quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

Datena desiste da eleição. Qual o preço?

Por Altamiro Borges

Após ganhar os holofotes da mídia e ser assediado por muita gente graúda, o apresentador José Luiz Datena, que comanda o programa sensacionalista "Brasil Urgente" na Band, anunciou nesta semana que desistiu de se candidatar à prefeitura de São Paulo. Posando de desinformado e puro, ele alegou que desconhecia as denúncias de corrupção contra o partido, PP, que lhe cedeu a vaga para a disputa sucessória deste ano. Em seu programa na rádio Bradesco Esportes, que também pertence ao Grupo Bandeirantes, a figura teatral disse que deixará a sigla, a qual se filiou no ano passado. "Não posso permanecer em um partido que tomou mais de R$ 300 milhões da Petrobras". É um santo!

Curiosamente, na semana anterior ele foi procurado pelo tucano Geraldo Alckmin, que o aconselhou a abandonar suas pretensões políticas. A cena foi descrita pelo colunista Ancelmo Gois, do jornal O Globo: "O governador paulista procurou chamar a atenção para os percalços da vida política. Contou a história de um lojista do interior, muito querido na cidade porque no Natal distribuía brinquedos às crianças pobres. Sua vida virou um inferno depois que se aventurou a ser candidato a prefeito da sua cidade: 'Foi chamado de ladrão, sonegador e até de corno, por ter casado com uma mulher bem mais nova'. Datena entendeu o recado".

Será que foi esta historinha que convenceu o apresentador da Band a desistir da candidatura? Famoso por seus comentários reacionários na tevê, José Luiz Datena conhece bem as baixarias nas disputas eleitorais - ele inclusive ajuda sempre a difundi-las. Ou foram as denúncias de corrupção contra o PP que o fizeram recuar do sonho de ser prefeito da maior cidade do país? Esta desculpa também não convence ninguém. Afinal, a legenda criada por Paulo Maluf há muito é acusada de malfeitos. No caso das propinas na Petrobras, o PP é investigado pela midiática Operação Lava-Jato desde o ano passado - antes da filiação do "puro" e "indignado" José Luiz Datena.    

A dúvida, portanto, permanece: qual foi o preço para a desistência da sua candidatura? No comando do programa sensacionalista "Brasil Urgente" - que parece ter uma obsessão doentia contra o prefeito Fernando Haddad (PT) -, o apresentador da Band terá influência na definição dos votos de milhões de paulistanos. Ao anunciar que abandonaria o páreo, José Luiz Datena acrescentou; "A situação está tão triste que nem dinheiro para roubar tem mais. Se não tem para roubar, não tem dinheiro para fazer nada. Roubaram tanto que o orçamento da Prefeitura está quebrado". Emblemático!

*****

Leia também:


2 comentários:

Maria disse...

Se nem dinheiro pra roubar tem mais. Emblemático.

Mário Silva disse...

Ah!! Datena, fique, se candidate, se eleja e depois proíba os ateus de circular em São Paulo.