sexta-feira, 8 de setembro de 2023

Justiça penhora contas da Igreja Renascer

Teto da Igreja Renascer que desabou em janeiro de 2009
Por Altamiro Borges


No final de agosto, a Justiça decidiu penhorar as contas da Igreja Renascer em Cristo, que é comandada pelo “apóstolo” Estevam Hernandes e pela “bispa” Sônia Hernandes. O casal bolsonarista, que ficou famoso por liderar a “Marcha para Jesus”, que ocorre há 31 anos e atrai multidões nas ruas de São Paulo, não pode mais recorrer. De acordo com o processo judicial, a seita neopentecostal tem uma dívida de R$ 1,1 milhão.

Segundo relembra Rogério Gentile em matéria no site UOL, “catorze anos depois do desabamento que matou nove pessoas, a Igreja Renascer ainda não pagou a indenização total determinada pela Justiça a uma fiel que sofreu um edema cerebral e ficou quarenta dias na UTI... No dia 18 de janeiro de 2009, a fiel aguardava o início do culto no templo da avenida Lins de Vasconcelos, na Aclimação, quando o teto da igreja cedeu totalmente. Atingida na cabeça, teve de passar por uma cirurgia craniana e sofreu diversas complicações. Além das nove mortes, cerca de 100 pessoas ficaram feridas, de acordo com relatos da época”.

O processo contra a igreja, fundada em 1986, transitou em julgado em 2017 – portanto, não cabe mais recurso em relação ao mérito. Como não foi feito o pagamento integral da indenização, na semana passada o juiz Sérgio da Costa Leite determinou a penhora das contas bancárias da seita. Segundo informa o jornalista, “apenas R$ 59 mil foram encontrados. O valor foi transferido para uma conta judicial e, se não houver contestação, será repassado à vítima. Outras medidas contra a Renascer ainda podem ser adotadas”.

O casal Hernandes, conhecido por suas picaretagens – em 2007, Estevam e Sônia foram presos no Aeroporto de Miami (EUA) escondendo milhares de dólares não declarados dentro de um exemplar da Bíblia –, jura que não tem culpa pelo desabamento da igreja sem manutenção. Também questiona o cálculo da atualização da dívida. “Em nenhum momento a Renascer tenta fugir da obrigação”, afirmou sua defesa na maior caradura.

0 comentários: