domingo, 10 de julho de 2022

O ataque terrorista ao Porta dos Fundos

Imagem do Facebook do Porta dos Fundos
Por Altamiro Borges


A produtora de humor Porta dos Fundos, que reúne talentos como Gregorio Duvivier e Fábio Porchat, completa em agosto 10 anos de vida. Nessa longa trajetória de sucesso, sempre sob forte ataque das forças reacionárias, um episódio evidenciou os riscos da ascensão do fascismo no país – servindo agora de alerta para a campanha eleitoral deste ano.

Na véspera do Natal de 2019, já em plena treva bolsonariana, a produtora sofreu um ataque em sua sede em Botafogo, na zona sul do Rio de Janeiro. O prédio foi alvo de bombas e teve um princípio de incêndio. O grupo fascista intitulado “Comando de Insurgência Nacionalista da Família Integralista Brasileira" assumiu a autoria do atentado terrorista.

Em vídeo que viralizou na internet, três homens encapuzados afirmaram que a violenta iniciativa buscou justiçar a família brasileira “contra a atitude blasfema” da produtora, que fez uma paródia sobre o nascimento de Jesus Cristo. Antes do ato terrorista, o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) também havia criticado o Porta dos Fundos pelo vídeo humorístico.

O atentado foi registrado na 10ª Delegacia de Polícia, no bairro de Botafogo. As imagens das câmeras de segurança do prédio foram encaminhadas à Secretaria Estadual de Segurança Pública. Apenas um dos terroristas foi reconhecido nas gravações: Eduardo Fauzi. Ele teve mandado de prisão expedido pela Justiça, mas fugiu para a Rússia numa ação bastante suspeita.

Impunidade serve às hordas fascistas

Em setembro de 2020, finalmente o terrorista – que se diz empresário – foi preso no Aeroporto Internacional de Koltsovo, a 1.786 quilômetros de Moscou. Já a extradição foi liberada em janeiro deste ano e atualmente o “integralista” está preso no presídio de Benfica, na zona norte do Rio de Janeiro. Os outros envolvidos no atentado seguem impunes.

O episódio traumático, agora relembrado em função do aniversário do Porta dos Fundos, merecia ter maior destaque na mídia, até como forma de inibir essas ações terroristas! A impunidade serve às hordas fascistas, integralistas, bolsonaristas!

0 comentários: