sexta-feira, 5 de abril de 2019

Bolsonaro já é rejeitado pela maioria

Por Eduardo Guimarães, em seu blog:

Confirmou-se mais uma previsão sobre Bolsonaro. Nova pesquisa Atlas informa que a rejeição ao seu governo (ruim e péssimo) ultrapassou a aprovação (bom é ótimo). É a terceira pesquisa consecutiva a mostrar forte queda da aprovação ao governo Bolsonaro, mas a primeira a mostrar rejeição maior que aprovação. Começou o inferno astral do governo fascista.

No mês passado, as pesquisas Ibope e XP/Ipespe já revelavam forte queda de Bolsonaro, de 15 pontos percentuais de janeiro para cá.






Agora, uma terceira pesquisa mostra verdadeiro derretimento da imagem do governo. Trata-se da pesquisa Atlas Político, que sempre antecipa tendências. Foi publicada pelo jornal espanhol El País.



A pesquisa mostra sinais preocupantes para o Governo Bolsonaro e para Sergio Moro. A maioria dos entrevistados, 68,9%, acredita que a criminalidade está aumentando, apesar do discurso linha-dura do ministro da Justiça e do presidente da República. E a maioria é contra a liberação do porte de armas.




Mas é a aprovação ao governo Bolsonaro que está derretendo. Em fevereiro, 38,7% consideravam o governo bom ou ótimo; em março, 36,1%; em abril, 30,5%. Já a rejeição subiu de 22,5% em fevereiro para 27,1% em março e 31,2% em abril. E também é muito ruim para Bolsonaro o percentual de avaliação regular, de 29,6% em fevereiro para 32,4% em abril.



Como a avaliação “regular” subiu junto com a avaliação “ruim/péssimo”, nota-se que muitos deixaram de considerar o governo bom ou ótimo e passaram a achar ou ruim/péssimo ou “regular”, de forma que é lícito somar ruim/péssimo a regular, o que perfaz uma avaliação negativa para Bolsonaro de nada mais, nada menos do que 63,6%…

Até o site bolsonarista “O Antagonista” se rendeu à situação dramática de um governo que mal chegou aos primeiros 90 dias.



Bolsonaro, a partir de agora, pode esperar vida dura no Congresso. E pode dar adeus à reforma da Previdência. Vai ter que rebolar para fazer o Congresso aprovar uma medida amplamente repudiada pela esmagadora maioria dos brasileiros e ainda por obra de um governo mais rejeitado do que aprovado.

Enquanto isso, Bolsonaro continua praticando toda sorte de asnices. Acaba de enviar carta malcriada à ONU criticando a entidade por ter recriminado a recomendação do governo para que os militares comemorassem as torturas, assassinatos, estupros e corrupção desbragada da ditadura militar.

O organismo multilateral limitou-se a comentar que é incomum a manifestação de um país falar em nome do presidente da República em vez de falar em nome do Estado brasileiro. Mais um vexame internacional a que esse idiota submete o Brasil. Por sorte, pelo andar da carruagem logo, logo nos veremos livres dele.

Confira a matéria em vídeo [aqui].

0 comentários: