terça-feira, 6 de maio de 2014

O discurso de Dilma e o "Volta Lula"

Por Miguel do Rosário, no blog O Cafezinho:

Conversando ontem com a turma do Barão de Itararé sobre a situação política, eu comentava o discurso de Dilma no Encontro Nacional do PT.

A presidenta ficou quase uma hora fazendo um discurso de cerimonial: “Eu queria agradecer fulano, sicrano… Queria também agradecer beltrano”. Agradeceu umas 350 pessoas! Não consegui continuar assistindo. Para piorar, ela inicia o discurso agradecendo Lula de uma maneira exagerada, com um tom ufanista que não combina com Lula, uma pessoa de modos afáveis e modestos. Dilma tem de tratar Lula como amigo, de igual para igual, nunca de baixo para cima. Não tinha de chamar Lula nem de “senhor”, e sim de “você”.

O Financial Times e Os Três Patetas

Por Marcelo Zero, no blog de Paulo Moreira Leite:

O FT, a bíblia britânica do capital financeiro e da ortodoxia econômica, que defende as políticas econômicas que ocasionaram a recessão mundial e que atrasam a recuperação dos países que as adotam, não se conforma com as políticas contracíclicas adotadas por Dilma. Eles preferem, é claro, as medidas impopulares que promete Aécio.

Quem precisa de um Carlinhos Cachoeira?

http://ajusticeiradeesquerda.blogspot.com.br/
Por Najla Passos, no site Carta Maior:

A parceria entre o bicheiro Carlinhos Cachoeira, políticos de oposição e veículos de imprensa ruiu, depois que uma CPI Mista, instalada em 2012 pelo Congresso Nacional, desmascarou a que interesses ela servia. Carlinhos Cachoeira foi preso, o ex-senador pelo DEM Demóstenes Torres perdeu seu mandato, mas a imprensa continuou impune. E sem punição, transformou o mal feito em escola: a velha fórmula de obtenção ilegal de imagens permanece sustentando pretensas reportagens dos jornalões.

As semelhanças entre Aécio e Campos

Por Eron Bezerra, no site Vermelho:

O desespero que vem tomando conta do PSDB na luta para melhorar seu pífio índice eleitoral levou o pré-candidato Aécio Neves a revelar uma estratégia até então guardada a “sete chaves”. Simplesmente o tucano informou que numa hipotética vitória sua, eles formarão um bloco com o PSB para assegurar a chamada governabilidade.

Coca-Cola recua após pressão

Do jornal Brasil de Fato:

Recentemente, uma petição pública alertou novamente a sociedade sobre os riscos à saúde de alguns produtos comercializados por uma das maiores companhias de bebidas do mundo, a Coca-Cola, que utiliza óleo vegetal bromado, ou BVO, na sigla em inglês, em suas composições.

Linchamentos: Boechat x Sheherazade



Da revista CartaCapital:

Dias depois de o portal UOL divulgar a possibilidade de a apresentadora Rachel Sheherazade deixar o SBT para apresentar o Jornal da Band ao lado de Ricardo Boechat, o âncora da Band manifestou na noite de segunda-feira 5 aparente insatisfação com a possível parceria. Ao comentar o linchamento de Fabiane Maria de Jesus, 33 anos, em Guarujá (SP), Boechat não citou Sheherazade mas mandou um recado direto a ela. Em fevereiro, Sheherazade fez um comentário, no Jornal do SBT, no qual disse ser "compreensível" a ação de cidadãos que espancaram e amarram a um poste um suposto ladrão no Rio de Janeiro.

Fantástico e o fim da TV aberta

Por Kiko Nogueira, no blog Diário do Centro do Mundo:

A crise em que está metido o Fantástico, que bate recorde atrás de recorde negativo no Ibope, não é só culpa do Fantástico. É mais um sinal do fim da TV aberta como a conhecemos.

Não dá para culpar a concorrência. Mordendo seus calcanhares, o Domingo Espetacular, na Record, é uma cópia do “show da vida” pré-diluviana, circa 1985. Silvio Santos é Silvio Santos, o profeta do lixo disfarçado de camelô gente fina.

Folha dá água para Alckmin

Por Altamiro Borges

O editorial da Folha desta terça-feira (6) é patético. O jornal garante que não haverá racionamento de água em São Paulo e faz um baita esforço para isentar o governador Geraldo Alckmin (PSDB) de qualquer responsabilidade. Hoje ninguém mais tem dúvida de que o diário da famiglia Frias apoiou o golpe de 1964 e a ditadura – a própria Folha foi forçada a confessar o crime. Mas muita gente ainda acha que o jornal “não tem o rabo preso” e é “imparcial” nas suas coberturas. Para estes ingênuos, o editorial intitulado “Racionamento afastado” é um tapa na cara: acorda panaca! A Folha assume que está em campanha pela reeleição do tucano, mesmo que isto signifique omitir ou ofuscar a grave crise da abastecimento em São Paulo.

Jornal da Band e a âncora bilionária



Por Altamiro Borges

O vídeo acima causou agito nas redes sociais – além de traumas familiares e no local de trabalho. Nele a âncora do Jornal da Band, Ticiana Villas Boas, esbanja sua fortuna. Casada com o empresário Joesley Batista, dono da Friboi, ela fala das suas gastanças. “É bom ter dinheiro, não fazer conta, sair para jantar a hora que quiser no restaurante que quiser, poder reformar sempre a casa, ter funcionário na casa... Eu chego em casa, meu carro já está abastecido, meu motorista faz isso. Outro dia me perguntei quanto era o litro da gasolina. Eu não sabia”, afirma a jornalista bilionária. Segundo vários sites de notícia, a ostentação causou mal-estar na TV Bandeirantes e até problemas domésticos.

segunda-feira, 5 de maio de 2014

Serra vice de Aécio. Haja ressaca!

Por Altamiro Borges

O jornalista Felipe Patury, da revista Época, foi o primeiro a dar a notícia: “O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, anima a articulação para convencer o tucano José Serra a se tornar candidato a vice-presidente na chapa encabeçada pelo senador Aécio Neves (MG)”, informou em 28 de abril. Já neste domingo (5), a colunista da Folha, Eliane Cantanhêde, a da “massa cheirosa” do PSDB, soltou rojões para comemorar: “Ninguém acreditava, mas a possibilidade de José Serra ser candidato a vice na chapa de Aécio Neves é real e está crescendo. Significa que Serra pode dar a Aécio o que Aécio negou a Serra em 2010, com enorme impacto negativo na campanha tucana de então”.

PSDB e DEM querem calar Dilma

Por Altamiro Borges

No final da tarde desta segunda-feira (5), os demos ingressaram com uma representação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) contra o pronunciamento de Dilma Rousseff, em rede nacional de rádio e televisão, por ocasião do Dia Internacional dos Trabalhadores. Poucas horas antes, os tucanos já tinham feito o mesmo. Desta forma, DEM e PSDB se unem novamente para tentar calar a presidenta eleita democraticamente pelos brasileiros, que na véspera do 1º de Maio anunciou o reajuste do “Bolsa Família”, a correção da tabela do Imposto de Renda e a manutenção da política de valorização do salário mínimo. Com este novo factoide, a oposição de direita procura sair da defensiva política resultante do discurso de Dilma.

Empresários e mídia optam por Aécio

Por Ricardo Kotscho, no blog Balaio do Kotscho:

Ainda outro dia, no Jornal da Record News, comentei com Heródoto Barbeiro que a mídia nativa mostrava-se indecisa entre qual candidato da oposição apoiar contra Dilma. Os fatos e o noticiário dos últimos dias não deixam mais dúvidas: a maioria dos principais veículos de comunicação do país, tanto quanto o alto empresariado, que não por acaso caminham sempre juntos, decidiu abertamente apoiar o candidato tucano Aécio Neves, deixando Eduardo Campos comendo poeira na estrada.

Sensus: o tiro saiu pela culatra

http://ajusticeiradeesquerda.blogspot.com.br/
Do blog de Zé Dirceu:

O ex-ministro José Dirceu, em toda a sua vida pública e nos quase 9 anos em que é o titular desse blog, jamais brigou com pesquisas eleitorais. Sempre as analisa com a maior isenção e imparcialidade possíveis, sejam elas favoráveis ou desfavoráveis a ele e a seu partido. Considera-as um retrato do momento e é sobre este cenário que ele sempre se detém para fazer as suas avaliações.

Mídia fecha com Aécio e descarta Campos

Por Luis Nassif, no Jornal GGN:

Começa a ficar mais clara a articulação das forças políticas para as eleições.

Os grupos de mídia fecharam em bloco com Aécio Neves. A última conquista foi a revista IstoÉ, com a divulgação da pesquisa do Instituto Sensus.

Datafolha tentará repetir Sensus

Por Eduardo Guimarães, no Blog da Cidadania:

Pesquisa do instituto Sensus sobre a sucessão presidencial divulgada pela revista IstoÉ na madrugada de sábado passado chegou vencida; foi realizada oito dias antes da divulgação e já chegou sob fortes questionamentos, alguns dos quais insuspeitos, como o de um colunista do jornal O Estado de São Paulo, José Roberto de Toledo, que apontou vícios na sondagem.

A solução final para a violência

Por Leonardo Sakamoto, em seu blog:

“Sempre torci para que bandido que baleei morresse. Vou ficar chorando, fazendo novena em cima dele? Antes de ele me jantar, se puder, eu almoço o cara, mesmo.''

A frase é de Conte Lopes (PTB), pertencente à “Bancada da Bala'', em um discurso na Câmara dos Vereadores de São Paulo, e foi registrada em matéria de Giba Bergamin Jr, na Folha de S.Paulo, deste domingo (4).

Deus e o diabo na política

Por Luciano Martins Costa, no Observatório de Imprensa:

A análise das escolhas editoriais no fim de semana e na segunda-feira (5/4) traz indícios de que os três principais jornais de circulação nacional – Folha de S.Paulo, O Estado de S.Paulo e O Globo – estão afinando suas estratégias para a cobertura das eleições presidenciais. O cruzamento das notícias de política e economia, núcleo principal do sistema formador de opinião, aponta para um processo de isolamento do grupo que ocupa o Palácio do Planalto, mas até então não havia uma definição clara entre os dois potenciais adversários da atual presidente da República.

#VoltaCidMoreira para salvar a Globo

Por Rodrigo Vianna, no blog Escrevinhador:

Na internet começou a circular ontem a brincadeira: depois do “Volta Lula”, a próxima campanha será “Volta, Cid Moreira”. O locutor com cabelo branco e vozeirão empostado era o símbolo de uma Globo que reinava absoluta até os anos 90, e era capaz de manipular eleições, ignorar campanhas populares (“Diretas-Já”), e que nas noites de domingo conquistava até 70% da audiência (share) com o tradicional “Fantástico”.

Pesquisas ou panfletagem eleitoral?

Por Helena Sthephanowitz, na Rede Brasil de Atual:

Pesquisas eleitorais deveriam funcionar como um termômetro: aferir medidas de forma isenta e neutra e pronto. Em vez disso, as sondagem de intenções de votos para as eleições presidenciais têm sido usadas como verdadeiros panfletos eleitorais. Como as pesquisas quase sempre são atreladas à mídia tradicional, de tendência oposicionista ao governo federal, ou a associações patronais, também simpáticas ao PSDB, o uso panfletário das pesquisas tem sido pró-Aécio Neves.

Erguer a cabeça e partir para o embate

Por Fernando Brito, no blog Tijolaço:

Os últimos dias, afinal, têm sinalizado algo que, nos últimos meses, parecia perdido.

Porque o sentido de mudança foi transformado, pela imprensa deste país, num regressismo que não resiste a um sopro.

Então mudar o Brasil, retomar o desenvolvimento, combater a corrupção, tornar eficiente a máquina pública, reduzir a inflação e valorizar o salário é algo que a direita brasileira possa acenar ao nosso povo?