sábado, 15 de abril de 2023

A falta de ética de ex-ministros de Bolsonaro

Charge: Aroeira/247
Por Altamiro Borges


Nessa semana, a Comissão de Ética Pública (CEP) da Presidência da República tomou importantes decisões em defesa da democracia e contra os fascistas. Ela puniu dois ex-ministros do covil de Jair Bolsonaro: o olavete Abraham Weintraub, da Educação, e o patético Mário Frias, da Cultura. Ela ainda instaurou um processo contra o ex-ministro Gilson Machado, do Turismo, por “declarações antiéticas” proferidas contra o presidente Lula.

Em 2019, o seguidor do falecido “filósofo de orifícios” Olavo de Carvalho, ministro Abraham Weintraub, “acusou as universidades federais de serem focos de plantação de maconha. Como não havia provas, a União foi condenada a se retratar e o caso foi encaminhado à CEP, que julga a conduta de ética dos agentes públicos... Já Mário Frias usou um termo racista ao responder ao historiador negro Jones Manoel quando era secretário, em 2021. A vítima entrou na Justiça contra Frias e o caso também foi instaurado pela CEP”, descreve o site UOL.

A punição aos fascistas é branda, quase simbólica. Os dois ex-ministros foram sentenciados por “censura ética”. A sentença fica registrada nas respectivas fichas e pode atrapalhar futuras promoções, aprovações ou aumentos em cargos do funcionalismo público. O caso do ex-ministro Gilson Machado, o sanfoneiro bajulador do fascista, ainda será analisado. “Com o processo instaurado, agora a CEP começa a fazer diligências sobre o caso. Depois dessa etapa é a vez dos investigados se manifestarem, etapa seguida pela apresentação de provas. Apenas ao fim dessas etapas um relatório é elaborado, o investigado faz novamente suas alegações e a comissão toma alguma decisão”.

0 comentários: