quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Ibope tenta salvar Aécio da overdose?

Por Altamiro Borges

O Ibope publicou nesta terça-feira (16) uma nova pesquisa sobre a corrida presidencial. Ela é muito estranha e faz lembrar o apelido dado ao sinistro instituto pelo irreverente blogueiro Paulo Henrique Amorim – ‘Globope’. Aponta queda de três pontos nas intenções de voto para Dilma Rousseff – de 39 para 36%; queda de um ponto para Marina Silva – 31 para 30%; e um milagroso crescimento de Aécio Neves – de 15 para 19%. No mesmo período em que o cambaleante tucano teve uma overdose de péssimas notícias, o Ibope parece tentar tirá-lo da UTI. A direita nativa detesta a atual presidenta e uma parte dela ainda desconfia da ex-verde. Isto explicaria o desespero para salvar o presidenciável do PSDB?

Empolgado, o jornal Estadão festeja: “Aécio melhorou suas taxas de intenção de voto em todas as regiões, com exceção do Nordeste. No Sul, ele chegou a 23% e ficou em situação de empate técnico com Marina, que tem 26%. Dilma só lidera de forma isolada no Nordeste (48%) e Sul (34%). Nas demais regiões, ela aparece empatada tecnicamente com Marina... Dilma colhe resultados melhores no eleitorado mais pobre. No segmento com renda de até um salário mínimo, a petista fica com 46% das preferências”. Não é para menos que o jornalão detesta tanto o “Bolsa Família”. Em editorial no final de semana, o Estadão voltou à carga contra o programa, acusando-o de ser o maior responsável pela força do “lulopetismo”. Só faltou pregar abertamente a sua extinção!

Na mesma linha esperançosa, a Folha tucana registrou que a nova sondagem indica que poderão ocorrer surpresas na disputa presidencial. “A pesquisa Ibope mostra oscilações negativas de Dilma Rousseff (PT) e Marina Silva (PSB) e recuperação de Aécio Neves (PSDB), o terceiro na disputa... Com esta recuperação, o cenário fica parecido com o do fim de agosto, na primeira pesquisa Ibope após a morte de Eduardo Campos, substituído por Marina”. A bolsa de aposta, principalmente a que envolve os abutres do mercado financeiro, deverá se agitar nestes próximos dias. O que já era dado como certo, o pior fiasco eleitoral da história do PSDB, sofrerá novas oscilações. Aécio Neves agradece e segue respirando por aparelhos...

A pesquisa Ibope, porém, não deve nutrir falsas esperanças ao combalido mineiro. Até Josias de Souza, o blogueiro da Folha que transita bem no ninho tucano – está pessimista. Ela vaticina que uma “dupla derrota pode fazer de Aécio Neves o fiasco do ano”. “Seria apenas uma derrota se Aécio ficasse de fora do segundo turno da disputa presidencial. Será um malogro ainda mais estridente se o grupo de Aécio perder para o PT o governo de Minas Gerais... Aécio corre o risco de sair de 2014 menor do que entrou. No plano federal, a derrota o devolveria a uma fila que deve ter Geraldo Alckmin no primeiro lugar em 2018. Um fiasco estadual intimaria Aécio a dedicar-se à província”.

Com base na pesquisa do mesmo Ibope sobre a sucessão em Minas Gerais – o petista Fernando Pimentel com 43% e o tucano Pimenta da Veiga com 23% das intenções de voto –, Josias de Souza até dá um conselho para o cambaleante presidenciável tucano para evitar o duplo fiasco. “Aécio talvez devesse considerar a hipótese de passar o resto da campanha falando ‘uai’ e comendo pão de queijo”. Ou seja: nem o Ibope serviu de motivação para o blogueiro da Folha, o que torna ainda mais estranho o resultado da pesquisa desta terça-feira.

*****

Leia também:






2 comentários:

Ignez disse...

Como se sabe, as pesquisas são um instrumento do mercado. Entretanto, a majoração mais grave instala-se no perfil de Aécio e Marina: suas personalidades expõem uma pigmaleônica estreiteza de caráter.

Éderson Dias Segantini disse...

A pesquisa aponta para uma tendência recorrente nas últimas eleições: "os furos bombásticos" mostrando os desmandos na administração pública petistas, na qual, a corrupção é o seu estigma, surgirão novamente, de modo a favorecer quem? Essa aparente ascensão do Aécio será atribuída ao novo escândalo da petrobrás, que supostamente tirou votos da Marina e da Dilma, em especial. Portanto, mais denúncias aparecerão de modo a favorecer o nosso combalido tucano. Vejo claramente essa tendência.