sexta-feira, 11 de março de 2011

Luciana Genro vai processar a Veja

Reproduzo nota publicada no blog RS Urgente, de Marco Aurélio Weissheimer:

Luciana Genro envia nota em resposta à matéria publicada na Veja e anuncia que processará a revista por dano moral. A Veja acusou a ex-deputada federal do PSOL de “usar o prestígio” do pai, o governador Tarso Genro (PT), para obter privilégios e patrocínio para o projeto de uma escola preparatória para o vestibular e o ENEM. A nota afirma:

O Projeto Emancipa já é um sucesso. As incrições ainda não terminaram, mas já temos mais inscritos do que as 100 vagas disponíveis. O apoio que temos recebido é enorme. Este apoio se expressou inclusive na imprensa gaúcha, que através de vários comunicadores e jornalistas ajudou a divulgar o projeto pela sua relevância social, não se prestando a reproduzir as “denúncias” da revista Veja.

Todos sabem da lacuna existente na preparação dos jovens oriundos das escolas públicas que desejam entrar na universidade. Então, quem poderia querer detonar um projeto que oferece preparação para o vestibular e o Enem GRATUITAMENTE para estudantes de escolas públicas? Aqui no Rio Grande do Sul, só os “viúvos” de Yeda Crusius.

Entretanto, em respeito às pessoas que me apoiam e respeitam e que têm sido questionadas por quem não conhece a minha trajetória, esclareço:

- Vou processar a revista Veja por danos morais, visto que o jornalista que assina a matéria sequer me ouviu, publicando uma reportagem absolutamente fantasiosa sobre o Projeto Emancipa, coordenado por mim no Rio Grande do Sul.

- A Secretaria de Educação não me concedeu nenhum privilégio como insinua a reportagem. A direção do Colégio Júlio de Castilhos, assim como outras escolas estaduais, proporciona a execução de diversos projetos nas suas dependências. O Emancipa é um deles e paga à escola R$ 600,00 por mês pelas duas salas.

- Os (as) professores(as) não serão “bem remunerados” como maliciosamente diz a reportagem. Receberão R$ 20,00 a hora aula. Como são apenas duas turmas, a média de remuneração de cada professor deverá ser por volta de R$ 300,00.

- A cota de patrocínios do Emancipa está fechada com 5 empresas e não estamos em busca de mais patrocinadores como mentirosamente afirma a reportagem.

-Sobre a Icatu Seguros, um empresa que atua no mercado gaúcho através do Banrisul há mais de 10 anos, muito me estranha que somente agora, para me atacar, a Veja levante suspeitas sobre esta relação. Eu não respondo pelas atividades de nenhuma empresa, mas a verdade é sempre útil: basta verificar o balanço 2010 do Banrisul, disponível na internet, para comprovar a mentira. A seguradora Icatu não tem contrato de exclusividade com o Banrisul. Além disso esta empresa apóia diversas OSCIPs e ONGs, não apenas o Emancipa.

- Quanto à afirmação de que “Luciana, que na política criticava o pai, na vida empresarial usa de seu prestígio para lucrar”, quem terá que se explicar é a Veja. E terá que fazê-lo no Justiça. Primeiro, porque não estou “lucrando” e nem sequer estou na “vida empresarial”. O Emancipa não é uma empresa e não pode dar lucro. Não é por que deixei de ser deputada que vou abrir mão de realizar atividades socialmente relevantes, mesmo que de forma privada, mas que respondam a interesses coletivos. Quanto ao suposto uso do prestígio do meu pai, Tarso Genro, minha trajetória me autoriza a ter certeza que os parceiros do Emancipa avaliaram em primeiro lugar o meu próprio prestígio para decidir pela participação no projeto.

* Luciana Genro – Coordenadora do Projeto Emancipa-RS.

4 comentários:

Anônimo disse...

Seria bom pra todos se a Luciana/EMANCIPA explicasse o seguinte:

Se o aluguel das salas é de R$ 600 (R$ 7.200 por ano), e o salário médio de cada professor é de R$ 300 (ou seja, 20 professores dá R$ 6.000 por mês, ou R$ 72.000 por ano)... sendo um cursinho de apenas 100 vagas, como é que vão ser gastos os R$ 500.000 por ano que o cursinho EMANCIPA está arrecadando dos patrocinadores?

Falta justificar R$ 420.200.

Mauro Silva disse...

Existe algo chamado custos.
O sujeito acima faz continha básica, e "esquece" o resto: férias, 13º, INSS, adicionais, material escolar, limpeza, implantação etc.
E eu também não sei de onde saiu essa informação sobre "$500 mil".
Pode explicar?

Anônimo disse...

sou a favor do anonimato na internet (e tambem vou assinar anonimo), mas é uma pena ver que as pessoas se escondem para ter posturas inquisitivas como a do anonimo acima. não há no texto o número de professores, nem menção a nenhum outro gasto. criticar um projeto de educação a partir da leitura de uma nota à imprensa é um engano monstruoso.

Flora Araújo disse...

Os professores capacitados relamente precisam de um aumento mas desse jeito? eu estava lendo uma materia no site do PHA que fala mais sobre esse caso.. http://migre.me/42HYw