quinta-feira, 24 de novembro de 2022

Imprensa mundial alerta para golpe no Brasil

Charge: Serko
Por Altamiro Borges


Nos últimos dias, a imprensa internacional tem registrado que está em curso uma nova onda golpista no Brasil. O áudio vazado de Augusto Nardes, o ministro agrotroglodita do Tribunal de Contas da União (TCU), os relinchos do general Braga Netto e, principalmente, a ação do PL do vigarista Valdemar Costa Neto questionando 279 mil urnas eletrônicas serviram de alerta para o risco de golpe no país.

A agência de notícias Associated Press, por exemplo, relata que "Jair Bolsonaro contesta a derrota nas eleições e pede à autoridade eleitoral que anule os votos de mais da metade das urnas eletrônicas utilizadas” no segundo turno. Já a Reuters pondera que a choradeira de “Bolsonaro parece improvável de ir longe, já que a vitória de Lula foi ratificada pelo TSE e reconhecida pelos principais políticos do Brasil e aliados internacionais... Ainda assim, poderia alimentar um movimento de protesto pequeno”. E a agência Bloomberg, mais voltada aos abutres financeiros, destaca que a iniciativa do PL, partido do “capetão”, impacta negativamente o chamado mercado com a queda das ações brasileiras.

O espasmo golpista é notícia nos principais veículos do mundo. O jornal britânico The Guardian ironiza a nova ação “sem sentido” do presidente derrotado. “Tribunal ratificou os resultados do segundo turno, mas auditoria de reivindicações do titular encontrou sinais de 'mau funcionamento' em algumas máquinas de votação”. Já o Financial Times registra que “o populista de extrema direita foi derrotado em 30 de outubro por seu rival de esquerda e ex-líder nacional Luiz Inácio Lula da Silva, que obteve 50,9% dos votos na eleição presidencial mais acirrada da história do país sul-americano”.

"Pedido de socorro para extraterrestes"

O jornal francês Le Monde também trata da medida do PL. “O Partido Liberal, evocando ‘disfunções’, pede ao Tribunal Superior Eleitoral a invalidação dos votos de mais de 280 mil urnas eletrônicas. É improvável que esse apelo seja bem-sucedido”. Em outra reportagem, o diário alerta: “Se Bolsonaro tem sido discreto desde sua derrota eleitoral contra Lula, as forças extremistas que ele representa permanecem fortemente implantadas na sociedade brasileira... E isso vai pesar na vida política futura do país”. Já o Libération é outro veículo francês a destacar a contestação golpista à vitória de Lula.

O espanhol La Vanguardia, porém, parece não acreditar muito na nova onda golpista no Brasil. “Vídeo veiculado nas redes sociais mostra apoiadores do presidente brasileiro apontando flashes para o céu e pedindo ‘socorro’”, ironiza o jornal. O Diário de Notícias, de Portugal, também debocha do “pedido de ajuda para extraterrestre” dos bolsonaristas e da solicitação do PL de anulação parcial das urnas apenas do segundo turno. Apesar das gozações, todos os veículos registram o novo espasmo golpista no Brasil!

0 comentários: