sexta-feira, 1 de junho de 2018

Parente pede pra sair. Temer perto da cadeia

Por Altamiro Borges

Em carta divulgada nesta sexta-feira (1), o exterminador Pedro Parente pediu demissão da presidência da Petrobras em caráter “irrevogável e irretratável”. Vaidoso e prepotente, ele afirma que “faço um julgamento sereno de meu desempenho, e me sinto autorizado a dizer que o que prometi foi entregue”. De fato, ele “entregou” a estatal aos interesses de rapina das multinacionais do petróleo, satisfez o “deus-mercado” com uma política criminosa de liberação dos preços dos combustíveis e foi responsável por um novo apagão no país. No triste reinado de FHC, o “gerente” tucano causou o colapso da energia. Agora, ele foi o maior culpado pelo caos nos transportes, que gerou desabastecimento no país e causou enormes prejuízos à combalida economia nacional.

O próprio exterminador, que ficou no cargo exatamente dois anos, confessa que a greve dos caminhoneiros foi o principal motivo do seu pedido de demissão. Na carta, ele reconhece que a paralisação trouxe “graves consequências para a vida do país” e crítica o debate “intenso e por vezes emocional” causado pelo episódio. Mesmo assim, ele defende sua ação desastrosa, argumentando que “os resultados obtidos revelam o acerto do conjunto das medidas que adotamos, que vão muito além da política de preços”. Como conclusão, ele observa que diante dos “questionamentos” sofridos – feitos, inclusive, por integrantes do covil golpista – não teria mais como ficar no posto. “Diante deste quadro fica claro que a minha permanência na presidência da Petrobras deixou de ser positiva e de contribuir para a construção das alternativas que o governo tem pela frente".

A queda de Pedro Parente, o capacho das multinacionais do petróleo e queridinho do “deus-mercado”, deve acelerar ainda mais o final melancólico de Michel Temer. A Bolsa de Valores de São Paulo, antro dos especuladores financeiros, já deu o sinal, com uma brutal retração das ações da Petrobras. O usurpador não serve para mais nada – só falta pregar os últimos pregos no seu caixão. Ele já não conta com a confiança da cloaca empresarial que financiou o golpe que alçou ao poder a sua quadrilha. A mídia chapa-branca, nutrida com milhões em publicidade oficial, agora também tende a descartá-lo de vez. Há boatos de que Michel Temer até pensou em renunciar na semana passada. Ele só desistiu porque sabe que poderá ser preso quando deixar o Palácio do Planalto. Além de destruir a economia e sabotar a democracia, o usurpador está metido em vários escândalos de corrupção.

2 comentários:

Roberto disse...

Papéis da PETR recuperam os $20 semana que vem.
Não adiantou muito tentar dinamitar a petroleira mais uma vez.
Vamos Petrobras.

Jonas Carvalho disse...


Estamos num beco sem saída. Do lado dos golpistas uma confusão total. Ninguem se entende. Grupos se formam uns contra os outros. O Governo, o Parlamento e o Judiciário desmoralizados. Grupos radicais e fascistas pedindo a intervenção militar, isto e, a Ditadura. Do lado dos democratas e da esquerda, perplexidade e inação. Enquanto isto a Nação,imobilizada, vai sucumbindo ante o desastre total e a sua unica esperança continua encarcerada nas masmorras de Curitiba.Dias sombrios pela frente...