sexta-feira, 22 de abril de 2011

Fraude, falsificação e os bancos nos EUA

Reproduzo artigo de Argemiro Ferreira, publicado em sua blog:

Já se teme até um novo choque imobiliário. Nos diferentes estados dos EUA, cada vez mais famílias norte-americanos enfrentam o risco de retomada de suas casas pelos bancos (entre eles, os gigantes Bank of America, Citibank, HSBC, Wells Fargo, Deutsche Bank, US Bank) por falta de pagamento de hipotecas. No domingo passado o jornalista Scott Pelley expôs no “60 Minutes” da rede CBS a questão crucial que passou a retardar a onda de retomadas em massa de casas.

Lula, Dilma e o futuro do Brasil

Reproduzo artigo de Emir Sader, publicado em seu blog na Carta Maior:

Os brasileiros foram decidindo, ao longo dos últimos anos, o tipo de país que queremos. Lula tornou-se o presidente de todos os brasileiros, ancorado em um modelo econômico e social de democratização do país. Reformulou o modelo econômico e o acoplou indissoluvelmente a políticas sociais de distribuição de renda, de criação de emprego e de resgate da massa mais pobre do país. Dilma pretende consolidar essa hegemonia também no plano político.

Carrasco da TV Sergipe é demitido

Reproduzo duas matérias de Jacson Segundo, publicadas no boletim da Federação Nacional dos Radialistas (Fitert):

A mobilização dos radialistas e jornalistas da TV Sergipe – afiliada à Rede Globo no Estado – rendeu mais uma boa notícia aos funcionários da empresa. Na sexta-feira (15) foi anunciada a demissão do superintendente da TV, Paulo Roberto Siqueira. A saída do diretor era uma das principais reivindicações dos trabalhadores, que em 4 de abril realizaram uma manifestação que obrigou a direção do canal 4 a trocar sua programação.

Vem aí o encontro dos blogueiros do RJ

Reproduzo matéria publicada no sítio dos blogueiros do Rio de Janeiro:

Inscrições abertas, vagas limitadas

Data: 6, 7 e 08/05

Local: Memorial Getúlio Vargas (Praça Luís de Camões, ao lado do Hotel Glória - Metrô Estação Glória)

Nassif e o direito de resposta no Estadão

Reproduzo resposta de Luis Nassif publicada na seção de Cartas do Estadão e no seu blog:

Em nome da objetividade com que O Estado de S. Paulo trata as informações, solicito a publicação dos seguintes esclarecimentos em relação à matéria TV Brasil contrata blogueiro por R$ 660 mil sem licitação (15/4).

Retrocesso diplomático no governo Dilma

Reproduzo artigo de Igor Fuser, publicado no jornal Brasil de Fato:

A corajosa atitude do Brasil ao condenar o golpe de junho de 2009 em Honduras e, mais tarde, abrigar na sua embaixada o presidente deposto Manuel Zelaya, em desafio aos EUA e à direita brasileira, foi o melhor momento da política externa de Lula. Agora, quando se discute a diplomacia do novo governo, pode-se abordar o tema com uma pergunta: se o golpe em Honduras tivesse ocorrido hoje, será que a dupla Dilma Roussef e Antonio Patriota agiria do mesmo modo que Lula e Celso Amorim?

quinta-feira, 21 de abril de 2011

Wikileaks: o saque do petróleo no Iraque

Por Altamiro Borges

Documentos vazados pelo WikiLeaks nesta terça-feira (19) comprovam, mais uma vez, que a "guerra" no Iraque foi uma grande farsa - tramada pelas potências capitalistas e amplificada pela mídia corporativa.

Eles mostram que o governo britânico, em conluio com o dos EUA, discutiu a partilha do petróleo do país invadido um ano antes da invasão. A história da existência de armas de destruição em massa foi mais uma mentira abjeta e descarada das nações imperialistas.

Mais uma elevação dos juros!

Reproduzo artigo de Paulo Kliass, publicado no sítio Carta Maior:

Infelizmente parece que a coisa está virando rotina. Apesar de todas as expectativas a respeito de uma mudança de rota a ser promovida pela Presidenta Dilma na condução da política econômica, as decisões tomadas até agora só fizeram reforçar o conteúdo da ortodoxia e do monetarismo.

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Erundina coordenará a frente parlamentar

Reproduzo matéria publicada no sítio Vermelho:

A deputada Luiza Erundina (PSB-SP) foi eleita nesta terça-feira (19), por unanimidade, coordenadora-geral da Frente Parlamentar pela Liberdade de Expressão e o Direito à Comunicação com Participação Popular (Frentecom). Ao tomar posse, ela reafirmou o compromisso do grupo de defender a regionalização da programação como forma de democratizar a mídia.
Erundina defendeu ainda a retomada das atividades do Conselho de Comunicação Social do Congresso, órgão consultivo cujas atividades estão paralisadas há cinco anos.

A deputada afirmou que a frente está sendo criada para funcionar como um espaço de diálogo permanente com o governo sobre a política de comunicação social no país. Ela destacou ainda que se trata do passo mais importante para a democratização do setor, desde a 1ª Conferência Nacional de Comunicação, em 2009. Segundo Erundina, a Frente pretende contribuir para a realização de outra Conferência, para "atualizar o debate e acumular experiências”.

Mídia e a lógica implacável da mercadoria

Reproduzo artigo de Venício A. de Lima, publicado no Observatório da Imprensa:

Não há qualquer novidade, mas o registro em certas ocasiões – quase um desabafo indignado – se torna obrigatório: a lógica dentro da qual opera a mídia comercial coloca seus interesses empresariais acima de literalmente tudo, ignorando os valores fundamentais da convivência humana em busca de suas metas de lucro.

Não é necessário refazer análises sobre a comprovada relação entre o entretenimento violento, as coberturas jornalísticas da violência e o aumento da própria violência na sociedade (ver, por exemplo, neste Observatório, "A violência urbana e os donos da mídia" e "A mídia e a banalização da violência").

Frente parlamentar da comunicação criada

Reproduzo matéria de Pedro Caribé e Ana Rita, publicada no Observatório do Direito à Comunicação:

A Frente Parlamentar pela Liberdade de Expressão e o Direito à Comunicação com Participação Popular (Frentecom), lançada nesta terça-feira(19), tem o desafio de pautar no Congresso Nacional a reformulação no marco regulatório do setor. Quase 50 anos depois que o Código Brasileiro de Telecomunicações (CBT) protagonizou embates políticos nacionais,em 1962, 190 deputados federais de dez partidos - até o momento - têm o apoio de mais de 70 entidades da sociedade civil para enfrentar a falta de cumprimento e regulamentação da Constituição de 1988 nos capítulos destinados à comunicação.