domingo, 10 de outubro de 2010

Frei Betto: Dilma e a fé cristã

Reproduzo artigo de Frei Betto, publicado na coluna "Tendências/Debates" da Folha:

Conheço Dilma Rousseff desde criança. Éramos vizinhos na rua Major Lopes, em Belo Horizonte. Ela e Thereza, minha irmã, foram amigas de adolescência. Anos depois, nos encontramos no presídio Tiradentes, em São Paulo. Ex-aluna de colégio religioso, dirigido por freiras de Sion, Dilma, no cárcere, participava de orações e comentários do Evangelho. Nada tinha de "marxista ateia".

Nossos torturadores, sim, praticavam o ateísmo militante ao profanar, com violência, os templos vivos de Deus: as vítimas levadas ao pau-de-arara, ao choque elétrico, ao afogamento e à morte.

Em 2003, deu-se meu terceiro encontro com Dilma, em Brasília, nos dois anos em que participei do governo Lula. De nossa amizade, posso assegurar que não passa de campanha difamatória - diria, terrorista - acusar Dilma Rousseff de "abortista" ou contrária aos princípios evangélicos. Se um ou outro bispo critica Dilma, há que se lembrar que, por ser bispo, ninguém é dono da verdade.

Nem tem o direito de julgar o foro íntimo do próximo. Dilma, como Lula, é pessoa de fé cristã, formada na Igreja Católica. Na linha do que recomenda Jesus, ela e Lula não saem por aí propalando, como fariseus, suas convicções religiosas. Preferem comprovar, por suas atitudes, que "a árvore se conhece pelos frutos", como acentua o Evangelho.

É na coerência de suas ações, na ética de procedimentos políticos e na dedicação ao povo brasileiro que políticos como Dilma e Lula testemunham a fé que abraçam. Sobre Lula, desde as greves do ABC, espalharam horrores: se eleito, tomaria as mansões do Morumbi, em São Paulo; expropriaria fazendas e sítios produtivos; implantaria o socialismo por decreto...

Passados quase oito anos, o que vemos? Um Brasil mais justo, com menos miséria e mais distribuição de renda, sem criminalizar movimentos sociais ou privatizar o patrimônio público, respeitado internacionalmente.

Até o segundo turno, nichos da oposição ao governo Lula haverão de ecoar boataria e mentiras. Mas não podem alterar a essência de uma pessoa. Em tudo o que Dilma realizou, falou ou escreveu, jamais se encontrará uma única linha contrária ao conteúdo da fé cristã e aos princípios do Evangelho.

Certa vez indagaram a Jesus quem haveria de se salvar. Ele não respondeu que seriam aqueles que vivem batendo no peito e proclamando o nome de Deus. Nem os que vão à missa ou ao culto todos os domingos. Nem quem se julga dono da doutrina cristã e se arvora em juiz de seus semelhantes.

A resposta de Jesus surpreendeu: "Eu tive fome e me destes de comer; tive sede e me destes de beber; estive enfermo e me visitastes; oprimido, e me libertastes..." (Mateus 25, 31-46). Jesus se colocou no lugar dos mais pobres e frisou que a salvação está ao alcance de quem, por amor, busca saciar a fome dos miseráveis, não se omite diante das opressões, procura assegurar a todos vida digna e feliz.

Isso o governo Lula tem feito, segundo a opinião de 77% da população brasileira, como demonstram as pesquisas. Com certeza, Dilma, se eleita presidente, prosseguirá na mesma direção.

.

14 comentários:

Anônimo disse...

Caro Altamiro,
A coisa está ficando feia. A Igreja não vai dar trégua. Vem jogo sujo. Temos que nos mobilizar em uma campanha, passeata ou manifestação. Não adianta ficarmos falando para nosso meio.

Abraços,
Marcelo

Anônimo disse...

Pergunto a minha secretária? Em quem você vai votar, Isabel? Seu André, em Dilma. Por quê? Olha só, minha filha está na na Universidade. Entrou pelo seriado, do Governo. O financiamento é pelo Fies, do Governo. O salário mínimo quando eu comecei aqui era de 360 reais. Hoje, recebo 510. Minha irmã, na cidade de Calumbi, recebe o Bolsa Família. As duas meninas dela estão na escola e tem que visitar a assistente social e a saúde da família. Fim de conversa. Não há o que se discutir. Dilma 13. Pelas milhões de Isabel em todo país.

Tânia Braga Guimarães disse...

Muito legal reproduzir este texto aqui. O que as pessoas esquecem, ignoram ou omitem é que o Serra assinou tratado pró-aborto.

Sou contra o aborto, mas legalizado ou não, sempre haverá quem se submeta às clínicas suspeitas. Deve haver uma política para assistir essas mulheres/famílias, sim.

Gostei do seu lema ''uma trincheira na luta contra a ditadura midiática".

Reginaldo disse...

Já mandei este email para muita gente. Mas muita gente nem se quer acessar a internet o correto e colher depoimento de Frei Bento e mostrar no horario eleitoral.

Paulino disse...

Legal, aprendi com o Frei Betto que a o Tribunal do Santo Ofício era ateu militante.

Hudson Lacerda disse...

Pois é Paulino, Frei Betto pisou na bola desrespeitando os ateus.

John Araujo disse...

Eu não sou torturador
No artigo "Dilma e a fé cristã" e diz que tortura se iguala a ateísmo militante. Nós que somos ateus não temos nada haver com tortura. Frei Betto está acusando uma parcela dos brasileiros que temos o direito de sermos racionais. Isso não pode ser tolerado.
É triste ver para onde está indo o debate eleitoral.
abraços
John Araujo

Anônimo disse...

Comparar Ateu com torturadfor, só mostrar o quão ignorante é esse Frei Beto. Como a Folha permitiu que isso fosse publicado?

Anônimo disse...

Então quer dizer que qualquer um que se atrever a violar os “templos vivos” está praticando o ateísmo militante? Estava a Igreja Católica praticando o ateísmo militante durante a inquisição, onde queimou e torturou os “templos vivos” de mais de 600.000 pessoas durante a Idade das Trevas? Estava o nazismo praticando o ateísmo militante quando matou milhões de judeus com o único propósito de se vingar dos “assassinos de Cristo”?

Anônimo disse...

Oi pessoal,

eu, como ateu, gostaria de esclarecer a frase do Frei Betto. No seguinte trecho: "Nossos torturadores, sim, praticavam o ateísmo militante ao profanar, com violência, os templos vivos de Deus: as vítimas levadas ao pau-de-arara, ao choque elétrico, ao afogamento e à morte."

O frei está se referindo a um tipo de ateísmo que pratica violência contra o próprio ser humano, ou seja, tortutas e etc...
Ele acredita que Deus se manifesta nos humanos e por isso o termo ateísmo militante.

Bom, era isso...
valeu!

Daniel disse...

A Folha nem ao mesmo botou um sic! depois do "ateísmo militante"?! Putz....

Anônimo disse...

Jesus veio ensinar muito mais do que Lula e Dilma fazem. Até porque a juda que dão não sai do bolso deles e sim de milhares de brasileiro que enfrentam onibus e trens lotados,transitos infernais para ganhar o pão de cada dia e dar aos seus filhos e mesmo ganhando salário mínimo são obrigados a pagar impostos que vão favorecer muitos vagabundos que não querem trabalhar porque têm a garantia do bolsa família, bolsa isso e bolsa aquilo.
Essa atitude, na minha opinião, não é a de Cristo, mas sim a de hobin wood. Só que Lula e Dilma não tiram só dos ricos, eles esfolam o pobre também, para poderem chegar lá!
Dão esmolas com as mãos dos outros e ganham a fama de bonzinhos por causa disso.
Isso é ser cristão, Frei Betto?

Anônimo disse...

O problema deste texto é o ato falho do preconceito contra o ateu traduzido na relação que o Sr Beto entre ateísmo militante e tortura, o ateísmo militante ama o homem acima de um Deus, a origem do mal está em não se amar ao homem e não na existencia de ateus, assim como a origem do bem está no amor do homem pelo homem e não na existencia de Deus..

daniel disse...

gente, acho que deu pra entender o que ele quis dizer, não? só errou nas palavras. Ele nunca esteve contra o ateísmo, tá nos livros e em tudo mais, até em atitudes, o que é muito importante. O "ateísmo militante" que ele usa é a concepção errada de quem estava falando mal da Dilma.
(Já a Folha.. ora, a Folha. A Folha é que é bem duvidável. Alguém aí acha que a Folha tem essa responsabilidade moral? É bem mais fácil ela falar mal do Frei do que ter compromisso com o povo! Claro que também faz coisas boas.. é como a Igreja que também tem sua parte boa, que trabalha realmente com a verdade e contra as injustiças. Fora toda a merda que fez e faz..)
Uai Marcelo, o que é que há? parece que vai ter um golpe militar! a igreja não dá trégua? ai meu deus..
O que tu acha Altamiro?