quinta-feira, 21 de julho de 2011

Aznar, Murdoch e a direita midiática

Por Iroel Sánchez, no blog cubano La Pupila Insomne:

A proximidade do José Maria Aznar com Rupert Murdoch pode ter seus inconvenientes. Aznar está incluído na ação judicial de um banco norte-americano contra a News Corporation, o império midiático de Murdoch, do qual o ex-primeiro-ministro da Espanha é membro do seu Conselho de Administração.

Amalgamated Bank, que pertence a um sindicato estadunidense com ações na News Corporation, apresentou denúncia contra o conglomerado de Murdoch por ele ter aprovado a compra de uma empresa da filha do magnata por 600 milhões de dólares, preço 13 vezes maior que os benefícios desta entidade.



A ação coincide com o escândalo da publicação sensacionalista News of The World, propriedade de Murdoch, fechada após serem conhecidas as suas ações de escutas ilegais na Grã-Bretanha.

Em setembro de 2007, a agência EFE, demonstrou a relação entre Aznar e Murdoch:

“É mais rentável para José Maria Aznar ser ex-presidente do que chefe de governo, já que desde que deixou o cargo em “La Moncloa” passou a ganhar muito mais dinheiro do que em suas duas legislaturas, segundo indica uma notícia no diário El País”.

Assim mesmo, Aznar não pode se orgulhar de ser um dos mais bem pagos na News Corporation, já que nos recentes documentos elaborados pelo império midiático o ex-primeiro-ministro espanhol aparece em último lugar da lista.

No total, ganha pouco mais de 133 mil euros ao ano, uma cifra que não chega a um terço da média dos demais conselheiros e abaixo dos que desempenham tarefas executivas, que ganham 10 vezes mais que Aznar a cada ano.

Não é porque Murdoch não valorize o ex-dirigente do governo espanhol e, sim, porque ele é um dos conselheiros que dedica menos tempo à empresa, além de não ter opções sobre as ações do grupo.

Contudo, no próximo ano Murdoch pagará a Aznar mais 10 mil dólares por seus serviços.

Rupert Murdoch foi um dos convidados no luxuoso casamento da filha de José Maria Aznar, que provocou uma grande irritação na sociedade espanhola. Uma sátira deste casamento obteve o prêmio de melhor espetáculo teatral espanhol no ano de 2004.

0 comentários: