quinta-feira, 30 de janeiro de 2025

Sikêra e RedeTV! são condenados por homofobia

Por Altamiro Borges


A RedeTV! e o apresentador Sikêra Jr. foram condenados por homofobia pela Justiça e terão de pagar R$ 300 mil em ações civis públicas movida por entidades LGBTQIA+ e pelo Ministério Público Federal. O julgamento se deu nesta segunda-feira (27), mas ainda cabe recurso. Segundo documentos obtidos pela coluna Outro Canal, da Folha, a condenação ocorreu por causa de programas do desqualificado âncora bolsonarista exibidos pela emissora igualmente bolsonarista em junho e novembro de 2021.

“Na ação judicial, foi informado que Sikêra ofendeu, por diversas vezes, o público LGBTQIAPN+ no Alerta Nacional, programa que comandava na RedeTV! até 2023. A ofensa mais lembrada aconteceu em junho de 2021, quando ele chamou gays de ‘raça desgraçada’ por causa de um comercial da rede de fast food Burger King, que pregava diversidade. ‘Vocês são nojentos. A gente está calado, engolindo essa raça desgraçada, mas vai chegar um momento que vamos ter que fazer um barulho maior... O comercial é podre, nojento. Isso não é conversa para criança’, afirmou”.

Além das entidades e do MPF, a Associação Brasileira de Imprensa (ABI) também prestou depoimento e declarou que houve “discurso discriminatório e violador de direitos humanos da população LGBTQIAPN+” por parte da RedeTV! e de Sikêra Jr. A juíza federal Ingrid Schroder Slikwa, da 5ª Vara de Porto Alegre, concordou que a emissora e o apresentador “ultrapassaram o limite do aceitável e que Sikêra promoveu discriminação, preconceito, estigmatização e exclusão de uma minoria”.

“A atividade de comunicação desenvolvida pelo apresentador implica, por sua natureza, risco para os direitos de outrem, especialmente quando a liberdade de imprensa e de comunicação, constitucionalmente consagrada, é praticada com excessos”, afirmou a juíza em sua sentença. Os R$ 300 mil cobrados por danos morais coletivos serão destinados ao Fundo Federal de Defesa dos Direitos Difusos. A Justiça determinou ainda que a RedeTV! retire do ar vídeos com as ofensas.

0 comentários: