sexta-feira, 26 de agosto de 2022

Depois de Lula no JN, nada será como antes

Charge: Latuff
Por Bepe Damasco, em seu blog:

Antes de sua performance segura, envolvente, propositiva e espirituosa, na entrevista ao Jornal Nacional, Lula deparou como uma frase surpreendente de William Bonner, logo na introdução à primeira pergunta:

“O senhor não deve nada à justiça”.

Este reconhecimento não só foi o divisor de águas da entrevista, como também têm enorme potencial para influenciar a campanha daqui para frente.

Isso não é pouca coisa.

Líder da caçada ao ex-presidente, o Grupo Globo acabou se curvando às evidências escancaradas pela suspeição de Moro e a inocência de Lula atestada em 21 processos pelo Judiciário.

Para além de ter poupado Lula de detalhar cada uma dessas sentenças, empreitada para a qual havia se preparado, o fato de a Globo ter “enfiado a viola no saco” joga um balde água gelada sobre a estratégia de campanha de Bolsonaro, centrada em tentar colar em Lula a pecha de corrupto.

De quebra, manieta e isola ainda mais o desesperado Ciro Gomes, que não sabe fazer outra coisa na campanha que não seja ofender Lula.

Vencida a etapa da entrevista ao JN, Lula parte ainda mais seguro e relaxado para o primeiro debate, neste domingo, na Band. Até adversários admitem que Lula caminha a passos largos para a vitória.

E com chances reais de liquidar a fatura no primeiro turno.

*****

As garras de Marco Aurélio

Depois que se aposentou, o ex-ministro do STF Marco Aurélio Mello resolveu mostrar as garras de militante da extrema-direita. Nesta toada, já declarou voto em Bolsonaro, atacou as cartas pela democracia e defendeu a liberdade de expressão dos que atentam contra o regime democrático. Primo de Fernando Collor, Marco Aurélio, na maioria das votações do Supremo, era voto vencido. Ainda bem.

Nada de celular

Com o sigilo do voto e o assédio miliciano sobre os eleitores não se brinca. Mesmo que alguns a considerem um exagero, vai na direção certa a decisão do TSE de proibir o eleitor de entrar com aparelho celular na cabine de votação. Mas um espírito de porco pergunta: “e se o eleitor levar mais de um celular, entregar um deles apenas para o mesário e entrar com o outro?” Bom, neste caso, ele estará cometendo crime eleitoral. Simples assim.

Moraes com antena ligada

A advogada Paola da Silva, mulher de Daniel Silveira, divulgou em suas redes sociais um vídeo do marido com ataques ao ministro Alexandre Moraes e ao STF. A artimanha visava escapar das sanções impostas pelo atual presidente do TSE ao deputado bolsonarista, que impedem que ele acesse suas redes. Rápido no gatilho, Moraes determinou o bloqueio também das redes de Paola. Silveira agora diz que vai passar a postar um vídeo por dia pegando carona nas contas de parentes e amigos. Tente a sorte, então, deputado.

Guerra jurídica às fake news

Os advogados da campanha de Lula não vêm tendo vida fácil na luta contra a disseminação de fake news por parte dos apoiadores de Bolsonaro. O Diário do Centro do Mundo informa que, desde o dia 16 de agosto, já foram apresentados ao TSE 24 pedidos de exclusão de conteúdos falsos e difamatórios nas redes sociais. A campanha petista entrou também com ação para a remoção de um outdoor exibido em Porto Alegre que liga partidos de esquerda ao PCC, entre outras calúnias.

0 comentários: