quinta-feira, 13 de agosto de 2020

A comunicação contra o fascismo

Por Manuel Domingos Neto

O avanço mundial da direita foi impulsionado por novos recursos de comunicação.

No Brasil, sentimos a formidável capacidade desta onda sinistra que levou à criminalização da esquerda, ao impeachment de Dilma, à eleição fraudulenta de um fascista e ao desmantelo do Estado.

A resiliência de Bolsonaro mostra que não estamos diante de força sem importância.

A extrema-direita marca pontos à frente do campo democrático no que diz respeito à comunicação. Além de dominar as mídias tradicionais, consegue forte penetração em setores populares através das plataformas digitais.

Vejo, pois, com alegria a iniciativa do Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé de promover mais um curso de comunicação para derrotar o fascismo.

O empenho de Altamiro Borges (Miro), animador do Barão de Itararé, resultou na reunião de um time de primeira em matéria de Comunicação e de enfrentamento do bolsonarismo.

Miro é um veterano e respeitado jornalista. Sua vida foi pautada pela luta contra o atraso sem perder o bom humor.

O curso ocorrerá nos próximos dias 24, 25 e 26 deste mês. As vagas são limitadas.

Para os combatentes em favor da democracia, esta é uma maravilhosa oportunidade de ajustarem seus recursos de comunicação.

Alguns podem se interessar pela iniciativa tendo em vista as eleições. Mas o embate é bem mais amplo e árduo. Diz respeito ao futuro das próximas gerações. É preciso vacinar a sociedade contra o vírus do retrocesso social, contra as truculências institucionalizadas e contra a falta de perspectiva promissora.

Não é fácil derrotar a praga fascista. A última onda conservadora só foi detida com uma guerra que sacrificou milhões de pessoas.

Apenas lembrando as tenebrosas experiências do século XX aquilataremos a pertinência e o alcance desta iniciativa do Barão de Itararé!

0 comentários: