sexta-feira, 11 de março de 2011

Globo tenta abortar Comissão da Verdade

Reproduzo dois artigos de José Dirceu, publicados em seu blog:

Com editorial com o título "Os militares e as vítimas da ditadura", no qual se perfila hoje com as Forças Armadas contra a criação da Comissão da Verdade, que vai investigar os crimes do regime militar, o jornal O Globo faz jus ao seu passado de apoio à ditadura e à repressão aos que a ela resistiram.

No título, que se pretende neutro, na verdade o jornal demonstra não ter coragem de assumir o que vai publicar e defender em seguida no editorial. No texto considera que "é necessário saber o destino dos desaparecidos e também os delitos da esquerda".

Em outras palavras, assume a posição das Forças Armadas que são contra a Comissão, mas como a sabem inevitável, querem a reciprocidade, investigar a esquerda, a oposição e os que integraram a resistência à ditadura.

Esquerda já foi investigada e julgada

O jornal finge esquecer-se que estes já foram julgados. A maioria, apesar de civis, por tribunais militares de exceção e, quando condenados, cumpriram duras penas. Muitos foram torturados, banidos, exilados, assassinados. O jornal quer que sejam investigados e julgados duas vezes?

É o que defendem. Querem nos investigar porque lutamos contra a ditadura. Agora, imagina se nós quiséssemos investigar as Organizações Globo pelo apoio a ditadura!

Ou, por aquela velha denúncia, por muito tempo repetida pelo falecido governador Leonel Brizola, de que o sistema Globo foi montado no pós-golpe militar de 1964 e se tornou esta potência com o apoio - financeiro, inclusive e principalmente - do grupo de comunicação norte-americano Time-Life, o que já era proibido à época pela legislação brasileira.

*****

Sistema é a vanguarda do atraso na mídia

Não é nenhuma novidade esta posição do jornal O Globo hoje, com este seu editorial em que se posiciona ao lado dos militares e contra a criação da Comissão da Verdade para investigação dos crimes da ditadura militar. O jornal sempre se alinhou ao que houve de mais obscurantista, retrógrado e reacionário na história do país.

Esteve, por exemplo, com a velha UDN de guerra e com um de seus líderes, Carlos Lacerda, na oposição a Getúlio Vargas (1950-1954); foi contra os pontos positivos do governo Juscelino Kubitschek (1956-1960); aliou-se à reação e pregou abertamente o golpe militar de 1964 que derrubou o presidente constitucional João Goulart (1961-1964); e foi um entusiasta apoiador dos oito anos de tucanato de Fernando Henrique Cardoso (1995-2002).

Também a TV Globo, do mesmo grupo e linha editorial do jornal, pelo apoio e sustentação que dava ao regime militar ignorou e boicotou solenemente a campanha das Diretas Já pela volta das eleições para presidente da República.

Um aliado permanente dos reacionários

Só a noticiou quando o movimento se tornou vitorioso e ficaram evidentes os sinais de derrota da ditadura e que ela se aproximava do seu fim. O 1º grande comício da campanha das Diretas Já, por exemplo, de 25 de janeiro de 1984, na Praça da Sé, a TV Globo noticiou como uma festa pelo aniversário de São Paulo. Nenhuma menção ao objetivo da manifestação.

Se alguém quiser ver alguma novidade no editorial de O Globo de hoje, encontrará só o fato de que o jornal abandonou o lema que seguiu durante os 21 anos de ditadura militar, de que "há governo sou a favor". Está contra esta iniciativa do governo Dilma Rousseff, de criar a Comissão da Verdade. Como aliás, todo o tempo foi contra o governo Lula.

Mas, por seu passado e história, não surpreende.

6 comentários:

Anônimo disse...

Só há um jeito. Pare de comprar tal jornal. Não é assim que se combate o crime organizado? Sem dinheiro, jornalecos desse tipo não poderão combater o Povo Brasileiro.

Igor de Oliveira Costa disse...

Não acredito que parar de comprar é uma posição correta. Ele tem o direito de falar essas besteiras. Mas acho que seria mais justo o jornal assumir a sua postura abertamente.

Eu li o maldito editorial quando saiu e o que parece é que eles são imparciais (como se isso fosse possível), mas qualquer leitura mais atenta mostra que eles são reacionários. E muita gente compra essa postura acriticamente, sem ver o outro lado da questão.

http://oopinativo.blogspot.com

Anônimo disse...

Acho que tem que parar de comprar esse esgoto midiático, sim.
Se milhares deixarem de comprar haverá leitores disponíveis para uma proposta de jornalismo decente, imparcial, que é mais do que urgente aparecer.
Se não, cada vez mais seremos inundados e envenenados por essa latrina multimídia.
E mais distante ficará a chance de fortalecer a construção de uma cidadania ativa, crítica, capaz de definir os rumos do país.

Anônimo disse...

Igor,

continue comprando esse belo jornal e alimentando a desinformação.

A gente vê cada cabeça...!!!

Lucio Dias.

Anônimo disse...

Não se enganem, pessoal. O Globo (assim como a TV) tem uma imensidão de leitores/espectadores cativos composto pelas elites e pela classe media (que apoiaram e financiaram a ditadura abertamente). Nste Brasil cheio de sol e praias lindas, ainda viceja nas sombras os gorilas fardados e os de paleto e gravata, truculentos herdeiros do Golbery, do Gen.Frota, do Costa e Silva, do Medice, etc. Bastaria uma mudança favoravel na conjuntura do pais ou que a CIA mudasse de ideia, que um novo golpe militar acabaria em segundos com a nossa fragil. Não se democracia.Não se iludam. Eles estão por ai, esperando...

Euzinha disse...

Se queremos democracia não podemos fazer de conta que nada aconteceu. Ao contrário do que militares e elites (como a gang da Globo) dizem, o golpe não foi um movimento pelo Brasil, mas sim um ataque à soberania nacional engendrada pelos EUA e apoiada pela elite que viram no golpe a possibilidade de sugar o povo e, pior ainda, de impedir que o povo brasileiro seguisse sua própria rota. Estes traidores se aliaram a esses interesses externos por simples ganância.
A sociedade é um organismo vivo, um corpo e caso não se abra este tumor para limpá-lo de todo puz, outro tumos poderá se formar em outro momento, como esforço de sobrevivência das bactérias (entre elas a Globo).
Aqueles considerados de esquerda já foram punidos: presos, exilados, execrados. Agora, alguém tem notícia de alguém da elite e das forças armadas que tenha sofrido o mesmo?
A esquerda não deve temer a exposição de todos os ilícitos cometidos, desde quando o ilícito se legitimou no contexto de guerra que vivíamos naquele período. Agora a direita, sim, pois na guerra, eles foram os agressores contra o povo, impedindo-o de experimentar (natural, legitimamente e sem interferência externa) outras forma de organização política.