terça-feira, 5 de março de 2013

Suíça e os ricaços. E se a moda pega?

Por Altamiro Borges

No domingo passado, um inusitado plebiscito na Suíça apontou que 67,9% dos votantes apoiam um projeto contra as “remunerações abusivas” no mundo empresarial. A consulta democrática, batizada de “iniciativa contra os gatos gordos”, confirmou que há uma forte indignação na sociedade contra os altos salários e os privilégios dos ricaços. Enquanto uma minoria ostenta riqueza, a maioria sofre as consequências da crise capitalista no velho continente, com a explosão do desemprego, o arrocho salarial e a regressão trabalhista.

Entre outras medidas, o projeto prevê que caberá à assembleia-geral de acionistas votar, a cada ano, a soma global das remunerações do conselho de administração e da diretoria. Ele também veta os “paraquedas dourados”, como são chamados os bilionários bônus concedidos aos “gatos gordos” quando deixam a empresa, e os prêmios por compra ou venda de companhias. Num país famoso por guardar os segredos dos ricaços, o plebiscito representa “uma pequena revolução”, conforme alertou o jornal Monde.

A revolta contra os “salários abusivos” foi detonada no mês passado, depois que o presidente da empresa Novartis, Daniel Vasella, foi obrigado a abrir mão de uma “indenização” de 72 milhões de francos suíços (R$ 150 milhões). A rápida mobilização popular forçou a realização do plebiscito nacional, previsto em lei, no qual 46% dos eleitores do país compareceram às urnas. Caberá agora ao parlamento transformar o projeto em lei. As entidades empresariais, porém, já anunciaram que tentarão sabotar a sua aprovação.

O plebiscito na Suíça é expressão do agravamento da crise capitalista e do aumento da indignação popular, com a explosão de várias revoltas – indignados da Espanha, grevistas de Portugal e da Grécia, movimento “Ocupe Wall Street” nos EUA. Em decorrência desta pressão, o capital é obrigado a recuar, mesmo que seja adotando medidas cosméticas. Desde a eclosão da crise, em 2008, Alemanha, EUA e outros países já aprovaram leis para controlar os salários dos executivos – mas sem tocar nos lucros do capital.

Como observa Vladimir Safatle, em artigo na Folha, “aplicada ao Brasil, uma lei como essa aprovada pela Suíça levaria as empresas a se preocuparem com a competitividade, dando salários decentes para seus funcionários, em vez de tentar utilizar a última teoria de administração da moda para justificar extorsões produzidas por seus executivos”. Ele lembra que 94% dos empregos formais criados no Brasil nos últimos dez anos têm remuneração de, no máximo, um salário mínimo e meio. No outro extremo, os empresários e seus executivos esbanjam em fortunas e vive na opulência. Aí se a moda suíça pega no Brasil!

1 comentários:

Alexandre Figueiredo disse...

Hugo Chavez morreu. Agora os "urubólogos" vão retirar de suas gavetas os textos que escreveram sobre seu obituário. Merval Pereira e Reinaldo Azevedo devem estar abrindo suas garrafas de champanhe para os convidados.