de um atentado a bomba em 30 de julho, divulgou nota de repúdio a esta nova investida. "Tentativas de intimidação a qualquer partido, movimento ou agente político são inadmissíveis numa democracia. Manifestamos nossa solidariedade ao Partido dos Trabalhadores de São Paulo e esperamos que as autoridades competentes investiguem e revelem os responsáveis pela agressão". Até agora, passados 19 dias, não há qualquer resultado da investigação sobre o ataque ao Instituto Lula. A Polícia Federal, que hipoteticamente é comandada pelo ministro Cardozo, só entrou no caso nesta semana. Parece que ela só tem agilidade quando é para algemar petistas!

Já a mídia tucana segue tratando os recentes ataques com a maior cumplicidade - o que lembra a triste postura de parte da imprensa na ascensão do nazifascismo na Europa. Os atentados às sedes do PT em Jundiaí, ao diretório zonal do centro da capital e ao diretório municipal de São Paulo, assim como o ataque ao Instituto Lula, não viraram manchetes nos jornalões, nem capa nas revistonas, nem motivo de comentários ácidos nas emissoras de rádio e tevê - que exploram concessões públicas. Com a sua cobertura seletiva e manipulada, a mídia privada ajudou a chocar o ovo da serpente fascista no país. Agora, ela silencia. Os barões da mídia nunca tiveram qualquer compromisso com a democracia!

*****

Leia também:








0 comentários: