terça-feira, 5 de março de 2013

Esquerdas lamentam morte de Chávez

http://www.rnv.gob.ve/
Por Altamiro Borges

Após o anúncio oficial da morte de Hugo Chávez, feito por volta das 16h30 no horário local (18h30 no horário de Brasília) desta terça-feira, milhares de pessoas passaram a se concentrar em frente ao Palácio Miraflores, em Caracas. Segundo as agências internacionais de notícias, o clima é de profunda tristeza com o falecimento do presidente da Venezuela. De todas as partes da mundo também chegam mensagens de solidariedade à família e aos venezuelanos. Do Brasil, os partidos de esquerda lamentaram a morte do líder bolivariano, que enfrentou as injustiças no país e foi decisivo no processo de integração da América Latina.

O PT divulgou uma nota oficial, que reproduzo abaixo:

O Partido dos Trabalhadores lamenta profundamente o falecimento de Hugo Chávez, presidente da República Bolivariana da Venezuela, destacado protagonista da integração de Nossa América e uma liderança mundial das forças populares.

Em 2012, Lula disse a Chávez: “tua luta é nossa luta, tua vitória será nossa vitória”.

Hoje, neste momento de tristeza e dor, abraçamos os familiares, amigos, colegas de farda e camaradas de crença de Chavez, e dizemos: contem conosco, contem com o Partido dos Trabalhadores, para dar prosseguimento às grandes conquistas políticas e sociais iniciadas pelo governo de Hugo Chávez.

Saudações petistas a este herói da América Latina e Caribenha

Rui Falcão, presidente nacional do Partido dos Trabalhadores
Iriny Lopes, secretária de relações internacionais do PT
Marco Aurélio Garcia, do diretório nacional do PT
Valter Pomar, do diretório nacional do PT


O PCdoB também se manifestou de imediato. A líder da legenda na Câmara Federal, deputada Manuela D'Ávila, afirmou que "o nosso partido deseja que o processo de transição na Venezuela siga nos moldes do que vem acontecendo na América Latina e que não haja nenhuma tentativa de golpe por aqueles que no último período torceram todos os dias para que Chávez morresse”. Já o deputado Chico Lopes (CE) afirmou que "toda a América Latina se solidariza com o povo venezuelano pela partida de Hugo Chávez. A América Latina perde uma grande liderança, mas tenho confiança que a Venezuela não deverá sofrer problemas para continuar no avanço da unidade progressista da América Latina”.

Já o dirigente do PSOL Edmilson Rodrigues postou no facebook: "Hugo Chávez radicalizou a democracia na Venezuela. Com ele, o país se transformou na quarta maior economia da América Latina, e conquistou o menor índice de desigualdade do continente. Na saúde, foram construídas mais de 7 mil clínicas populares. Desde 2006, a Venezuela é considerada Território Livre do Analfabetismo, pela Unesco. Por estes e outros motivos, nos solidarizamos com o povo da Venezuela, e temos certeza de que Revolução Bolivariana vai continuar. Pois este é o desejo do povo".

Segundo a agência Reuters, "a presidente Dilma Rousseff cancelou a viagem à Argentina, programada para esta semana, para ir ao velório do presidente venezuelano, Hugo Chávez, cuja morte foi anunciada nesta terça-feira".

2 comentários:

Udi disse...

Chávez se lleva consigo el más preciado título al que cualquier dirigente popular pueda aspirar: El amor de su pueblo, y el odio de las oligarquías, que nunca se equivocan a la hora de saber quién es su enemigo.

Luis Felipe Luz disse...

Foi tarde.