domingo, 27 de junho de 2021

Operários da foto com Bolsonaro são ameaçados

Por Altamiro Borges


Com sua mania de perseguição, Jair Bolsonaro deve ter ficado intrigado com os operários que posaram para uma foto ao seu lado em Jucurutu (RN). Alguns fizeram o "L" com os dedos – um símbolo associado ao ex-presidente Lula. De imediato, o Ministério do Desenvolvimento Regional, que armou o palanque eleitoral, retirou a foto do seu perfil no Instagram.

Os capachos da comitiva presidencial também fizeram questão de divulgar que, “na verdade”, os trabalhadores estavam apontando para Deus a pedido do próprio “capetão”. Outros falaram que seria o símbolo da “arminha” do fascista. Ninguém sabe ao certo qual foi a motivação do gesto. Mas já há informações de que os operários passaram a ser perseguidos.

Segundo Mônica Bergamo, em nota publicada na Folha na sexta-feira (25), “os operários da barragem em Jucurutu (RN) que fizeram um L com as mãos em foto com o presidente Jair Bolsonaro na quinta-feira (24) passaram a ser ameaçados após a repercussão da imagem. ‘As famílias deles já receberam telefonemas [hostis]’, afirma Procópio Lucena, articulador do Serviço de Apoio aos Projetos Alternativos Comunitários e assessor do movimento local dos atingidos por barragens”.

“Não é justo que uma pessoa nesse país não possa se manifestar, seja qual for o manifesto”, protestou. “A entidade não divulga a identidade dos operários para protegê-los. ‘São trabalhadores pobres da região, pais de família’, segue Lucena, que diz não ter falado com os envolvidos para saber se o gesto se referia a L de Lula ou à arma de Bolsonaro. ‘As interpretações vamos deixar rolar. O que propomos é que respeitem a liberdade democrática dos nossos companheiros’, emenda ele, que aponta que a entidade irá defendê-los judicialmente em caso de necessidade”.

0 comentários: