quarta-feira, 4 de setembro de 2013

O tamanho que Dilma precisa ter

Por Fernando Brito, no blog Tijolaço:

Hoje é um dia de agenda reservada para a Presidenta Dilma Rousseff e os jornais especulam que ela poderia ter um encontro privado com o Presidente Barack Obama.

Não é crível.

Só poderia acontecer se os canais diplomáticos americanos fizessem chegar antecipadamente a intenção norte-americana de uma retratação – e pública – pelo episódio do grampo sobre as comunicações do governo brasileiro.

Fora disso, seria um constrangimento para a mandatária brasileira ver-se obrigada – exceto pelo protocolo público da reunião do G-20 – a atos de amabilidade com um chefe de Estado que não apenas violou a soberania brasileira como se recusa sequer ao compromisso de não mais fazê-lo.

Para nada, para que um encontro? Para uma exibição hipócrita de sorrisos ou, inútil, de carrancas?

Diplomacia se faz buscando efeitos objetivos, não convescotes de amabilidades ou arreganhos de valentia.

O dia tem tarefas muito mais produtivas para Dilma: a articulação de uma “resposta” econômica à desestabilização das economias emergentes pelo provável fim do “quantitative easing” – a política de expansão monetária em vias de revogar-se nos EUA – com a criação de um fundo de reservas entre os Brics, bem como um banco de fomento multilateral entre Brasil, Rússia, China, Índia e África do Sul.

E, ao lado destas conversações econômicas, a busca de uma articulação para que os Brics se tornem não apenas um conjunto de interesses econômicos mas, também, um bloco de poder político mundial, como o seu tamanho na economia, na população e na geografia mundial torna inadiável.

Não importa que seja da índole de Barack Obama ter gestos simpáticos com a presidenta brasileira, ou que esta, pessoalmente, seja capaz de dialogar com o mandatário americano sobre qualquer assunto, em termos civilizados.

Um encontro entre ambos, privado ou semiprivado, sem um reconhecimento de erro e o compromisso de evita-lo, de agora por diante, representaria o conformismo brasileiro com a violação de fato e de direito de nossa soberania.

O Brasil apresentou seu pedido de explicações, e as quer escritas, no papel.

Não em sorrisos.

1 comentários:

Carlos Lima disse...

Ela não vai ter esse tamanho, porque não pode ter, porque não quis ter. O embaixador dos EUA tinha que ser expulso imediatamente até o esclarecimento. Porém os negócios falam mais que a reputação e a soberania. É uma vergonha ter que admitir, más o Brasil já pertence ao maior LADRÃO do planeta os EUA. Pois adquirir informações comercias do BRASIL e de empresas brasileiras ROUBANDO essas informações, é ROUBO em qualquer lugar do mundo. São LADRÕES e não guerreiros cibernéticos.