terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Imprensa afunda nas enchentes de SP

Reproduzo artigo de Augusto da Fonseca, publicado no blog Festival de Besteiras na Imprensa:

O caos de alagamentos e transbordamento de rios continua em São Paulo (Programa do Serra “Alaga São Paulo”) e a imprensa, como denunciamos ontem, continua atuando de forma irresponsável.

Com isso, as Organizações Serra (Globo, Folha, Estadão e Veja, entre outros) torna-se cúmplice e, portanto, co-responsável, juntos aos governos tucanos e do DEM (capital), ao não denunciar que estes não investiram o que seria necessário para impedir ou minimizar os efeitos de algumas (mas não todas) chuvas intensas, que ocorrem em São Paulo, durante o verão.

Vejam os títulos das matérias de alguns veículos das Organizações Serra, que continuam a “livrar a cara” do governo estadual e da prefeitura da capital.

Saiba a situação de vias e serviços afetados pela chuva em São Paulo (G1)

Como se vê, a culpa é da chuva e nem uma linha sobre a responsabilidade dos governantes.

Chuva alaga SP e deixa 13 mortos na região metropolitana; prefeitura suspende rodízio (Folha.com)

Como se vê, é a chuva que alaga SP e mata 13 na região metropolitana. Nada sobre a responsabilidade dos governantes…

Número de mortos pela chuva da madrugada sobe pra 11 (Estadao.com)

A chuva é a grande vilã assassina e os governantes tucanos e do DEM são umas santas criaturas, com suas bundas sentadas em seus gabinetes com ar refrigerado e helicópteros para seus deslocamentos.

O site do Estadão tem uma seção chamada SP da Enchentes. Lá diz que o Alckmin vai aumentar a dotação para o dessassoreamento do Rio Tietê. Ou seja, não fez no ano passado e diz que vai fazer agora.

Eu garanto a vocês, como garanti, neste blog, no ano passado: o Governo do Estado de São Paulo e a Prefeitura da Capital, passado o período de chuvas, não fará absolutamente nada. Anotem e me cobrem em janeiro de 2012!

*****

A blogosfera progressista tem que denunciar essa co-responsabilidade da imprensa, mas está ainda muito devagar.

Daqui a pouco, as Organizações Serra vão inventar um jeito de mostrar que tudo isso que ocorre anualmente em São Paulo é culpa do Lula e será culpa da Dilma.

Temos que martelar esse assunto, como se estivéssemos no segundo turno da campanha da Dilma.

Pelo bem dos que moram, trabalham, estudam ou visitam o estado e a capital.

.

4 comentários:

Anônimo disse...

Caro bloqueiro.
Se for possível faça um levantamento na época em que os governos estava nas mãos de Marta e Erundina. A exemplo de um tal de Datena, era o tempo todo, responsabilizando o poder publico pelas chuvas caidas em São Paulo. As emissoras de TV, colocavam um "reporte"exclusivo na porta da Prefeitura para fazer reportagem especial com secretários e reclamar providência em nome da população.Imagem quando tinha uma morte, quantas vezes um reporter repetia a noticia.
Remete: Marlos Duarte - Garanhuns - PE

Marcus disse...

O negócio tá feio mesmo, cada chuva que cai são vidas que vão pela enxurrada.

Alexandre Figueiredo disse...

Vai desculpando, Miro, se eu adotei o verde como fundo do meu blog. Eu não quis imitá-lo, juro. Apenas adaptei meu blog Mingau de Aço ao novo logotipo (mudei de lema porque a xingação de "blog sujo" perdeu sentido depois da queda de Serra).

Mesmo assim, o novo visual do seu blog está muito bonito. E a nova fonte utilizada também. Parabéns.

Saudações. AF - http://mingaudeaco.blogspot.com

Claudio Kirsten disse...

Miro, bom dia.
O pig já começou a culpar a Dilma: hoje, no bom dia Brasil, noticiaram que o Governo Federal diminuiu, em 18% no orçamento a verba destinada a prevenção das enchentes. Nenhuma palavra a respeito de verbas estaduais ou municipais. Nenhuma palavra acerca das responsabilidades dos governos tucanos.Daí a dizer que o culpado é Lula, que não tem canais para se defender, é um passo.
Claudio Kirsten, do blog A Moeda.
http://asfacesdanoticia.blogspot.com/