domingo, 30 de junho de 2024

Desemprego cai ao menor patamar em dez anos

Foto: Ricardo Stuckert/PR
Por Altamiro Borges


Divulgada nesta sexta-feira (28) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD-Contínua) mostra que a taxa de desemprego no Brasil caiu para 7,1% no trimestre encerrado em maio. É o melhor resultado para esse período desde 2014. Em relação ao trimestre anterior, encerrado em fevereiro, houve queda de 0,7 ponto percentual na taxa de desocupação, que era de 7,8%. No mesmo trimestre de 2023, a taxa era de 8,3%.

Lula e o financiamento da mídia alternativa

Foto: Alex Capuano/CUT
Do site do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC):


O Brasil ainda vive uma ameaça real de tomada pelo fascismo que precisa ser enfrentada também no campo da comunicação. Sem um projeto capaz de garantir a pluralidade e diversidade comunicacional, o campo democrático e as esquerdas não conseguirão enfrentar a extrema direita, cada vez mais ambiciosa, articulada em nível global e aliada às big techs. Essa foi a principal linha de raciocínio dos palestrantes da mesa “Jornalismo e comunicação popular como instrumentos para o fortalecimento da democracia”, que abriu a programação da 25ª Plenária Nacional do FNDC, neste sábado (29/6).

Sindicalização permanece em queda no Brasil

Charge: Laerte
Por André Cintra, no site Vermelho:

As taxas de sindicalização no Brasil, em queda constante desde 2016, sofreram um novo revés no primeiro ano do governo Lula. O País terminou 2023 com apenas 8,4 milhões de trabalhadores sindicalizados – o equivalente a 8,4% da população ocupada.

É o que aponta a nova Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua, divulgada na sexta-feira (21) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). O patamar atual é o menor da série histórica, iniciada em 2012, quando o Brasil tinha 89,7 milhões de pessoas ocupadas, sendo 16,1% sindicalizadas. Em 11 anos, a taxa de sindicalização caiu praticamente à metade.

A síndrome armamentista de Israel

Charge: Kashmir Crown
Por Jair de Souza


À primeira vista, temos um fato inexplicável. Um povo inteiramente desarmado, desamparado, quase que sem nenhum recurso bélico ao qual recorrer, trava um conflito com uma das mais bem equipadas máquinas de guerra já montadas ao longo da história. Porém, curiosamente, quem bota a boca no trombone e cobra uma ajuda ainda maior em termos de armamentos é aquele que já possui a gigantesca máquina bélica, e não o que se encontra inteiramente desarmado.

Evidentemente, estamos nos referindo ao atual conflito que envolve o povo palestino e o sionista Estado de Israel. É incrível que, após mais de 40.000 civis palestinos, a maioria deles crianças e mulheres, terem sido assassinados pelas bombas, morteiros e tiros de fuzis disparados pelas forças militares israelenses, os últimos continuem fazendo pressão junto a seus aliados para que o fluxo de armamentos não só não seja interrompido, mas incrementado.

Comunicação popular fortalece a democracia

sexta-feira, 28 de junho de 2024

Olavo de Carvalho volta ao noticiário

Por Altamiro Borges


O falecido filósofo de orifícios Olavo de Carvalho, guru das milícias bolsonaristas, voltou ao noticiário nesta semana. Desta vez, por culpa do seu filhote. Em longa reportagem, a coluna de Guilherme Amado no site Metrópoles revelou que “quatro mulheres entrevistadas nas últimas semanas afirmam ter sido vítimas de estupros, tortura física e psicológica cometidas pelo astrólogo e empresário Tales de Carvalho, filho do escritor Olavo de Carvalho e um dos proprietários da escola de cursos Instituto Cultural Lux et Sapientia (ICLS)”.

O golpe na Bolívia e os culhões de Salles

Charge: Fraga
Por Altamiro Borges


Até a noite desta sexta-feira (28), mais de 550 mil internautas já tinham aderido ao abaixo-assinado que pede a cassação do mandato do deputado Ricardo Salles (PL-SP). Logo após a tentativa de golpe na Bolívia, o fascista festejou no X, antigo Twitter: “En Bolívia las melancias tienen cojones”. Melancia é a forma pejorativa como os tapados bolsonaristas se referem ao Exército – verde por fora e vermelho por dentro. Para o ex-ministro da devastação ambiental de Jair Bolsonaro, os militares bolivianos teriam culhões, já os brasileiros são covardes!

Assange e Banco Central estão soltos

Bolsonaristas quebraram a cara na Bolívia

Eleição na França e golpe frustrado na Bolívia

RS e a desinformação nas enchentes

Neo industrialização: a bala de prata de Lula

quinta-feira, 27 de junho de 2024

Trabalho precário enfraquece os sindicatos

Charge: Amorim
Por Nivaldo Santana, no site Vermelho:


A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua) realizada pelo IBGE aponta que o número de trabalhadores sindicalizados no Brasil caiu para 8,4 milhões, 8,4% dos 100,7 milhões de ocupados no país.

A pesquisa, divulgada no último dia 21 de junho, mostra que em onze anos, de 2012 até 2023, diminuiu em 6 milhões o número de sindicalizados. Entre 2022 e 2023, a queda foi de 713 mil.

O movimento sindical tem a responsabilidade política de analisar as causas deste fenômeno de regressão no número de sindicalizados – e consequente enfraquecimento sindical – e buscar saídas para reverter este quadro.

Os pesquisadores do IBGE contribuem para o debate levantando hipóteses explicativas para essa queda acentuada no número de trabalhadores associados às suas entidades de classe.

Deportação de família palestina atende FBI

Reprodução
Por Jeferson Miola, em seu blog:

A deportação do cidadão palestino Muslim Abuumar, sua esposa grávida de sete meses, mais seu filho de seis anos e a sogra de 69 anos está repleta de ilegalidades.

A deportação contraria a Lei de Migração, nº 13.445/2017, que define que “ninguém será impedido de ingressar no País por motivo de raça, religião, nacionalidade, pertinência a grupo social ou opinião política” [art. 45, parágrafo único].

Não foram observados os procedimentos judiciais, os prazos legais e o direito à ampla defesa e ao devido processo legal [artigo 48].

O parágrafo 1º do artigo 50 da Lei estabelece que “a deportação será precedida de notificação pessoal ao deportando, da qual constem, expressamente, as irregularidades verificadas e prazo para a regularização não inferior a 60 (sessenta) dias”.

Jornalões fogem de Assange

Foto postada no twitter de Stella Assange
Por Moisés Mendes, em seu blog:

Procurem nos editoriais de Folha, Globo e Estadão, paladinos da liberdade de imprensa (para grampear Dilma), uma linha, uma só, sobre a libertação de Julian Assange.

Assange livre é um constrangimento para a farsa das liberdades defendidas pelos jornalões, com o mesmo molde do discurso bolsonarista.

O sentimento do que possa ser liberdade é compartilhado hoje do mesmo jeito por Bolsonaro, Folha, Globo, Estadão e Steve Bannon. Como farsa.

Em desespero, Ucrânia e EUA escalam a guerra

Charge: Paco Baca/Cartoon Movement
Por Marcelo Zero, no site Brasil-247:


Como previsto, a guerra na Ucrânia está escalando a níveis muito perigosos.

O fracasso militar da contraofensiva ucraniana e diplomático da conferência de “paz” na Suíça, o isolamento de Zelensky na chamada “maioria global”, a falta de efetividade das sanções econômicas contra a Rússia, a crescente insatisfação com os custos do conflito na Europa e nos EUA etc. estão levando o Ocidente a medidas temerárias, que ameaçam aprofundar e ampliar uma guerra que envolve potências nucleares.

O ataque à cidade de Sebastopol, na Crimeia, com mísseis estadunidenses ATACMS carregados de bombas de fragmentação deixou um rasto de cinco mortos, inclusive duas crianças.

Obviamente, o alvo não era militar, o que agrava o ataque.

Sindicalize-se!

Charge: Laerte
Por João Guilherme Vargas Netto


A taxa de sindicalização, que é a porcentagem dos trabalhadores associados aos sindicatos em relação ao número de ocupados ou empregados, vem caindo no Brasil desde 2017 e aceleradamente nos últimos anos.

Quando analisamos a série histórica do IBGE, que vem desde 2012 e merece ser estudada criteriosamente, constatamos um período inicial de estabilidade na taxa (em torno de 15%) que durou cinco anos (quase metade do período) e depois vem a queda continuada e acelerada, chegando aos 8,4% em 2023, anunciados agora.

São três os fatores principais que influem na taxa de sindicalização (cada um agindo sobre os outros): ideológicos, estruturais e políticos – acrescidos todos pela própria vontade de recrutamento das direções sindicais.

A desinformação como modelo de negócio

Charge: Keyvan Varesi/Cartoon Movement
Por Ergon Cugler, no Jornal da USP:


Em 2020, o mundo assistiu perplexo ao avanço não apenas do vírus sars-cov-2 durante a pandemia da covid-19, mas também aos efeitos da desinformação e da desordem informacional tomando conta das arenas públicas. Eis então que o termo “infodemia” é alavancado, representando um grande fluxo de informações que se espalham através do ambiente digital e sobrecarregam a sociedade com distintas e antagônicas “versões dos fatos”.

Dinheiro público só para a mídia hegemônica

Charge: Namal Amarasinghe
Por Elaine Tavares, no site Pobres e Nojentas:

Santa Catarina abriga pouco mais de sete milhões de pessoas e é considerado um estado bastante conservador. Conforme dados da Anatel, têm 300 emissoras de rádio funcionando, as quais, principalmente as do interior do estado, detêm importante espaço na manufatura da opinião pública. Na área da televisão, são 24 retransmissoras, igualmente atuando de maneira decisiva na formação da opinião pública catarinense. Obviamente que a expressiva maioria destas emissoras de rádio e TV são empresas comerciais, que existem dentro da lógica do capital, para produzir lucros aos seus donos. Justamente por isso é absolutamente comum que estejam alinhadas aos grupos dominantes no campo da política. E, como desvelou Karl Marx, sendo o estado o balcão de negócios da burguesia, é também “natural” que os donos da comunicação em Santa Catarina façam parte da partilha dos recursos públicos.

terça-feira, 25 de junho de 2024

A libertação de Assange e a covardia da mídia

Charge: Latuff/247
Por Altamiro Borges


Após passar 1.901 dias preso injustamente na penitenciária de segurança máxima de Belmarsh, na Inglaterra, finalmente o jornalista Julian Assange, fundador do Wikileaks, foi libertado nesta segunda-feira (24). Ele corria o risco de ser deportado aos EUA para cumprir uma pena fixada em 175 anos de cadeia e para morrer nas masmorras do império – numa das maiores aberrações judiciais dos últimos anos. Para conquistar sua soltura, ele concordou em se declarar culpado por “disseminação ilegal de material de segurança nacional”.

PF indiciará Carluxo por espionagem da Abin

Charge: Aroeira
Por Altamiro Borges


A TV CNN-Brasil noticiou nesta terça-feira (25) que a Polícia Federal considera já ter elementos suficientes para indiciar o vereador Carlos Bolsonaro (PL-RJ), o filhote 02 do ex-presidente fascista, por espionagem ilegal no caso conhecido como “Abin Paralela”. O ex-chefão do famigerado “gabinete do ódio”, chamado pelo próprio paizão de “pitbull”, pode finalmente sofrer alguma punição por suas práticas criminosas.

Rede X é multada; Google e Telegram se livram

Imigração definirá eleições nos EUA e França?

O significado da libertação de Assange

Regulação da IA avança com controvérsias

Polícia investiga vereador amigo do MBL

STF poderá barrar os projetos bolsonaristas?

Como fazer com que a Cultura chegue a todos

Lula celebra libertação de Assange

PF se curva ao FBI

segunda-feira, 24 de junho de 2024

Marçal convoca guerra contra Nunes. Fake?

Charge: Bruno Struzani/Desenho Ladino
Por Altamiro Borges


Em um ato neste domingo (23) em frente ao Museu de Arte de São Paulo (Masp), o coach bolsonarista Pablo Marçal (PRTB) convocou seus fiéis seguidores para uma “guerra” contra o também bolsonarista Ricardo Nunes (MDB), o prefeito anódino da capital paulista. Resta saber se toda essa valentia é para valer ou se o empresário espertalhão está apenas valorizando seu passe – elevando o seu preço no mercado pré-eleitoral. Na sucessão presidencial de 2022, ele também bravateou um bocado e depois deu apoio ao fascista Jair Bolsonaro.

Policial denuncia reuniões da PM na Universal

Tensões entre Rússia e EUA aumentam

Blogueiros sujos mudaram a história do país

domingo, 23 de junho de 2024

Policial denuncia reuniões da PM na Universal

PMs na Universal. Reprodução da internet
Por Altamiro Borges


O site UOL revelou na semana passada que “o policial militar Marco Aurélio Bellorio, de 43 anos, entrou com um processo na Justiça dizendo ter sido obrigado a participar de reuniões da corporação em um templo da Igreja Universal do Reino de Deus [Iurd] em São Paulo. Bellorio, que é católico, afirmou à Justiça que a obrigatoriedade fere a sua liberdade de crença e que a medida configura abuso de poder. Disse que, pelo fato de não ter comparecido a uma das reuniões, passou a ser alvo de um procedimento administrativo”.

Portal identifica discurso de ódio nas redes

Ilustração do site "Ódio ou Opinião?"
Por Altamiro Borges


O Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania lançou na semana passada o site “Ódio ou Opinião?”. Como explica o próprio portal, a iniciativa visa “conscientizar toda a sociedade no combate ao ódio e ao extremismo. A ação tem o objetivo de mostrar que uma simples opinião é diferente de episódios em que há discurso de ódio, além de ressaltar que a liberdade de expressão tem limite quando afeta alguém de forma criminosa”.

Entre outros conteúdos, a página orienta os internautas sobre as várias formas de denunciar e combater essas práticas criminosas no ambiente digital. Ela ainda contém dados atualizados sobre a violência online no Brasil, retirados do Observatório Nacional dos Direitos Humanos, orientações de como identificar o discurso de ódio, dicas de como adotar condutas respeitosas na internet e um tutorial para denunciar violações pelo Disque 100.

Rede X é multada; Google e Telegram se livram

Charge: Kelsey Dake
Por Altamiro Borges


A rede X, do bilionário fascista Elon Musk, está na mira do Supremo Tribunal Federal; já o Google e o Telegram não têm do que reclamar do judiciário nativo. Na semana passada, o ministro Alexandre de Moraes, do STF, aplicou uma multa de R$ 700 mil ao antigo Twitter, que desrespeitou decisão de bloqueio de conteúdo contrário ao presidente da Câmara Federal, deputado Arthur Lira (PP-AL).

Segundo registro do site Metrópoles, “a empresa tem cinco dias para pagar o valor e para apagar a publicação determinada, caso contrário, a multa aumentará R$ 200 mil por dia que a decisão não for cumprida. A intimação ocorre após a determinação da remoção imediata de um conteúdo com informações falsas sobre o presidente da Câmara, Arthur Lira, publicada na rede social de Musk. A postagem acusava Lira falsamente de estupro”.

A blitz do establishment contra Lula

Foto: Ricardo Stuckert
Por Jeferson Miola, em seu blog:

As oligarquias dominantes ficaram viciadas no padrão obsceno de apropriação do orçamento e dos fundos públicos, e não aceitam viver sem o patamar de pilhagem que se acostumaram depois de derrubarem a presidente Dilma com a fraude do impeachment.

O assalto voraz ao butim é um caso de dependência existencial.

Com o golpe de 2016 o establishment [i] interrompeu o ciclo de modernização do Brasil com inclusão social iniciado no primeiro governo Lula, em 2003; [ii] rasgou a Constituição Cidadã, e [iii] instituiu o regime brutal de espoliação da renda nacional às custas da austeridade nos gastos sociais.

Trump promete ser pior

Charge: Thiago/Cartoon Movement
Por Marcelo Zero, no site Brasil-247:


Com as eleições estadunidenses bastante próximas, muitos se perguntam como seria a política externa de Trump e como ela poderia afetar o mundo e o Brasil.

Alguns analistas, sem uma fundamentação sólida, argumentam que uma futura administração Trump poderia ser mais pragmática e menos agressiva que a atual administração Biden, especialmente em alguns campos, como o do conflito ucraniano.

Pois bem, recente artigo publicado na Foreign Affairs parece sepultar essa expectativa infundada.
Intitulado The Return of Peace Through Strength-Making the Case for Trump’s Foreign Policy (O Retorno da Paz Através da Força-Defendendo a Política Externa de Trump), e assinado por Robert C. O'Brien, que foi Conselheiro de Segurança Nacional de Trump entre 2019 e 2021, o artigo surpreende pela agressividade bastante crua.

A Conferência de paz dos senhores da guerra

Coalizão de extrema direita/
Por Jair de Souza

Há poucos dias, foi realizada na Suíça uma conferência de cúpula com o objetivo declarado de buscar caminhos para alcançar a paz no conflito bélico em curso em território ucraniano.

O ponto mais curioso da citada reunião é que ela foi idealizada, planejada e custeada pelas forças mais belicistas existentes em nosso planeta. Na verdade, tratou-se mesmo de uma aglomeração de típicos senhores da guerra, que apelavam para o selo da paz como um descarado pretexto para instigar o prosseguimento da guerra.

Como esperado e em conformidade com os desejos não declarados, mas plenamente conhecidos, de seus promotores, o principal objetivo prático do evento era o de forjar um amplo leque de apoio às forças mais belicistas, mais imperialistas e mais intervencionistas que a história da humanidade já conheceu: o poderio militar dos Estados Unidos e de seus subordinados da OTAN, em seu intuito de reverter a fragorosa derrota que estão sofrendo na Ucrânia, uma vez que Zelensky e seus batalhões neonazistas não estão dando conta da tarefa que lhes foi atribuída no enfrentamento direto contra a Rússia.

Tributação: Quem paga essa conta?

Israel dissolve gabinete de guerra

O agro é destruição ambiental

sexta-feira, 21 de junho de 2024

Parabéns, metalúrgicos (as) e bancárias (os)

Arte: Contraf
Por João Guilherme Vargas Netto


Quero fazer meus os termos da indiscrição de Rubens Ricupero, trinta anos atrás e falar de coisas boas sem mencionar as desagradáveis.

A primeira grande notícia é a aprovação pelos metalúrgicos da Renault, no Paraná, depois de uma greve que durou um mês inteiro e dirigidos pelo sindicato da Grande Curitiba (filiado à FS), do acordo coletivo que costeou a intransigência da empresa garantindo aumento real nos salários e no vale mercado, uma PLR de 25 mil reais e melhorias nas condições de saúde e segurança com postos de trabalho humanizados.

A jogada de Putin no xadrez asiático

Mídia dos ricaços festeja supertaxa de juros

Cid diz que repassou dinheiro para Bolsonaro

quinta-feira, 20 de junho de 2024

As picaretagens do pastor André Valadão

Por Altamiro Borges


O “pastor” André Valadão, líder da sinistra Igreja Batista da Lagoinha, adora lacrar para ganhar fiéis nos templos e seguidores nas redes digitais. Nesta terça-feira (18), o mercador da fé voltou a bombar na internet num vídeo em que orienta os pais a não mandarem seus filhos à faculdade. Na sua pregação contra o estudo, ele rosna que as escolas destroem a vida dos jovens e que, por isso, é melhor que eles ‘vendam picolé na garagem”. O difusor de ódio e preconceitos ainda insinua que a educação pode transformar as mulheres em “vagabundas”.

Deputada bolsonarista Silvia Waiãpi é cassada

Reprodução da internet
Por Altamiro Borges


Por unanimidade, o Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP) cassou nesta quarta-feira (19) o mandato da deputada federal Silvia Waiãpi (PL-AP). O motivo da queda da bolsonarista é dos mais bizarros. Ela foi acusada de utilizar verba do fundo eleitoral para um procedimento de harmonização facial durante o pleito de 2022. Ainda cabe recurso da decisão ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

De acordo com a ação julgada no TRE, Silvia Waiãpi teria ordenado que uma assessora repassasse R$ 9 mil para um cirurgião-dentista depois de receber recursos oriundos do Fundo Especial de Financiamento de Campanha (FEFC). “Foram realizados, segundo o Ministério Público Eleitoral (MPE), dois repasses no dia 29 de agosto daquele ano. O primeiro, no valor de R$ 2 mil, e o segundo, na quantia de R$ 7 mil”, relata o jornal Estadão.

Avanço fascista e o combate do nosso tempo

Charge: Marcelo Chamorro/IranCartoon
Por Roberto Amaral, em seu blog:

“(...) Nossas ações são voluntárias, mas nem sempre são escolhas” – Jodi Dean (Camaradas. Boitempo Editorial)

O espectro que ronda o mundo, desrespeitando diversidades de desenvolvimento econômico, é a doença do capitalismo maduro. Mais do que uma disfunção, o fascismo é receita para enfrentar as crises impostas pela sua incapacidade de solver a questão social, que mais se agrava quanto mais cresce a expansão imperialista e os duelos hegemônicos.

As barreiras dos oligopólios midiáticos

Reprodução da internet
Por Jair de Souza

Seguindo em seu implacável propósito de impedir que fontes de informação independentes do controle imperialista possam estar disponíveis para o conjunto da população, foi retirado das redes o vídeo que havíamos postado com tradução e legendas em português sob o título de “A arte de demonizar os inimigos do imperialismo e endeusar seus aliados”.

Embora a eliminação de um material tão esclarecedor como o contido no citado vídeo seja uma medida das mais deploráveis, entendemos muito bem as razões que motivam os grandes conglomerados gringos que controlam a esmagadora maioria das plataformas de comunicação nas redes digitais e nos meios mais tradicionais a atuar desta maneira. Seus proprietários e diretores estão inteiramente cientes de que a informação veraz é um veneno mortífero para suas pretensões de continuar pondo e impondo as pautas que visam moldar e domesticar a consciência de nossa população.

Lula é o grande trunfo da comunicação

Foto: Ricardo Stuckert
Por Jeferson Miola, em seu blog:

Na entrevista de 50 minutos que concedeu à jornalista Cássia Godoy e ao jornalista Milton Jung no Jornal da CBN, o presidente Lula comprovou que é ele, em pessoa, o grande trunfo da política de comunicação do governo.

Lula tem uma inteligência notável, ele está anos-luz à frente do mais exímio dos maiores magos da propaganda e da arte de comunicar.

O governo pode até desenvolver as mais geniais campanhas de publicidade institucional, mas a eficácia da comunicação governamental com a população não será plena sem uma metodologia de comunicação política que tenha o próprio Lula como seu comunicador-âncora.

A locução direta e diária do Lula com a população por meio de quadros próprios e através de entrevistas a veículos diversos de rádio, TV e internet, ao estilo da concedida à CBN, é um instrumento poderoso para o agendamento dos elementos centrais da conjuntura no debate público nacional.

Sergio Moro do mercado financeiro

Charge: Aroeira/247
Por Moisés Mendes, em seu blog:

Sergio Moro tentou criar uma marca icônica, quando decidiu trabalhar para Bolsonaro. Na primeira aparição já como contratado, ao lado de Paulo Guedes, na entrada do condomínio da Barra da Tijuca, ergueu a mão direita só com os dedos indicador e médio na vertical.

Moro teve a petulância de se apresentar como o Jesus Cristo do bolsonarismo, enquanto acenava para os fotógrafos com os dois dedos dos milagres, levemente dobrados. Foi em 1º de novembro de 2018, quatro dias depois do segundo turno.

A foto foi parar nas capas de todos os jornais online. Com o uso grotesco de um clichê cristão, Moro acenava como se estivesse espargindo bênçãos.

quarta-feira, 19 de junho de 2024

Bolsonaristas visitarão Bannon na cadeia?

Xandão retira a proteção de Arthur Lira

Lula é aprovado por 36% dos brasileiros

Arthur Lira e o PL com ataque às mulheres

As relações entre Campos Neto e Tarcísio

Ruas e redes frearam PL dos Estupradores

Crescente apoio à Palestina isola Israel

A guerra mundial entre Lula e Campos Neto

domingo, 16 de junho de 2024

Estuprador bolsonarista sofre nova derrota

Por Altamiro Borges


O ricaço Thiago Brennand, que se jactava nas redes sociais de ser “armamentista, conservador e bolsonarista” e que atualmente reside na cadeia, segue sofrendo derrotas na Justiça. Na semana passada, ele foi condenado a pagar uma indenização de R$ 60 mil à advogada Gabriela Manssur. Em 2022, o empresário ficou famoso ao ser flagrado por câmeras de vídeo agredindo uma modelo numa academia de ginástica de São Paulo. Covarde, ele fugiu do país, mas foi preso em abril do ano passado nos Emirados Árabes e foi extraditado para o Brasil.

Streaming já supera SBT, Band e Record

Reprodução da internet
Por Altamiro Borges


Pesquisa da Kantar Ibope divulgada na semana passada revelou que o serviço de streaming já superou a soma das participações das emissoras Record, SBT e Bandeirantes no horário nobre. Em maio deste ano, a fatia das três redes de TV aberta na audiência nacional foi menor do que os conteúdos assistidos em plataformas como YouTube, Netflix ou na própria internet. Juntas, elas detiveram 21,3% de participação ante 23,2% do CSR, sigla usada pelo Kantar para classificar o streaming. A TV Globo permanece na liderança com 36,1% da audiência.

Bolsonaristas visitarão Steve Bannon na cadeia?

Charge: Kamensky/Cartoon Movement
Por Altamiro Borges


Por decisão da Justiça dos Estados Unidos, o neofascista Steve Bannon, ex-estrategista de Donald Trump, deverá ficar na cadeia por quatro meses. O juiz federal Carl Nichols determinou que ele se entregue até o final deste mês para cumprir a pena fixada. O ricaço foi julgado culpado por se recusar a cooperar com a investigação sobre os ataques terroristas ao Capitólio – a sede do Legislativo dos EUA –, em janeiro de 2021.

Steve Bannon não atendeu a uma intimação para depor ao comitê da Câmara dos Deputados que apura o caso. A sentença que condenou Steve Bannon, de outubro de 2022, foi assinada pelo mesmo juiz, que permitiu na ocasião que ele ficasse em liberdade enquanto recorria. Agora, porém, o magistrado ordenou que o trumpista se entregue para cumprir pena. Caso não cumpra a sentença, o terrorista será considerado como foragido.

Juiz de SC protege o censor Luciano Hang

Charge: Firuz Kutal
Por Altamiro Borges


Em nota divulgada nesta quinta-feira (13), a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) repudiou a decisão do juiz Gilberto Gomes de Oliveira Junior, de Santa Catarina, de censurar o site Metrópoles por uma reportagem que revelou mensagens de um grupo de WhatsApp em que empresários bolsonaristas tramavam um golpe militar em caso de vitória de Lula nas eleições de 2022 e atacavam o Supremo Tribunal Federal (STF) e Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O juiz atendeu a um pedido do censor Luciano Hang, vulgo Véio da Havan.

sábado, 15 de junho de 2024

Uma tragédia anunciada no Rio Grande do Sul

Regulação da IA é adiada no Senado

Globo, Folha e Estadão aderem a novo golpe

Lula enfrenta campo minado no Congresso

Elite adianta guerra política para derrubar Lula

Mídia está na ofensiva contra Lula-3

Sindicatos denunciam Ratinho Júnior na OIT

Foto: Bruna Durigan/APP Sindicato
Por Altamiro Borges

O governador bolsonarista do Paraná, Ratinho Júnior (PSD), teve sua imagem manchada nesta quinta-feira (13) durante a conferência anual da Organização Internacional do Trabalho (OIT), realizada em Genebra (Suíça). Seis centrais sindicais brasileiras (CUT, CTB, FS, UGT, CSB e NCST) apresentaram queixa contra o gestor truculento e privatista - que sonha em ser candidato à Presidência da República em 2026. O documento foi entregue no mesmo dia da visita do presidente Lula à OIT.

sexta-feira, 14 de junho de 2024

Bolsonarista da Bola de Neve está no inferno

Google e IA ameaçam a web

Roberto Campos Neto rasga a fantasia

Bolsonarista da Bola de Neve está no inferno

Arte: Vanessa Rosa (VA)/ONU Mulheres
Por Altamiro Borges


Nunca falha! Mais um pastor bolsonarista está enrolado na Justiça e vive um inferno astral. Nesta semana, a Justiça de São Paulo concedeu medida protetiva à pastora e cantora gospel Denise Seixas contra seu marido, Rinaldo Pereira, líder da igreja evangélica Bola de Neve. O midiático Apóstolo Rina é acusado por vários crimes, como lesão corporal, violência psicológica, ameaça, injúria e difamação.

“Em depoimento à Polícia Civil, Denise Seixas disse que sofreu diversos tipos de agressão durante todo o relacionamento com o pastor, de xingamentos a violência física. Ela relatou diversos tipos de agressão por parte de Rinaldo, como socos no rosto, cadeira jogada na direção dela e ameaças para ter relações sexuais com o pastor”, descreve postagem do site Metrópoles.

Cavalo de Tróia bolsonarista no Banco Central

Charge: Amarildo
Por Jeferson Miola, em seu blog:

Roberto Campos Neto tirou o disfarce de tecnocrata “independente” do Banco Central [BC] e vestiu o figurino de agente bolsonarista.

No convescote com banqueiros e correligionários extremistas na sede do governo de São Paulo, ele aceitou ser ministro da Fazenda de Tarcísio de Freitas caso o governador bolsonarista seja eleito presidente do Brasil.

Não se pode descartar, contudo, a hipótese de um plano ainda mais ambicioso de Campos Neto. Como, por exemplo, a candidatura dele a vice de Tarcísio. Tal aliança significaria a adesão integral das finanças e do “mercado” à chapa ultradireitista na eleição de 2026, movimento que estimularia a coesão de todo establishment em torno do projeto fascista contra Lula.

quinta-feira, 13 de junho de 2024

Mídia entra em guerra contra governo Lula

Mourão pede que Milei abrigue golpistas

Baixarias na Câmara sob o comando de Lira

Criança não é mãe, estuprador não é pai

Foto: Junior Lima/MídiaNinja
Por Tereza Cruvinel, no site Brasil-247:

O obscurantismo parlamentar ameaça aprovar um projeto de lei hediondo, que pode mandar para a cadeia, para cumprir pena de 20 anos, uma criança ou adolescente que tenha sofrido estupro e feito aborto legal depois das 22 semanas de gravidez. A punição será para todas as mulheres mas sabemos todos que as meninas do Brasil são as vítimas mais frequentes da violência sexual. Já o estuprador, se chegar a ser punido, pegará pena de 6 a 10 anos. Que nome se pode dar a tamanha aberração jurídica?

Comportamento desejável do sindicalismo

Charge: Ota
Por João Guilherme Vargas Netto


Depois da derrota maiúscula que o movimento sindical teve com a aprovação na CCJ do Senado do jabuti do senador Rogério Marinho (que praticamente inviabiliza as contribuições dos trabalhadores aos sindicatos nas negociações coletivas) dois extremos devem ser evitados: o desespero niilista e o relaxamento, ambos paralisantes.

Foi uma batalha perdida cujos desdobramentos podem ser ainda piores, mas que exige resposta imediata e inteligente das direções sindicais.

De saída, a constatação da esperteza e persistência do senador que procura criar um verdadeiro bloco antissindical no Congresso, reforçando assim sua posição de líder do bolsonarismo em ambas as casas congressuais.

Impasses e saídas para o momento político

Imagem do site gov.br
Por José Dirceu, no site A terra é redonda:

A importante derrota do governo nas votações dos vetos presidenciais no Senado e na Câmara dos Deputados no dia 28 de maio mostra não só que a correlação de forças é adversa para a centro-esquerda - que reúne não mais que 130 deputados, o que é fato mais do que conhecido (no Senado o cenário não é muito diferente) - mas que a articulação política do governo com sua base ampliada falhou fragorosamente. Como muitos apregoam e defendem, tarefa urgente é arrumar a casa, se Lula não quiser enfrentar novas crises no Congresso.

Haddad, respeite a Conceição!

Foto: Ricardo Stuckert
Por Paulo Kliass, no site Vermelho:


A professora Maria da Conceição Tavares vem sendo muito justamente homenageada e lembrada ao longo dos últimos dias. O seu falecimento recente operou como estímulo para que um número impressionante de colegas, alunos, ex-alunos, companheiros, professores, pesquisadores, dirigentes políticos e instituições de todos os tipos rendessem uma série de homenagens póstumas à grande mestra.

Ela havia completado 94 anos em abril, cumprindo uma trajetória maravilhosa ao longo de sua vida. Nascida em Portugal, fugiu da ditadura salazarista e foi acolhida em 1954 no Brasil, chegando em nossas terras bem na época de ouro do desenvolvimentismo. Desde o início se encantou pelo País e por aqui encontrou as oportunidades de levar em frente seus projetos de uma sociedade mais justa e igualitária. Tornou-se uma incansável estudiosa e pesquisadora da economia política, oferecendo sua colaboração também na formulação e implementação de políticas públicas. Trabalhou no BNDES e na CEPAL, tendo participado inclusive da equipe que concebeu o Plano de Metas do Presidente Juscelino Kubitscheck.

terça-feira, 11 de junho de 2024

Estadão abana gabinete do ódio bolsonarista

As lições mexicanas para o campo popular

Claudia Sheinbaum e Andrés Manuel López Obrador
Por Jair de Souza

O vídeo indicado ao final de nosso texto faz um repasso da repercussão no México e no resto do mundo da recente vitória eleitoral de Claudia Sheinbaum, a candidata vinculada com o atual presidente, Andrés Manuel López Obrador.

Estamos falando de um fato muito relevante por vários motivos. Primeiramente, por tratar-se da primeira mulher a galgar ao posto de Presidente em toda a história do México, desde sua constituição como Estado. Em segundo lugar, poderíamos citar a circunstância de ela representar a continuidade de um governante que assumiu pondo fim a uma infindável sequência de mandatários vinculados aos interesses dos grupos oligárquicos e do imperialismo estadunidense. Mas, também merece ser destacada a ampla margem com a qual ela superou sua concorrente mais bem posicionada, já que obteve quase o dobro de votos que os recebidos pela candidata preferida dos grandes grupos midiáticos, dos setores mais endinheirados e, naturalmente, das forças alinhadas com o imperialismo estadunidense.

Estadão lambe as botas da extrema direita

Charge: Vitor Teixeira
Por Moisés Mendes, em seu blog:


O Estadão descobriu que o governo usa as redes sociais para defender seus planos e suas ideias e para se defender dos ataques dos agressores, entre os quais o próprio Estadão. E descobriu ainda que a estrutura do Planalto de aproveitamento das redes usa formas de planejamento e de ação que o próprio Estadão usa como jornal. Que estudantes usam.

O Estadão é um descobridor. A reportagem, que se esforça para ter um tom de denúncia, descobriu que a Secretaria de Comunicação do governo tenta identificar uma pauta diária a partir do que considera temas que exigem ações no momento.

Não seria uma eureca nem nos primeiros jornais de poste da era de Gutenberg. Mas o Estadão descobriu que governo e aliados do governo tentam trabalhar nas redes os assuntos da ordem do dia, como se o Diário de Sorocaba, a Folha de Barbacena e a prefeitura de Quaraí não fizessem o mesmo. Fazem há décadas, pelo menos desde a primeira metade do século 20.

A extrema direita e a 'construção do idiota'

O CPAC e a Internacional Fascista

segunda-feira, 10 de junho de 2024

O avanço fascista no Parlamento Europeu

Charge: Antonio Rodríguez/Cartoon Movement
Por Jeferson Miola, em seu blog:

Acabaram não se confirmando as expectativas de uma vitória acachapante da extrema-direita na eleição para o Parlamento Europeu.

Apesar disso, contudo, os resultados da votação são altamente preocupantes, pois evidenciam o maior ascenso da representação política e institucional da extrema-direita européia desde o final da Segunda Guerra, com a conquista de 170 cadeiras – quase 25% do total.

Com isso, a extrema-direita ampliou 52 assentos, significando um crescimento de 44% em relação à representação que conseguiu eleger em 2019.

Os agrupamentos que mais perderam cadeiras foram o Renovar Europa, neoliberal, que perdeu 23 cadeiras, e o Grupo Verdes/Aliança Livre Européia, com 18 cadeiras perdidas.

Europa: o Partido da Guerra perdeu

Por Antonio Martins, no site Outras Palavras

Ao dissolver a Assembleia Nacional e convocar eleições antecipadas no domingo (9/6), logo depois de sofrer derrota política avassaladora, o presidente da França, Emmanuel Macron, deu o tom das manchetes e análises sobre o resultado da disputa pelo Parlamento Europeu. A extrema direita teria obtido, em todo o velho continente, uma grande vitória. O resultado estaria fazendo tremer as instituições. Somado à alta probabilidade de triunfo de Donald Trump nos EUA, em novembro, ele pressagiaria o pior.

Lira tolera terror bolsonarista no Congresso

O impacto geopolítico da eleição na Europa

Estadão dá gás à fake news bolsonaristas

Extrema direita avança na França

Collor de Mello derrota TV Globo em Alagoas

Por Altamiro Borges


Na quinta-feira passada (6), a 3ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Alagoas decidiu, por dois votos a um, que a Globo deverá manter o contrato de afiliação com a TV Gazeta, pertencente ao ex-presidente Fernando Collor de Mello e sua família. Desta forma, o TJ-AL negou um recurso do império global, que questionou na Justiça liminar de primeira instância que determinou a renovação compulsória por cinco anos entre as duas emissoras. A TV Globo já anunciou que recorrerá ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) para tentar derrubar a liminar.

domingo, 9 de junho de 2024

Banco pede apreensão de bens de Jair Renan

Charge: Nando Motta/247
Por Altamiro Borges


O jornal Estadão revelou nesta quinta-feira (6) que o banco Santander voltou a pedir à Justiça a apreensão de bens de Jair Renan Bolsonaro, o filhote 04 do ex-presidente fujão, para cobrir uma dívida de R$ 360 mil. O playboy, que recentemente lançou sua candidatura a vereador em Balneário Camboriú (SC), é alvo de “um processo por lavagem de dinheiro, uso de documento falso e falsidade ideológica. A ação foi aberta a partir de investigação e denúncia do Ministério Público do Distrito Federal”, descreve a matéria.

Moro vira réu por caluniar Gilmar Mendes

Maria da Conceição Tavares como professora

Universidades federais: a greve continua

O projeto nefasto de privatizar as praias

Bolsonaristas articulam 'operação anistia'

Momentos de Maria da Conceição Tavares

Lava-Jato e a luta pela recuperação do país

Eleições de 2024 e a desinformação

Steve Bannon será preso nos EUA

sexta-feira, 7 de junho de 2024

X não assina acordo contra fake news

Charge: Glez
Por Altamiro Borges


Nesta quinta-feira (6), as plataformas Meta, TikTok, Google, Kwai, Microsoft e YouTube assinaram acordo de adesão ao Programa de Combate à Desinformação do Supremo Tribunal Federal (STF) para o biênio de 2023/2025. Apenas uma big tech, a rede X (antigo Twitter), do arrogante ricaço Elon Musk, não participou do ato de assinatura – o que confirma a intenção da sua megacorporação de continuar difundido fake news e mensagens de ódio e violência, em especial em um ano de eleições municipais no Brasil.

Arthur Lira: de pato manco a lança-bombas

Charge: Romulo Garcias
Por Jeferson Miola, em seu blog:

Lira faz jogo duplo. Ao mesmo tempo em que achaca e chantageia o governo para aumentar o controle de verbas do orçamento e os fundos públicos, ele atua na presidência da Câmara como o grande artífice da ofensiva política e ideológica do extremismo bolsonarista.

Nas horas vagas, ele se reúne com Waldemar Costa Neto, Bolsonaro e Tarcísio de Freitas para construir a candidatura anti-Lula para 2026.

Nas votações sobre temas econômicos, fiscais e tributários, Lira presta obediência e fidelidade à Faria Lima, às finanças e a grupos de interesse. Ele só empresta o apoio da bancada sob sua influência para a aprovação das iniciativas do Planalto que sejam palatáveis ao mercado.