sexta-feira, 7 de outubro de 2022

Bancada trabalhista cresce no Congresso


A CUT aumentou o número de representantes na Câmara dos Deputados nestas eleições, passando de oito para 14 parlamentares.

Outros nove candidatos a receberam boa votação e foram escolhidos como suplentes.

A central também elegeu a primeira senadora da história de Pernambuco, Teresa Leitão (PT), ex-presidenta do Sindicato dos Trabalhadores em Educação daquele estado (Sintepe-PE).

A presença da CUT nas Assembleias foi igualmente significativa e teve um dos idealizadores e fundadores da RBA, o bancário Luiz Cláudio Marcolino (PT), eleito deputado estadual em São Paulo.

Marcolino é economista e foi presidente do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região de 2004 a 2010. Ele se elege para a Assembleia paulista pela segunda vez. Seu primeiro mandato foi de 2011 a 2014.

“Nossos representantes farão parte das bancadas alinhadas com os trabalhadores. Eles é que defenderão nossas pautas no Congresso Nacional, nas Assembleias estaduais, espaços que fazem parte da organização da classe trabalhadora”, afirma o secretário de Administração e Finanças da CUT, Ariovaldo de Camargo, em nota.

Os eleitos

No Distrito Federal, o professor Gabriel Magno Pereira Cruz (PT) foi eleito deputado distrital. Mineiro radicado em Brasília, tem experiência política que começou ainda no Diretório Central Estudantil (DCE) da Universidade de Brasília (UnB), onde cursou Física. Ele é atuante no PT e no Sindicato dos Professores do Distrito Federal (Sinpro/DF). Atualmente, também ocupa cargo de direção na Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), filiada à CUT.

O ex-presidente da CUT Ceará Assiz Diniz também foi eleito como deputado estadual. Diniz é historiador e bacharel em Direito, e também foi presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do Estado do Ceará e da Federação dos Metalúrgicos do Norte/Nordeste.

Em Goiás, a presidenta da CUT no estado, Bia Lima (PT), foi eleita para a Assembleia com votação expressiva. Ela é pedagoga e servidora pública estadual. Ainda em Goiás, o ex-diretor do Sindsaúde do estado e ex-presidenta da CUT-GO Mauro Rubem de Menezes Jonas (PT) garantiu sua cadeira de deputado estadual.

Em São Paulo, além de Marcolino, foi eleito Luiz Marinho, ex-presidente da CUT Brasil, ex-prefeito de São Bernardo, ex-ministro do Trabalho e da Previdência e presidente estadual do PT, para deputado federal.

Reeleitos

No Ceará, Moisés Braz (PT), líder sindicalista rural, foi reeleito deputado estadual. Ele presidiu a Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores Familiares do Estado e o Sindicato de Trabalhadores Rurais.

Em Brasília, dois deputados foram reeleitos para a Câmara. Érika Kokay (PT), ex-presidenta do Sindicato dos Bancários do DF e ex-presidenta da CUT-DF, e Chico Vigilante (PT), ex-presidente do Sindicato dos Vigilantes, da CUT-DF, e dirigente da Confederação Nacional dos Vigilantes.

Em Minas Gerais, a ex-presidenta da CUT no estado Beatriz Cerqueira (PT) foi reeleita para a Assembleia. Bia é pedagoga e bacharel em direito, professora por 22 anos, coordenou o Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE/MG).

Ainda no estado, o professor Roberto Cupolillo (PT), o Betão, ex-presidente do Sinpro-MG, foi reeleito deputado estadual. Ele já foi vereador na Câmara Municipal de Juiz de Fora por três mandatos consecutivos.

Os pernambucanos reelegeram o ex-presidente da CUT-PE Carlos Veras (PT) como deputado federal. Veras começou a sua trajetória como presidente da Associação Rural de Poço de Dantas com apenas 18 anos. Chegou à presidência da CUT estadual em 2012.

Em São Paulo, dois deputados estaduais ligados à CUT foram reeleitos. Maria Isabel Noronha (Bebel, do PT), presidenta do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeoesp), e Teonílio Monteiro da Costa, o Barba, ex-trabalhador da Voks e da Ford, ex-integrante da Federação Estadual dos Metalúrgicos (FEM-CUT) e ex-representante no Comitê Sindical da Ford.

Ainda foram eleitos suplentes no Pará, Ceará, Alagoas, Bahia, Mato Grosso, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins.

0 comentários: