terça-feira, 29 de janeiro de 2019

É certa a indicação de Lula ao Nobel da Paz

https://www.humanite.fr/
Por Eduardo Guimarães, no Blog da Cidadania:

Para que Lula vença a disputa pelo Nobel da Paz de 2019, falta muito. Apesar de ser mundialmente reconhecido por ter promovido a maior redução da pobreza, da miséria e da desigualdade que já se viu, as questões políticas que envolvem essa premiação dificultarão a vitória. Mas que ele será indicado ao prêmio, isso já é praticamente certo.

A mera indicação de Lula ao Nobel da Paz causará um terremoto político no Brasil – quantos brasileiros você acha que já foram indicados para receber a premiação internacional mais cobiçada do mundo?

Imaginem a imagem internacional do regime que encarcerou – e que vem endurecendo – a prisão de um homem cujo único “crime” provado foi melhorar a vida de dezenas de milhões de brasileiros pobres.

Pois nesta terça-feira, 29 de janeiro, a candidatura do ex-presidente ao Nobel da Paz ganhou um destaque internacional enorme devido ao apoio de um dos mais importantes jornais políticos do mundo, o francês L’Humanité (A Humanidade).


https://www.humanite.fr/bresil-le-president-lula-propose-pour-etre-le-nobel-de-la-paix-667064


Quem deu a notícia no Brasil foi o site da Rádio França Internacional (RFI), que leva notícias do país europeu a uma infinidade de países mundo afora



Diz a RFI que “O jornal francês L’Humanité, alinhado à esquerda francesa, traz uma imagem do ex-presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva em matéria de capa desta terça-feira (29), com o título ‘Nobel da Paz para Lula!’”.

O periódico lembra que mais de meio milhão de pessoas já assinaram a petição online lançada pelo artista e militante argentino Adolfo Pérez Esquivel, ele mesmo laureado pela Academia suíça em 1980 por seu engajamento contra a ditadura militar na Argentina (1976-1983)”

L’Humanité (A Humanidade) – ou, na sua forma abreviada e coloquial, L’Huma – é um diário francês fundado em 1904 pelo histórico dirigente socialista Jean Jaurès.

A matéria do L’Humanité, diz:

“Estimulado pelo vencedor do Prêmio Nobel da Paz em 1980, o artista argentino Adolfo Pérez Esquivel, a petição já reuniu cerca de 500.000 assinaturas, incluindo os sociólogos Jean Ziegler e Eric Fassin, Angela Davis de o ator Danny Glover, o lingüista Noam Chomsky e o sindicato UGTT. Segundo eles, os programas Fome Zero e Bolsa Família foram os principais responsáveis ​​pela queda das taxas de desnutrição no país (de 11% em 2002 para menos de 5% em 2007), bem como a redução dos índices de desnutrição. a extrema pobreza que, segundo relatório da Fundação Getúlio Vargas (FGV), caiu 50,6% no período referente ao mandato de Lula. Isso permitiu que o país alcançasse o sucesso histórico de deixar o mapa da fome no mundo da ONU em 2014 “.

O Nobel da Paz depende, basicamente, do apoio de pessoas exatamente iguais àquelas que estão apoiando Lula aos montes, mundo afora.

O l’Humanité explica que parlamentares e ministros, chefes de Estado, membros da Corte Internacional de Justiça em Haia e da Corte Permanente de Arbitragem em Haia, ou mesmo professores, reitores e diretores de universidades são os que decidirão quem ganhará o Nobel da Paz deste ano. E o que mais há é pessoas como essas apoiando Lula.

Em algumas semanas, a política brasileira pode ser sacudida por um terremoto.

O governo nazifascista de Jair Bolsonaro, execrado até pela imprensa conservadora brasileira e apoiado apenas por ignorantes, empresários exploradores de trabalhadores humildes e corporações estrangeiras, vai fazer com que as cabeças pensantes do mundo deem um recado contunde ao regime brasileiro ao colocarem Lula na disputa pelo Nobel da Paz.

Confira a matéria em vídeo [aqui].

2 comentários:

Jose Carlos Lima disse...


FOI O SAVONAROLA - Mourão, presidente em exercício, concordou com o cumprimento da lei que garante o direito líquido e certo a Lula de ir ao velório de seu irmão Vavá, até mesmo por questão humanitária, disse .
No entanto a ordem para cercear o direito de Lula, veio de quem mesmo senão de Moro, que comanda a PF.
Moro, o partidarismo a maldade e a parcialidade no poder e que, repito, comanda a PF, cerceou, mais uma vez, o direito de Lula. Aliás, quando não tinha tantos poderes e curtia suas férias na Europa, fez das tripas coração para mpedir que o HC concedido a Lula fosse cumprido.

Lula é o principal símbolo de oposição a Moro e demais golpistas, inclua-se aqui os EUA e abutres. Para que a dinastia Bozo fosse eleita, Moro teve que prendê-lo sem que tenha cometido crimes.

O regime golpista, conduzido por uns bostas bananeiros, que só sabem rapinar o país e entregar nossas riquezas, se cagam de medo de Lula. Como diria Darcy Ribeiro: temos uma elite má, sovina, perversa, que não deixa o país avançar. Que o povo se organize e ponha abaixo esse circo de horrores....

A alegação de que a lei não poderia ser cumprida por falta de logística da PF de Moro foi o que retirou o direito líquido e certo de Lula:

Preso impedido de ir a enterro do pai por falta de funcionários será indenizado

Por Jomar Martins

O Estado responde objetivamente pelo descumprimento de ordem judicial, a teor do que dispõe o artigo 37, parágrafo 6º, da Constituição Federal. Logo, a falta de agir é causa direta e imediata de possível dano, o que implica reparatória à parte prejudicada. O fundamento levou a 10ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul a condenar o estado a pagar R$ 3 mil de indenização por danos morais a um detento impedido de ir ao enterro do pai. Mesmo com a autorização judicial, o juízo de origem negou a indenização, aceitando o argumento que não havia agente penitenciário para acompanhar o preso.

Para o colegiado, o diretor da casa prisional não poderia questionar a ordem judicial, mas apenas cumpri-la. Também refutou o argumento de falta de ‘‘efetivo funcional’’ para eximir o ente estatal de sua responsabilidade, tese aceita no primeiro grau.

‘‘Assim, evidenciando que a ordem judicial deixou de ser cumprida por falta de agentes públicos para realizar a escolta do autor, evidente a omissão específica em que incorreu o Estado, ensejando o dever de indenizar. Veja-se que, in casu, o Estado estava obrigado a agir, mas não o fez, configurando-se a falha na prestação de seus serviços’’, escreveu no acórdão o desembargador-relator Paulo Roberto Lessa Franz.

O tipo de dano causado ao detento-autor, na modalidade in re ipsa, conforme o relator, ‘‘dispensa maiores digressões’’ diante do presumível abalo psíquico. Assim, o abalo não precisa nem ser provado para a sua caracterização. O acórdão foi lavrado, à unanimidade, na sessão de julgamento realizada dia 25 de setembro.

O autor estava preso em regime fechado, no Presídio de Passo Fundo, quando soube da morte do pai. Por meio do seu procurador, pediu autorização do juiz da execução criminal para acompanhar a cerimônia de enterro, o que foi deferido.

Saiba mais

https://www.conjur.com.br/2014-out-27/preso-impedido-ir-enterro-pai-indenizado-estado

Anônimo disse...

Na maior torcida, apesar dos pesares... FORÇA LULA!