domingo, 16 de junho de 2013

"Cancelei minha assinatura da Folha"

http://www.ajusticeiradeesquerda.blogspot.com.br/
Por Regina Desiree, no blog Maria Frô:

Ontem cancelei a minha assinatura da Folha de S.Paulo (que já era só aos fins de semana) assim que li o editorial onde eles exigiam a cabeça dos manifestantes ao governo do estado. Mandei uma carta para a ombudsman e hoje recebi uma resposta dela e do sr. Marcelo Leite, editor do Caderno Opinião.

Lendo, tive a certeza de que o dinheiro que vou economizar com a assinatura será muito melhor empregado nem que seja comprando figurinhas da Copa pra encher um álbum.

O sr. Marcelo Leite é editor de um caderno, mas não tem capacidade de entender um texto. Eu deixei claro que achava que o papel da Folha era esclarecer aos leitores que as pessoas têm sim o direito de protestar e não incitar mais ódio e violência e ele me vem com um: “O leitor parece pressupor que a violência parte sempre e primeiramente da polícia, o que nem sempre é verdadeiro”.

Ah…me poupe!

Abaixo reproduzo a troca de e-mails

*****

From: ombudsman@grupofolha.com.br
Date: 14 June 2013 5:11:07 PM
To: reginadesiree, ombconfirmado@grupofolha.com.br
Subject: OMBUDSMAN FOLHA SP

Cara Regina,

recebi várias mensagens como a sua e encaminhei todas para conhecimento dos editorialistas. Segue abaixo resposta do editor de Opinião. Vou escrever sobre essa cobertura no domingo e agradeço o trabalho de ter me escrito.

Atenciosamente,

Suzana Singer
Ombudsman – Folha de S.Paulo
Al. Barão de Limeira, 425 – 8o. andar
01202-900 – São Paulo – SP
Telefone: 0800 0159000
Fax: (11) 3224-3895
ombudsman@grupofolha.com.br
@folha_ombudsman

http://www.folha.com.br/ombudsman/

facebook.com/folha.ombudsman

Respeitamos a opinião do leitor. A Folha defende, obviamente, a liberdade de reunião, que o próprio texto da carta ressalta que deve ser pacífica. As imagens e os relatos mostram que vários dos manifestantes se reúnem para praticar atos de vandalismo – para não falar da violência que é impedir os outros cidadãos de ir e vir. O leitor parece pressupor que a violência parte sempre e primeiramente da polícia, o que nem sempre é verdadeiro.

Marcelo Leite – Editor de Opinião
Folha de S.Paulo

Manifestação:

—– Original Message —–
From: regina desirée
To: ombudsman@uol.com.br
Sent: Thursday, June 13, 2013 5:47 PM
Subject: sobre o editorial “retomar a paulista” de 13/6

olá suzana,

escrevo para deixar registrada minha indignação com o editorial da folha de hoje.
é inaceitável que um veículo de longo alcance como a folha faça uma incitação descarada à a partir de agormaior violência policial, praticamente exigindo do governo e da prefeitura através da ação da pm, o sangue dos manifestantes.
ficou implícito q se necessário, esse “grupelho” merece morrer por interromper o trânsito da paulista protestando por algo considerado por vcs irrelevante.
há tempos observo o declínio do jornalismo praticado por vcs e pelo estadão: notícias dadas sem profundidade, de qq jeito, deturpadas e manipuladas, notícias irrelevantes de comportamentos fúteis da nossa sociedade cada vez mais consumista promovidos a assunto do momento, mas nunca, nada tinha virado tanto o meu estômago como o conteúdo do editorial de hj.
acabo de encerrar a minha assinatura de anos da folha.
mas tbém não sigo para o estadão, cujo editorial de hoje sobre o assunto foi igualmente nojento.
tbém é bom dizer q não tenho qq associação com o movimento passe livre ou qq partido e organização política.
e não concordo com a depredação do patrimônio público ou do vandalismo praticado por algumas das pessoas q se juntaram ao protesto.
mas com certeza, não é exigindo mais violência da polícia e validando a truculência policial q vamos resolver esse impasse.
as pessoas precisam ter o direito de protestar e o estado tem q lidar com isso se dispondo a ouvir a sua voz.
é papel da folha deixar isso claro para seus leitores e não tomar o lado fascista, autoritário e elitista de paulistanos q andam de carro e, por não quererem ser incomodados com protestos na paulista, 

acham q esses manifestantes merecem ser dizimados.
espero q o meu desconforto se junte ao de outros leitores e q vc e a folha recebam muitos outros emails e comentários indignados pra q eu ainda sinta q essa cidade tem algum resquício ou noção de civilidade.
regina desirée

3 comentários:

Anônimo disse...




Uma coisa é povo e jovens falando e defendendo ou criticando. Outra é jornal já com um histórico de apoio ao golpe militar escrevendo e incitando. Muito diferente, pois.

Anônimo disse...

Enquanto não houver uma regulamentação dos meios de comunicação, vamos assistir a mídia privada conservadora usando a liberdade de expressão pra pregar a ideologia do fim das liberdades civis, isso é um absurdo! a mídia conservadora privada é a única instituição que explora uma concessão pública que não quer submeter-se as leis do nosso país, e portanto, violando a liberdade de expressão que ela alega proteger.

Anônimo disse...

Meu deus, e alguém ainda assina a Folha até hoje???