quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Ricardo Teixeira e a “prova boba” da Globo

Por Altamiro Borges

Até agora ninguém conseguiu explicar direito porque a TV Globo exibiu uma reportagem contra Ricardo Teixeira, presidente da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), levando suspeitas sobre o desvio de R$ 9 milhões somente para a realização de um jogo entre Brasil e Portugal. Qual o motivo da abrupta ruptura? Afinal, eles não eram “bem amigos”? Parecia uma confraria mafiosa!


A emissora, que adora explorar escândalos quando atingem os seus adversários, não falava uma palavra contra o cartola. Já Ricardo Teixeira mantinha uma relação privilegiada com a Rede Globo – que o digam os contratos de exclusividade para a transmissão de jogos ou o recente acerto para a festança de sorteio das partidas da Copa de Mundo, que lhe renderam R$ 30 milhões.

Três motivos possíveis

Muitas hipóteses foram levantadas:

1- O chefão da CBF estaria em acelerado declínio, sofrendo desgastes por todos os lados. Até a presidenta Dilma Rousseff decidiu dar uma “gelada” no cartola. A TV Globo não poderia cometer o mesmo mico da campanha das Diretas-Já, quando foi a última a noticiar as gigantescas mobilizações dos brasileiros por democracia, contra a ditadura – que a emissora apoiou ativamente.

2- A rival TV Record estaria se cacifando junto aos telespectadores devido à série de reportagens sobre as tramóias e sujeiras de Ricardo Teixeira. O que mais apavora a TV Globo é perder o título de campeã de audiência. Isto abalaria as estruturas do império, assustando os anunciantes. A coisa já anda feia para a emissora no Ibope. O sangramento não estanca. E a Record é o capeta!

3- Na semana da denúncia do Jornal Nacional, os internautas convocaram um tuitaço pelo “Fora Ricardo Teixeira”. Houve até um ato de protesto em São Paulo. A agitação virtual teria respingado na emissora, inclusive com a volta do famoso slogan de “Fora Rede Globo, o povo não é bobo”. A força da internet, dizem alguns, teria incomodado os filhos de Roberto Marinho.

Nova hipótese: jogo de cena

Além destas hipóteses, agora o blogueiro Ricardo Perrone levanta outra suspeita. A reportagem da TV Globo não teria passado de puro jogo de cena. É mais uma tese para futuras averiguações e vale a pena ser conhecida. Reproduzo abaixo o artigo de Perrone:

*****

Na CBF, a reportagem do Jornal Nacional no último sábado, envolvendo Ricardo Teixeira, foi classificada como uma tentativa de mostrar independência. A tese é de que a emissora precisava contrariar as palavras do presidente da CBF à revista Piauí e demonstrar não estar sob o controle do cartola. Tinha que dar uma resposta à sociedade.

Porém, na confederação brasileira, a matéria foi considerada boba, com poder de fogo inofensivo, e chegou a ser comparada à série feita recentemente pela Record, ironizada na entidade. Os aliados do cartola sustentam que ele não é o alvo da investigação sobre o uso de dinheiro público no amistoso entre Brasil e Portugal. E, já que o manda-chuva da CBF foi citado na reportagem, o mesmo deveria ter sido feito com o presidente da Federação Portuguesa.

Ao mesmo tempo em que a turma da CBF nega haver estremecimento com a TV Globo, a emissora agora é alvo de comentários jocosos. Um deles é o seguinte: "É fácil mostrar independência quando a Globo não está negociando nenhum contrato com a CBF. Por que não mostram independência no meio de uma negociação?"

Fora da CBF, aliados do presidente do COL (Comitê Organizador Local da Copa) também avaliam que a emissora escolheu um tema lateral, que não atinge o Mundial, para fingir que bateu no dirigente.


*****

Leia mais:

- Até a TV Globo critica Ricardo Teixeira.

- Ricardo Teixeira e Globo: tudo a ver.

2 comentários:

Fabrízio disse...

O que me parece mais razoável é que a Globo mostrou isso para dizer "nós noticiamos". Pegaria muito mal pra ela nem citar toda essa função do Ricardo Teixeira.

Anônimo disse...

dilma cuidado a midia quer te derrubar