quarta-feira, 11 de dezembro de 2024

Barão de Itararé encerra 2024 com festa

Do site do Centro de Estudos de Mídia Barão de Itararé:



A tradicional e etílica festa de fim de ano do Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé tem data marcada. No dia 14 de dezembro, a entidade fecha seu calendário de lutas em 2024 com uma tarde repleta de comida, diversão e arte no Armazém do Campo (Alameda Nothmann, 806), em São Paulo.

O encontro das mídias alternativas, movimentos sociais, juventude e academia em luta pela democratização da comunicação contará com apresentação do grupo de rap Fantasmas Vermelhos, que vem da Cidade Tiradentes, extremo leste de São Paulo, para ditar o ritmo da festa com beats pesados e rimas politizadas!

A entrada é gratuita e a comida e bebida será comercializada diretamente no Armazém do Campo. Compareça e prestigie a nossa última atividade do ano!

2024: Fortalecimento da mídia independente, juventude e internacionalismo

O ano do Barão de Itararé foi marcado por muitas atividades presenciais, articulação entre as mídias alternativas e comunicadores populares, interlocução com o governo e uma intensa agenda internacionalista, motivada pela urgente solidariedade com o povo palestino e pela visão estratégica da organização em relação à integração regional.

Um dos principais eventos do Barão, o 8º Encontro Nacional de Comunicadores e Ativistas Digitais reuniu mais de 160 pessoas de 14 estados diferentes nos dias 5 e 6 de julho. O Sindicato dos Jornalistas de São Paulo recebeu membros do governo e de diversas entidades da sociedade civil, além de pesquisadores e comunicadores de diferentes mídias, para discutir os rumos da comunicação no país. Em destaque, a forte presença da juventude nos debates. Leia a carta do #8BlogProg aqui.

Na interlocução com o governo, o Barão seguiu promovendo entrevistas coletivas da mídia independente com ministros e representantes de órgãos como o BNDES. No marco das chuvas que destruíram parte do Rio Grande do Sul e afetaram drasticamente a população do estado, a entidade organizou entrevista coletiva, no dia 19 de maio, com Paulo Pimenta, Ministro-Chefe da Secretaria Extraordinária de Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul.

A agenda eleitoral não passou em branco em ano de eleições municipais. O quadro Barão nas Eleições trouxe diversos candidatos do campo progressista para sabatinas com as mídias alternativas.

Outros tema presentes no calendário do Barão foram a luta pela regulação das plataformas e contra a ditadura das big techs, além dos 60 anos do golpe cívico-militar.

A atuação da entidade dentro do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC) também continua. Ocupando a Secretaria de Comunicação do FNDC, na figura da jornalista Rita Casaro, o Barão participa do Conselho Editorial do programa semanal Vozes pela Democracia e também teve papel ativo na 25ª Plenária Nacional do FNDC, realizada entre 28 e 30 de junho, em São Paulo.

Internacionalismo e comunicação

2024 já começou com solidariedade internacional devido à escalada do genocídio perpetrado por Israel contra o povo palestino, em especial à população da Faixa de Gaza. No dia 27 de fevereiro, o Barão participou do Ato Contra o Massacre de Jornalistas em Gaza, que lotou o auditório do Sindicato dos Jornalistas de São Paulo.

Em maio, o Barão viajou a África do Sul para participar da Conferência Global Anti-Apartheid pela Palestina. Organizado pelo Comitê Diretivo Antiapartheid Sul-Africano (SAAASC), o evento recebeu mais de 250 ativistas de dezenas de países, incluindo o Brasil e outras nações da América Latina e do Caribe. O Barão esteve presente representando também o Fórum de Comunicação para a Integração de Nossa América (FCINA), rede de veículos e movimentos latino-americanos e caribenhos.

Nos dias 20, 21 e 22 de setembro, o Barão e a Inter Press Service realizaram o primeiro Seminário Internacional de Comunicação para a Integração, que reuniu nomes de peso do continente para debater experiências e estratégias de comunicação para promover a integração regional e fortalecer as mídias alternativas, públicas e comunitárias.

O evento foi sediado na Casa Popular do MST em São Paulo e reuniu 70 pessoas presencialmente e mais 20 de maneira remota. Ao todo, participaram do evento representantes de 11 países: Brasil, Argentina, Colômbia, México, Chile, Uruguai, Bolívia, Cuba, Venezuela, Paraguai e Peru. Saiba como foi e leia a íntegra da Carta do Seminário.

O Barão também fortaleceu a cobertura da ComunicaSul nas eleições venezuelanas e recebeu, em novembro, a presidente da teleSUR, Patrícia Villegas, para uma conversa com comunicadores e ativistas brasileiros. A jornalista colombiana valorizou a parceria com a entidade e reforçou a necessidade de a plataforma multimídia estabelecer parcerias com meios públicos, comunitários e independentes em toda a região.

0 comentários: