sexta-feira, 23 de novembro de 2018

Lava-Jato abre novas frentes contra o PT

Por Miguel do Rosário, no blog Cafezinho:

Fiquem atentos para a série de ações desencadeadas nos últimos dias.

1) Lava Jato tornou Fernando Haddad réu por corrupção (ver documento aqui).

2) Renato Duque, ex-diretor de serviços da Petrobras, acusado pela Lava Jato de ser o responsável pela entrega de propinas ao PT, recebe nova condenação da juíza Gabriela Hardt (documento aqui). O fato produz série de matérias na grande imprensa associando o PT à corrupção.

3) Justiça decide que Gabriela Hardt é a titular da Lava Jato em Curitiba até abril. Depois disso, poderá continuar sendo a responsável pela Lava Jato, mas novamente como juíza substituta. Com a decisão, a magistrada deverá julgar Lula. Como se trata de uma juíza totalmente alinhada com Sergio Moro, que a escolheu a dedo, e como o processo de Atibaia foi preparado com mais esmero que o do triplex, não resta dúvida que outra condenação se avizinha, talvez antes do fim do ano.

4) Lava Jato de Curitiba, já sob a batuta de Gabriela Hardt, deflagra a sua 56ª fase. A operação, batizada “Sem Fundos”, abre um novo e grande flanco de ataques ao PT, visto que o centro da denúncia é o desvio de dinheiro na construção de uma sede da Petrobras na Bahia, para campanhas do partido.

A manchete de capa do blog do Fausto, que é uma espécie de canal oficial da Lava Jato, deixa bem claro onde se quer chegar.



Entre os presos está Marice Correa Lima, ex-dirigente do partido e cunhada do ex-tesoureiro do PT, João Vaccari. Ela é acusada de ser “operadora” de propinas para o PT. Valdemir Garreta, qualificado nas reportagens sobre a operação como “marketeiro do PT”, também foi preso. Garreta é sócio da Rentalcine, empresa que apareceu na mídia no início do outubro deste ano como tendo recebido R$ 4,9 milhões da campanha de Haddad. Garreta também já foi sócio de Rui Falcão, ex-presidente do PT e hoje deputado federal. Sua volta às páginas policiais atinge o PT sob vários ângulos.

Abaixo as duas representações do Ministério Público e a decisão da juíza autorizando as prisões.

Representação 1
Representação 2
Decisão da juíza

A operação foi preparada em grande estilo, com direito a coletiva de imprensa e tudo.

É bom lembrar que, com a perda do estado de Minas Gerais, a Bahia é o estado mais importante governado pelo PT. É onde também Haddad colheu seus melhores resultados, tanto no primeiro como no segundo turno.

0 comentários: