quinta-feira, 15 de fevereiro de 2018

TV Brasil terá que mostrar Temer vampirão

Por Tereza Cruvinel, em seu blog:

Contaram-me que o clima anda pesado na TV Brasil, a TV Pública que se tornou TV governamental depois do golpe e da intervenção de Temer na EBC - Empresa Brasil de Comunicação. No sábado, a TV Brasil terá que transmitir o desfile das escolas campeãs do carnaval do Rio. Isso significa transmitir também o desfile da Tuiuti, a vice-campeã, que voltará ao Sambódromo consagrada como campeã moral, repetindo o desfile que questionou a abolição da escravatura e escrachou com o golpe de 2016, mostrando as coisas como elas são: os manifestoches, o Temer vampirão, as reformas que tungam direitos....

O Planalto estaria incomodado mas agora a EBC não tem como recuar. No início do mês, assinou contrato com a Globo, que lhe cedeu os direitos de transmissão do desfile das campeãs de São Paulo e do Rio. Para a Globo, a transmissão dos desfiles durante o carnaval é que tem grande interesse comercial, elevando o faturamento com publicidade. A transmissão do desfile das campeãs é exigência do contrato com a Liesa (Liga das Escolas de Samba do Rio de Janeiro) mas comercialmente ele não tem relevância. Daí a cessão par a a TV Brasil, acordo que também livrará a Globo, de quebra, do desconforto de ter que mostrar novamente a Tuiuti, depois do mico que foi a transmissão do desfile no domingo, com apresentadoras gaguejantes evitando comentar o tom crítico do desfile, os manifestoches, o vampirão... A TV Brasil, por seu lado, ganha com o acordo, que lhe permite uma boa alavancagem de audiência, como aconteceu no ano passado. Na sexta, a emissora transmite o desfile das campeãs de São Paulo e no sábado o do Rio. O que fugiu ao planejamento foi o enredo da Tuiuti e a obrigação de mostrar o vampirão na tela da TV que o governo usa como sua.

Não por acaso, a emissora até agora vem fazendo uma divulgação comedida, quase inaudível, da transmissão de sábado. É preciso divulgar isso: quem não lavou a alma vendo a a Tuiuti desfilar no domingo, trate de ver no sábado, na TV Brasil. Canal 2 em TV aberta, 16 na Net, 116 na Sky.

0 comentários: