sábado, 8 de fevereiro de 2020

10 razões para apoiar a greve da Petrobras

Por Roni Barbosa

1- Bolsonaro quer demitir trabalhadores e desmontar as subsidiárias para facilitar a privatização. As empresas estrangeiras que comprarem vão contratar trabalhadores de seus países. Emprego no setor de petróleo e gás vai ser luxo pra gringo.

2- Os preços do gás e dos combustíveis que já estão pela hora da morte vão aumentar ainda mais

3- O Brasil vai ter de importar combustíveis.

4- Vai cair quase zero a arrecadação de impostos garantidos pelo setor de petróleo e gás nos estados em que as refinarias estão instaladas. Menos emprego, menos dinheiro para saúde, educação e até cobrir buraco de rua etc. Em muitos estados, como no Paraná, as refinarias são as maiores fontes de arrecadação individual. A paralisação das atividades dessas unidades vai deixar o estado sem a sua principal fonte de arrecadação de impostos

5- Os municípios que são afetados pelas operações de embarque e desembarque de petróleo ou gás natural também perderão milhões de reais mensais em royalties.

6- A venda da petroleira vai aumentar ainda mais o desemprego porque milhares de petroleiros e de trabalhadores de empresas do entorno, como as dos setores de comércio e serviço, vão fechar as portas.

7- O país deixará de investir milhões em grandes obras de infraestrutura, que também são responsáveis pela geração de milhares de empregos.

8- Empresas estrangeiras da área energética vão tomar conta das nossas riquezas naturais, o que ameaça a soberania nacional.

9- Ameaça à soberania nacional. O petróleo ainda vai ser por muitos anos a principal matriz energética do planeta. Vender é entregar isso a iniciativa privada. Detalhe importante: o governo quer entregar as descobertas do pré-sal e a tecnologia que somente a Petrobras desenvolveu para extração desse petróleo em águas profundas e isso é preocupante.

10- Perder engenharia é perder a capacidade de investimento do Estado porque a Petrobras ainda é hoje a empresa que mais investe no país, mesmo tendo reduzido drasticamente seus investimentos.

0 comentários: