quinta-feira, 21 de julho de 2011

Mídia golpista convoca protestos de rua

Por Altamiro Borges

Testando o clima político, a mídia demotucana tem atiçado os seus leitores, telespectadores e ouvintes para sentir se há condições para a convocação de protestos de rua contra o governo Dilma. O mote dos filhotes de Murdoch seria o do combate à corrupção, o da “ética”. A experiência a copiar seria a da “revolução dos indignados” na Espanha.

Na prática, o objetivo seria o de reeditar as “Marchas com Deus”, que prepararam o clima para o golpe de 1964, ou o finado movimento Cansei, de meados de 2007, que reuniu a direita paulistana, os barões da mídia e alguns artistas globais no coro do “Fora Lula”. Até agora, o teste não rendeu os frutos desejados. Mas a mídia golpista insiste!



Visão conspirativa?

A idéia acima exposta pode até parecer conspirativa, amalucada. Mas é bom ficar esperto. Nos últimos dias, vários “calunistas” da imprensa têm conclamado a sociedade, em especial a manipulável “classe média”, a se rebelar contra os rumos do país. Parece algo articulado – “una solo voz”, como se diz na Venezuela sobre a ação golpista da mídia.

O primeiro a insuflar a revolta foi Juan Arias, correspondente do jornal espanhol El País, num artigo de 11 de julho. O repórter, que adora falar besteiras sobre o Brasil, criticou a passividade dos nativos, chegando a insinuar que impera no país a cultura de que “todos são ladrões”. Clamando pela realização de protestos de rua, ele provocou: “Será que os brasileiros não sabem reagir à hipocrisia e à falta de ética de muitos dos que os governam”.

O Globo e Folha

Logo na sequência, dia 17, O Globo publicou reportagem com o mesmo tom incendiário. O jornal quis saber por que o povo não sai às ruas contra a corrupção no governo Dilma. Curiosamente, o que prova as péssimas intenções da famiglia Marinho, o diário só não publicou as respostas do MST, que desmascaram as tramas das elites (leia aqui).

Já nesta semana, o jornal FSP (Folha Serra Presidente) entrou em campo para reforçar o coro dos “indignados”. No artigo “Por que não reagimos”, de terça-feira (19), o colunista Fernando de Barros e Silva, que nunca escondeu a sua aversão às forças de esquerda, relembrou a falsa retórica udenista do falecido Cansei:

O resmungo dos “calunistas”

“Por que os brasileiros não reagem à corrupção? Por que a indignação resulta apenas numa carta enviada à redação ou numa coluna de jornal. Por que ela não se transforma em revolta, não mobiliza as pessoas, não toma as ruas? Por que tudo, no Brasil, termina em Carnaval ou em resmungo?”.

Hoje, 21, foi a vez de Eliane Cantanhêde, a da “massa cheirosa do PSDB”. Após exigir que Dilma seja mais dura contra a corrupção, ela cobra uma reação da sociedade. “A corrupção virou uma epidemia... E os brasileiros que estudam, trabalham, pagam impostos e já pintaram a cara contra Collor, não estão nem aí? Há um silêncio ensurdecedor”.

Seletividade da mídia

Como se observa, o discurso é o mesmo. Ele conclama o povo a ir às ruas contra a corrupção... no governo Dilma. De quebra, ainda tenta cravar uma cunha entre a atual presidenta e o seu antecessor. A corrupção seria uma “herança maldita” de Lula. A intenção não é a de apurar as denúncias e punir os culpados, mas sim a de sangrar o atual governo.

Na sua seletividade, a mídia demotucana nunca convocou protestos contra o roubo da privataria tucana ou contra a reeleição milionária de FHC. Ela também nunca se indignou e exigiu que sejam desarquivadas as quase 100 CPIs contra as maracutaias do governo do PSDB de São Paulo. Para a mídia golpista, o discurso da ética é funcional. Só serve para os inimigos!

Acorda Dilma!

É bom a presidenta Dilma ficar esperta. O tempo está se esgotando. A fase do “namorico” com a mídia acabou. Das denúncias de corrupção, que já sangram o governo há quase dois meses, a imprensa partidarizada já passou para a fase da convocação de protestos de rua. Como principal partido da oposição, a mídia retomou a ofensiva. E o governo se mantém acuado, paralisado, sem personalidade.

18 comentários:

Anônimo disse...

Altamiro, o que você sugere que a Presidenta faça?
Será que não é isso que eles estão querendo, uma reação para ser demonizada, também? Não sei.
Quando FHC mandou um recado para a oposição centrar fogo nas classes médias, a maior parte dos nossos riu.
Está vendo como o recado foi bem dado?

Anônimo disse...

Ontem, no jornal da Record News, Herodoto Barbeiro perguntou ao Claudio Weber Abramo, da Transparência Brasil, porque os brasileiros faziam passeata com deus mas não faziam para combater a corrupção. Portanto, ele está nessa de testar hipóteses que possam levar as pessoas à rua contra Dilma.

Anônimo disse...

É, meu caro Miro. Se a Dilma não abrir os olhos, vão comê-la no almoço porque não podem nem esperar a hora do jantar.
Os EUA em frangalhos, a Europa com o pires nas mãos e adinvinha para onde estão apontando os canhões deles? Para nós. Eles precisarão de dinheiro, empregos e mercado para saírem da crise. Nós somos a bola da vez, as pressões internacionais virão fortemente para cá. Tenho medo que a nossa presidenta não tenha tempo nem de perceber nem de revidar o que estão preparando para ela. Cabe lembrar que agora, diferentemente de com Lula, temos um vice-presidente suspeitíssimo. É questão de tempo para que comam a esquerda pelas bordas e tentem colocá-lo no poder.

Mario Jordão disse...

Companheiros, em que planeta vocês vivem? Será possível que toda vez que vozes se levantarem contra a corrupção a gente vai deixar a direita encampar o discurso? Caramba, quem se f... com a corrupção somos nós! Quem publicou matéria sobre isso muito antes do PIG foi a Carta Capital. Vão dizer que o Mino é golpista também? Falo sobre isso no meu blog mjordaobr.blogspot.com .

Maria Morais disse...

Gente!Pq nos que fazemos parte das redes sociais nao conclamamos ao Paulo Bernardo urgencia na Lei dos Medios? Nao entendo o pq que os blogueiros que se reuni sempre nao encabeca esse movimento? A corda Dilma e acorde os blogueiros e as pessoas que apoia o governo Dilma.
HEHOOOOOOOOOOOOOOOOO!!!! HA alguem ai!??????

gilsonsampaio disse...

Cadê o livro do Amaury Jr?

Anônimo disse...

Colega Maria Morais,precisamos agora apoiar Dilma e depois cobrar em particular e não em público para fornecer munição para o pig.
Temos que parar de ser moderninhos demais e ficar só criticando a nossa presidenta.

Para todos os demais colega:
Precisamos deixar, também, de agredir a toda hora as pessoas que manifestam valores de classe média em comentários nos blogs: precisamos cooptá-los e não espantá-los.

spin disse...

O pig está se achando, tá uma prova de que os militantes progressistas erra quando fazem coro com o pig em qualquer questão que seja
De pig to fora, pois se trata de um partido político

Anônimo disse...

Quando o pig criou a crise do mennsalão também ficou de olho na opinião publica e Lula não foi derrubado por causa do apoio da população.
Agora sondam novamente, para ver se dar pra derrubar Dilma

Andre

Anônimo disse...

Mario Jordão, o problema não é esse, a intenção do pig não é moralizar nada e sim tomar o poder e por lá as ratazanas

andre

mad disse...

Escrevi algo muito parecido com isso, sobre a ideia da mídia estar fomentando um clima de golpe contra o governo, no dia 19/07 http://comunicatudo.blogspot.com/2011/07/por-que-o-povo-nao-sai-as-ruas-contra.html

Romu disse...

A Dilma faz bem em fazer a faxina no Ministério mas deve tomar cuidado para não se pautar pela mídia e passar recibo de que os factoides da mesma procedem. Por isso, chega de ficar na defensiva. Passou da hora de se partir para o ataque e a base do governo não precisa do PR para criar a CPI da privataria no "governo" fhc. Se é para falar de corrupção, então que se vá fundo. Nas origens da acumulação primitiva do capital.

Murilo Rodrigues Guimarães disse...

já eu acho que nós precisamos aprender a falar para as massas. Sinto-nos, ainda, muito fechados, falando para nós mesmos. Enquanto isso, eles 'trabalham'.

Anônimo disse...

Isso está explícito no novo site do FHC, lançado ontem. http://www.observadorpolitico.org.br/

Janeslei disse...

E fazendo seu papel de linha de transmissão do golpismo, o PSTU hoje invocou uma imaginária identidade com os "indignados" da Espanha. Nada mais surreal, nada mais distante do que a realidade que leva a população pras ruas na Espanha e a situação do Brasil. enquanto lá há demissões de servidores públicos, redução de pensões e aposentadorias, privatizações e retirada de direitos, aqui temos concursos públicos, aumento de vencimentos de pensões, e ampliação do emprego. PSTU e midia golpista: tudo a ver.

Anônimo disse...

Miro, está mais do que na hora de você e os blogueiros progressistas convocarem uma Marcha em Defesa do WAldemar da Costa Neto e dos patriotas do PR! Waldemar já foi caluniado no Mensalão e agora de novo! Um absurdo.

Anônimo disse...

Acrescento informações de hoje sobre essa movimentação da mídia mediante artigos de opinião conforme segue:

O Estado de S. Paulo - 22/07/2011
Espaço Aberto - Página A2
EM TORNO DA INDIGNAÇÃO :: FERNANDO GABEIRA

“É um problema deixar de se indignar com uma corrupção que mata, como na saúde e nos transportes, e aniquila sonhos, como na educação. Mas também é um problema indignar-se e voltar para casa de mãos vazias.”

Folha de S. Paulo - 22/07/2011
Opinião
MARINA SILVA: NÃO À REPETIÇÃO

“A crise nos Transportes não é mais um caso de corrupção.
É emblemática, pode ser aquele momento que permite inflexão definitiva, que dá liga às iniciativas que clamam pela mudança. É só uma das manifestações da longa crise política que temos o dever de enfrentar. Na democracia, não há lugar para a passividade.”

Anônimo disse...

O companheiro de muiotas lutas, Ferreira Gullar, disse durante a FLIP 2011 que "O Brasil foi apropriado por uma casta", e acrescentou, "Não sei como vamos sair disso. A minha esperança é o povo desorganizado, como ocorreu no Oriente".

Minha pergunta é se você acha que o companheiro Ferreira Gullar também faz parte desta conspiração da 'mídia golpista' que você fala.